Ter10232018

Last update05:46:29 PM

 


Back Você está aqui: Home Brasil

Brasil

50 anos do avião Bandeirante que deu origem a Embraer


O avião que deu origem à Embraer, completa nesta segunda-feira (22) 50 anos de seu primeiro voo de testes. O modelo começou a ser desenvolvido em junho de 1965 pelo CTA (Centro Técnico Aeroespacial), órgão de ciência e tecnologia da Aeronáutica, e fez seu voo inaugural no dia 22 de outubro de 1968, em São José dos Campos, no interior de São Paulo

O avião voltaria a voar novamente no mesmo local no dia 26 de outubro, desta vez em uma cerimônia oficial de demonstração, que contou com a presença de cerca de 15 mil pessoas, entre elas vários ministros de Estado e autoridades civis e militares

O Bandeirante foi fabricado durante 20 anos, e teve sua produção encerrada em 1991, quando foi iniciado o processo de privatização da Embraer, concluído em 1994. No total, foram feitos 498 aviões do modelo, sendo 253 aeronaves para o Brasil e 245 vendidas para o exterior. Ainda há diversos aviões do modelo em operação no Brasil e no exterior.

Projeto de uso militar e civil

 O Bandeirante começou a ser desenvolvido pelo Centro Técnico Aeroespacial a pedido do então Ministério da Aeronáutica, que queria um avião para uso civil e militar no transporte de carga e passageiros. Em uma época de pouca infraestrutura aeroportuária no Brasil, o avião tinha a missão de chegar a pequenas e médias cidades em localidades remotas do país.

O avião foi criado pelo projetista francês Max Holste e engenheiro brasileiro Guido Pessotti, sob a supervisão do engenheiro aeronáutico Ozires Silva, que se tornaria o primeiro presidente da Embraer. O primeiro protótipo do bimotor turboélice tinha capacidade para até oito passageiros.

Até iniciar a produção em série, o Bandeirante passou por diversas modificações. Batizado com o código EMB-110, o modelo aumentou sua capacidade para 12 passageiros para atender melhor às necessidades da Força Aérea Brasileira e também para ser viável na aviação comercial regional. Diversas outras versões do modelo foram produzidas ao longo dos anos. O maior Bandeirante tinha capacidade para até 21 passageiros, com velocidade máxima de 426 km/h e alcance e 1.900 quilômetros

Fóssil de Luzia é achado nos escombros do Museu Nacional

Pesquisadora afirmou que o fóssil sofreu alterações, mas celebrou

O crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado nos escombros do Museu Nacional, segundo disse nesta sexta-feira (19) Cláudia Rodrigues, da equipe de escavamento da instituição. Um incêndio destruiu o museus no último dia 2 de setembro. Cláudia afirmou que o fóssil sofreu alterações por conta do fogo.

"Nós conseguimos recuperar o crânio de Luzia. É claro que, em virtude do acontecimento, sofreu algumas alterações, tem alguns danos. Mas nós estamos comemorando", disse a professora a O Globo. "O crânio foi encontrado fragmentado, e a gente vai trabalhar na reconstituição. Pelo menos 80% dos fragmentos foram identificados", diz.

  De acordo com os técnicos, as partes achadas foram a frontal (testa e nariz), lateral, ossos que são mais resistentes e o fragmento de um fêmur, que também fazia parte do fóssil e estava guardado. Uma parte da caixa onde o crânio de Luiza estava também foi recuperada. O trabalho de montagem dos fragmentos encontrados ainda não começou.

“Estamos no momento do escoramento e já podemos recuperar algumas partes do acervo. Hoje é um dia feliz, conseguimos recuperar o crânio da Luzia, dano foi menor do que esperávamos. Os pedaços foram achados há alguns dias, eles sofreram alterações, danos, mas estamos muito otimistas com o achado e tudo que ele representa. Ele estava em um local preservado onde já ficava, que era um local estratégico. Ficava dentro de uma caixa de metal dentro de um armário”, explica Claudia.

O fóssil foi localizado há alguns dias, em estado melhor do que os pesquisadores esperavam. A comunidade científica estava mobilizada buscando Luzia desde o dia do incêndio, que destruiu a maior parte do acervo do museu, que tinha 20 milhões de itens. As coleções de vertebrados, invertebrados e insetos foram preservadas, mas toda coleção egípcia foi destruída.

