Dom03242019

Last update02:49:01 PM

 


Back Você está aqui: Home Brasil Prazos, valores e parcelamento do IPVA 2019

Brasil

Prazos, valores e parcelamento do IPVA 2019

Thinkstock

Obrigatória, contribuição varia de acordo com o modelo do veículo

A base de cálculo para o IPVA é o chamado valor venal do veículo, estabelecido pelo estado que cobra o imposto. A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa agora em janeiro em boa parte do País. A contribuição é obrigatória e a alíquota varia de acordo com o modelo do automóvel e com o estado em que o proprietário vive. Dependendo da forma de pagamento (à vista ou parcelado), o valor pode ter algum desconto.

A porcentagem utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, que usa um critério próprio como referência. A base de cálculo para oIPVAé o chamado valor venal do veículo, estabelecido pela unidade federativa que cobra o imposto. São Paulo e Rio de Janeiro normalmente figuram entre os estados com as maiores alíquotas do País.

Em São Paulo, o pagamento da primeira parcela do imposto começa no próximo dia 9 para proprietários de veículos com placas terminadas em 1, e vai até o dia 22 para placas com final 0. Neste período, quem pagar à vista receberá um desconto de 3% no valor do IPVA. A segunda parcela vence a partir de 11 de fevereiro (quando ainda é possível pagar à vista, mas sem desconto) e a terceira, a contar de 11 de março.

Para saber mais sobre o pagamento do IPVA deste ano, o contribuinte deve consultar os sites do Detran( Departamento Estadual de Trânsito) ou da Secretarias da Fazenda.