Sab09212019

Last update03:26:56 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Brasil Setembro é o mês da Bíblia no Brasil

Brasil

Setembro é o mês da Bíblia no Brasil

O livro mais vendido no mundo também pode ser encontrado on line

Setembroé o mês escolhido pela Igreja Católica, no Brasil, para celebrar a Bíblia. Mas por que setembro? Por uma razão muito simples: no 30 de setembro é celebrada a memória litúrgica de São Jerônimo, o santo encarregado de traduzir a Bíblia para o latim a partir dos textos originais em hebraico, grego e aramaico.

A Igreja Católica celebra o Mês da Bíblica para difundir o conhecimento da Palavra de Deus e a sua aplicação prática em nossa vida real de todos os dias. Para isso, a Igreja promove iniciativas que deem destaque à presença da Bíblia nas pastorais, na comunicação, nos encontros com os fiéis e, principalmente, que incentivem os católicos a lerem mais as Sagradas Escrituras.

A iniciativa do mês da Bíblia começou em 1971 na Arquidiocese de Belo Horizonte, que celebrava o seu cinquentenário, em parceria com o Serviço de Animação Bíblica da Congregação das Paulinas (SAB). A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) resolveu estender a celebração a todo o país.

Papa Franciscoexorta os católicos a tornarem a Bíblia uma presença viva no cotidiano. Em outubro de 2014, ao abrir o Sínodo Extraordinário da Família, ele recordou:

“A Bíblia não é para ser colocada num suporte, mas para estar ao alcance, para ser lida frequentemente, todo dia, tanto individualmente quanto em conjunto, pelo marido e a mulher, pelos pais e filhos, talvez de noite, especialmente nos domingos”.

 

Bíblia também online

Esse convite é bastante facilitado hoje em dia com a praticidade de se “carregar” a Bíblia inteira na palma da mão o tempo todo, já que a Bíblia está toda disponível na internet, em traduções autorizadas.

Uma das traduções mais tradicionais da Bíblia ao português, aprovada pela Igreja, é a da Editora Ave Maria, disponível gratuitamente online no site da congregação claretiana:

http://claret.org.br/biblia