Luzia
O fóssil foi encontrado na década de 1970 em Minas Gerais. Ele foi responsável por mudar a teoria de como ocorreu a povoação do continente americano.

A busca pelo fóssil foi realizada a partir das obras emergenciais, que são realizadas há cerca de 1 mês, para tentar recuperar o que for possível nos escombros. As intervenções desse tipo seguem até fevereiro de 2019, ao custo de R$ 9 milhões.

Discussão política motivou assassinato de mestre de capoeira, conclui inquérito


O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito policial que apurava a morte de Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, e encaminhou ao Ministério Público do Estado (MP-BA) na segunda-feira (15). De acordo com o inquérito, abordado em matéria do G1, o crime foi motivado por uma discussão política, como apontavam as primeiras informações.

O crime ocorreu na madrugada de 8 de outubro. Paulo Sérgio Ferreira de Santana, que está preso, assassinou Moa após uma discussão em um bar. Moa teria afirmado que era contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), o que serviu de motivação para o crime. As investigações apontam que Moa do Katendê teria dito que votou em Fernando Haddad (PT).

O inquérito ainda aponta que Paulo Sério pagou a conta no bar, voltou até sua residência, retornou ao local da discussão e esfaqueou Moa da Katendê 12 vezes pelas costas. Um primo do artista também sofreu ferimentos. Foram ouvidas diversas testemunhas, inclusive o dono do estabelecimento que foi palco do crime. Moa do Katendê morreu aos 63 anos. O compositor, capoeirista e percussionista foi homenageado por diversos grupos artísticos em Salvador na última semana.

CNBB pede para católicos votarem em candidatos favoráveis à Democracia e contra a Violência

Sem citar nomes, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Steiner pede aos fiéis da igreja católica que votem em candidatos que ajudem a preservar a democracia, o respeito e a liberdade, em entrevista ao UOL, na segunda-feira (8) “Temos duas candidaturas à Presidência, mas somos a favor é da democracia. O que pedimos é que o eleitor católico observe se os candidatos pregam mais ou menos democracia; se buscam a convivência fraterna com base da educação, no respeito e justiça social, ou não”, disse Steiner.

E complementou: “Não podemos votar com o coração cheio de ódio, nem pensando que vamos mudar o Brasil de uma hora para outra: não existem salvadores da pátria, mas uma democracia que precisa ser permanentemente construída”.

O bispo reforçou ainda que “como cristãos, somos sempre pessoas de esperança, e a pessoa de esperança vai construindo a democracia”.

Inteligência artificial mais avançada do mundo, robô Sophia participa do IT Fórum Expo 2018


Talvez você já tenha visto a robô Sophia na TV. Criação da Hanson Robotics, é famosa por participar de programas como oTonight ShowdeJimmy Fallon, e interagir com atores e celebridades comoWill Smith,Cristiano Ronaldo, entre outros. Sophia também já estampou a capa daElle Brasil.

Agora, ela vem pela primeira vez ao Brasil para participar doIT Forum Expo, com o CEO da companhia, Dr.David Hanson. Eles falam na plenária de abertura do dia17 de outubro, em São Paulo, a partir das 8h45. O evento acontece até o dia 18.

"Hojeem dia, a ciência caminha no limite entre realidade e o que antes era apenas ficção. Um dos motivos é o avanço da inteligência artificial, computação cognitiva e a interação desses dois campos com a robótica avançada. Já estamos falando com máquinas, e elas estão aprendendo a compreender nossa fala, detectar nossas expressões faciais e estabelecer interação real", diz o diretor de conteúdo da IT Mídia,Vitor Cavalcanti.

Ele modera o debateA História do Amanhã, no qual Sophia e Hanson participam junto de Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil;Tonny Martins, presidente IBM Brasil ePaula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil. No Palco 360, das 8h45 às 10h. 

Sophia aprende de forma progressiva como deve ser a interação com seres humanos – desde sua fala até, atualmente, a reprodução de 62 expressões faciais. Seu impacto é tamanho que já ganhou cidadania na Arábia Saudita, tornando-se também o primeiro robô a receber um título como esse. Pela ONU, foi nomeada Campeã da Inovação pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e deve receber um papel oficial para promover o desenvolvimento sustentável e a garantia de direitos humanos e igualdade.

