Sab09212019

Last update03:26:56 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Brasil Sarampo: número de casos em São Paulo é o maior do país

Brasil

Sarampo: número de casos em São Paulo é o maior do país

O Ministério da Saúde tem reforçado a importância da vacinação da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com crescimento do número de casos confirmados da doença nos últimos 90 dias no Brasil.

A vacina é a principal forma de prevenção do sarampo. Com a entrada de novos casos da doença no país, o ministério tem reforçado as ações de combate e prevenção da doença nos estados que estão com circulação ativa do vírus do sarampo, entre eles, o estado de São Paulo.

O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre maio e agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo no Brasil, em quatro estados: São Paulo (1.220), Rio de Janeiro (4), Bahia (1) e Paraná (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,58 por 100.000 habitantes.

HISTÓRICO SARAMPO

O país vinha de um histórico de não registrar casos autóctones desde o ano 2000. Entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos da doença a partir de casos importados, nos estados do Ceará e Pernambuco, com 1.310 casos. Os surtos foram controlados com as medidas de bloqueio vacinal e, em 2016, o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Brasil perdeu o certificado em fevereiro deste ano e, atualmente, empreende todos os esforços para eliminar novamente a transmissão do vírus no país, com reforço da vacinação contra o sarampo. Manter altas e homogêneas coberturas vacinais na população é a única forma de evitar a transmissão da doença.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doentetosse,fala,espirraourespira próximode outras pessoas. Aúnica maneirade evitar o sarampo é pela vacina. 

Crianças devem tomar a primeira dose da vacina aos 12 meses de idade (1 ano), e a segunda dose aos 15 meses de idade. As duas doses da vacina protege por toda a vida.

Pessoas que tomaram apenas uma dose da vacina quando criança e tem entre 1 e 29 anos, é recomendável completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem toma duas doses da vacina do Sarampo, não precisa se vacinar novamente.