Qui08162018

Last update12:39:10 PM

 


Back Você está aqui: Home Brasil Partidos definem os nomes na disputa a Presidente da República

Brasil

Partidos definem os nomes na disputa a Presidente da República


O balanço deste domingo de convenções, 5 de agosto, foi a definição das chapas que vão concorrer à Presidência da República e disputar, segundo o TSE, o voto de 147,3 milhões de eleitores brasileiros. São 14 candidatos ao posto máximo da República. No entanto, as composições partidárias podem mudar até o dia 15 deste mês, data limite para o registro das candidaturas no TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

E uma das mudanças previstas é a desistência da candidatura de Manuela D'Ávila, do PCdoB, que deve assumir o posto de vice na chapa do PT, encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estratégia do PT é levar o nome deLula como candidato à Presidência da Repúblicaaté a Justiça Eleitoral decidir se o ex-presidente, que está preso,poderá ou não disputar as eleições de 2018. A negociação entre o PT e oPCdoB foi encerrada neste domingo (5). Segundo o acordo, Manuela irá viajar o País junto ao candidato Fernando Haddad – que foi escolhido como vice oficial na chapa petista. Se a candidatura de Lula à Presidência for aceita pela Justiça, Manuela toma o lugar de Haddad como vice. Se Lula for barrado, Haddad e Manuela serão a chapa 'plano B' a seguir com a campanha petista.

Com a formação de coligações, partidos que decidem não lançar candidato se unem àqueles que optam por ter candidatura própria. Dessa forma, agregam tempo de TV e dinheiro do fundo eleitoral durante a campanha presidencial.

.

Chapas presidenciais fechadas:

* Lula (PT) / Fernando Haddad (PT)

* José Maria Eymael (PSDC) / Helvio Costa (PSDC)

* Ciro Gomes (PDT) /Katia Abreu (PDT)

* Henrique Meirelles (MDB)/Germano Rigotto (MDB)

* Marina Silva (REDE) / Eduardo Jorge (PV)

* Geraldo Alckmin (PSDB)/Ana Amélia (PP)

* Alvaro Dias (PODEMOS) /Paulo Rabello de Castro (PSC)

* Guilherme Boulos (PSOL) /Sonia Guajajara (PSOL)

* João Goulart Filho (PPL) /Leo Alves (PPL)

* Cabo Daciolo (Patriota) /Suelene Balduino Nascimento (Patriota)

* João Amoedo (NOVO) / Christian Lohbauer (NOVO)

* Jair Bolsonaro (PSL) /General Hamilton Mourao (PRTB)

* Vera Lúcia (PSTU) / Hertz Dias ( PSTU)