Ter12112018

Last update02:24:44 PM

Back Você está aqui: Home Brasil Identificado nova espécie de dinossauro de 80 milhões de anos no interior de S.Paulo

Brasil

Imagem: Museu de Paleontologia Pedro Candolo/Divulgação

Pesquisadores do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, da cidade de Uchoa, a 500 quilômetros de São Paulo, comemoram o registro de uma nova espécie de dinossauro que viveu há 80 milhões de anos: o Thanos simonattoi, que tinha cerca de cinco metros de comprimento e disputava com os megaraptores o topo da cadeia alimentar.

A espécie foi descrita pelos paleontólogos Fabiano Iori e Rafael Delcourt, que analisaram fósseis de sítios arqueológicos de Ibirá e Uchoa, cidades próximas a São José do Rio Preto. O animal pertencia à família dos abelissaurídeo, caracterizados como animais carnívoros e bípedes.

"Trata-se do primeiro dinossauro formalmente descrito do período cretáceo. Estava entre os principais predadores da América do Sul", disse Delcourt, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Desde a década de 1960, sabe-se que há fósseis na área. Pesquisadores da cidade de Uchoa e professores de diversas universidades se dedicaram, nas últimas décadas, a coletar material. Uma descoberta resultou na criação do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em 2016. No início de 2018 o professor Rafael Delcourt, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), do interior de SP, analisou o fóssil e observou características não presentes em nenhum outro dinossauro. Concluiu, assim, que estava diante uma nova espécie.

A parceria de Delcourt e Iori resultou num estudo publicado neste mês na revista Historical Biology. O nome do bicho traz, além da homenagem a Simonato, uma referência a Tânato, a personificação da morte na mitologia grega, e também nome de personagem da Marvel.

Na próxima quinta-feira (6), o Thanatos simonattoi será apresentado publicamente pelos pesquisadores do Museu de Uchôa. A pequena cidade de 10 mil habitantes está orgulhosa de ter, agora, um dinossauro para chamar de conterrâneo.