O evento organiza 17 ambientes de conteúdo com mais de 200 palestrantes. Este é o ponto encontro ideal para todos os profissionais que têm suas vidas impactadas pela tecnologia digital. Na pauta, estão apresentações e debates sobre temas como analytics e big data, segurança cibernética, cultura hacker, futuro das carreiras e startup e empreendedorismo.

Serviço

IT Forum Expo 2018

Data:
17 e18 de outubro

Horário:das 8h30 às 18h

Local:Transamerica Expo Center

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 –Santo Amaro – São Paulo/SP

A ordem de votação nas urnas eletrônicas

(Foto Marcelo/Agência Brasil)

Nas eleições de 2018,  os eleitores vão votar para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputados Estaduais, Federais e Distritais. Para o Senado, são duas vagas em disputa, diferentemente do que ocorreu no pleito de 2014, quando o eleitor escolheu apenas um nome para o cargo.

Isso acontece porque o mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Este ano 54 vagas estão em disputa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os dois votos têm pesos iguais. Não existe prioridade para o senador em razão do eleitor votar primeiro em um e depois em outro candidato. O número dos candidatos ao Senado tem três dígitos e o eleitor só pode escolher candidatos a senador do seu estado.

Como a ordem de votação não importa no resultado final, o candidato que obtiver o maior número de votos na primeira e na segunda opção somadas será eleito, assim como o segundo candidato mais votado.

A Justiça Eleitoral informa que não é possível votar duas vezes no mesmo candidato. Em caso de repetição, o segundo voto é automaticamente anulado.

Também não existe possibilidade de voto em legenda, quando o eleitor não escolhe um candidato, mas decide dar o seu voto para um partido ou coligação. Esse tipo de voto é válido somente para os cargos de deputado federal, distrital e estadual.

As eleições para o Senado são majoritárias, assim como para a Presidência da República e para os governos estaduais. Para o Senado, entretanto, não há possibilidade de segundo turno, então, no próximo domingo (7) já serão definidos os senadores que terão mandato de 2019 a 2027.

Ordem de votação

A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte:

Deputado Federal;

Deputado Estadual ou Distrital;

Senador 1;

Senador 2;

Governador;

Presidente.

Bancada paulista faltou cerca de 2 mil vezes no congresso


Tiririca e Marcis Alvino, ambos do PR não tiveram nenhuma falta

Levantamento exclusivo realizado pelaONG Ranking dos Políticos, que atua na fiscalização da gestão dos parlamentares brasileiros, aponta que os deputados federais e senadores de São Paulo faltaram, somados, 1.933 vezes nas sessões plenárias do Congresso entre 2015 e 2018. Do total de faltas, 670 não foram justificadas até o momento.

O mais ausente deles, proporcionalmente, foi o deputadoMendes Thame(PV) que faltou 154 vezes, sendo duas não justificadas.Guilherme Mussi(PP) não compareceu 146 vezes e justificou sua ausência apenas em 48. Já o cantor e deputado,Sérgio Reis (PRB)faltou em 105 sessões, justificando apenas 50 vezes. Na outra ponta, os deputados Marcio Alvino e Tiririca (ambos do PR) marcaram presença em todas as sessões.

O Ranking dos Políticos também mostra que os parlamentares paulistasgastaram R$ 88.201.877,11entre cotas e verbas indenizatórias até o presente momento do mandato. Somente comcombustível e lubrificantes, os congressistas de São Pauloconsumiram R$ 6.436.412.26. Ao todo, os parlamentares brasileiros nas duas casas gastaram cerca de R$ 60 milhões com esse tipo de despesa no período.

Ainda de acordo com as avaliações do Ranking dos Políticos, o Estado de São Paulo conta com 18 parlamentares entre os 100 melhores do País. O melhor colocado é o deputadoLobbe Neto (PSDB), quarto colocado da lista nacional. Miguel Lombardi (PR), Vanderlei Macris (PSDB), Marcio Alvino (PR), Carlos Sampaio (PSDB), Luiz Lauro Filho (PSDB), Capitão Augusto (PR), Ricardo Tripoli (PSDB) e Jorge Tadeu Mudalen (DEM) também ocupam otop 50. Por outro lado, 14 parlamentares paulistas figuram entre os 100 piores congressistas brasileiros.

O mapa completo pode ser conferido no linkhttp://www.politicos.org.br/.

Convocados para trabalhar na eleição têm direito a duas folgas por dia à disposição da Justiça Eleitoral

Os trabalhadores que forem convocados para atuar nas seções eleitorais durante o pleito têm direito a dois dias de folga por cada dia à disposição da Justiça Eleitoral. Assim, se uma pessoa participa de um dia de treinamento e comparece no dia de votação em um turno, ela pode tirar quatro dias de descanso, sem prejuízo do salário. Se houver segundo turno, e o cidadão tiver de comparecer à Justiça Eleitoral por mais dois dias, por exemplo, ele tem direito a oito dias de folga.

Quem tem direito
Todo trabalhador que for convocado pela Justiça Eleitoral e atuar durante a eleição tem direito ao descanso pelo dobro do tempo à disposição. Isso vale para mesários, secretários, presidentes de seção e também para quem exercer função durante apuração dos votos.

COMUM ACORDO
Os dias de folga devem ser definidos de comum acordo entre o funcionário e o empregador. A empresa não pode negar o descanso ao empregado. Caso ocorra algum impasse sobre a concessão do período de descanso, o trabalhador deve procurar o cartório eleitoral. A comunicação ao empregador deve ocorrer assim que o trabalhador receber a convocação. A entrega da declaração expedida pelo Juiz Eleitoral deve ser enviada imediatamente após o pleito.


Folga x remuneração
A lei prevê apenas o direito às folgas, mas não existe impedimento legal para conversão do descanso em remuneração, caso ambas as partes concordem.


Mais de um emprego
Funcionários em mais de um emprego têm direito ao descanso, pelo dobro dos dias à disposição da Justiça Eleitoral, em cada um dos lugares onde trabalhar.

Férias, feriados ou folgas
O empregado tem direito às folgas mesmo que esteja de férias durante o período de votação ou que tenha descanso previsto para os dias de treinamento ou da eleição.

Convocação
Quem for chamado pela Justiça Eleitoral para trabalhar na eleição tem até cinco dias – a contar da data do envio da convocação – para pedir dispensa ao juiz da zona eleitoral onde estiver inscrito. A solicitação deve ser entregue com a comprovação sobre o impedimento para que atue no pleito. O pedido é avaliado pelo juiz, que poderá aceitar ou não a justificativa.

Votação x ausência
Mesmo que o mesário não compareça ao trabalho durante a eleição, ele tem direito a votar. A ausência durante o pleito implica penalidade específica, não impedindo a participação como eleitor.



Crédito consignado com uso do FGTS começa a operar nesta quarta-feira (26) em todo o país

Modalidade estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com juro mensal máximo de 3,5%

A partir desta quarta-feira (26) os trabalhadores brasileiros poderão contar com uma nova opção de crédito, com o início das operações de empréstimo consignado com uso do FGTS como garantia. A Caixa será o primeiro banco a operar a modalidade, que estará disponível em todo o país.

A alternativa será uma oportunidade aos trabalhadores da iniciativa privada em dificuldades para quitar dívidas, limpar o nome, fazer pequenas reformas ou um novo investimento. A nova linha de financiamento terá taxas mais baratas e estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. 

Para garantir que o crédito seja realmente acessível, os juros não poderão ultrapassar3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado. O prazo de pagamento será de até 48 meses (quatro anos). “Nosso objetivo é disponibilizar aos trabalhadores uma linha de financiamento que seja realmente viável tanto para tomar o dinheiro quanto para pagar depois”, explica o ministro do Trabalho,Caio Vieira de Mello, que preside o Conselho Curador do FGTS.

Os valores emprestados dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

O uso de FGTS para crédito consignado foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS, presidido pelo Ministério do Trabalho, e está previsto naLei 13.313/2016(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13313.htm). Além de Caixa, outros bancos também poderão disponibilizar a nova linha de crédito. Basta seguirem as regras estabelecidas em lei.