Sab12072019

Last update03:42:00 PM

 


Back Você está aqui: Home Brasil OAB São Paulo realiza 1ª edição da Jornada pela Equidade Racial

Brasil

OAB São Paulo realiza 1ª edição da Jornada pela Equidade Racial


Pretos e pardos representam 56% da população brasileira. Uma expressiva presença na vida nacional.  Porém, diante da observação de dados sobre a realidade socioeconômica do país, as desigualdades perpassam diversas esferas da vida desta significativa parcela da sociedade. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça” demonstra essas diferenças e evidencia o racismo estrutural. Trabalhadores brancos possuem renda 74% superior, em média, em relação a pretos e pardos. As desvantagens, contudo, não estão restritas ao mercado de trabalho e constam nos indicadores de renda, nas condições de moradia, escolaridade, acesso a bens e serviços, além de estarem mais sujeitos à violência.

Para superar essas desigualdades históricas torna-se necessário ação conjunta através da formulação e efetivação de políticas públicas que corrijam essas distorções. Cumprindo com o papel essencial de defender os direitos e garantias fundamentais da cidadania, a OAB São Paulo promove a 1ª Jornada pela Equidade Racial, em sua sede institucional, no dia 28/11. Será um momento de reflexão sobre o tema.

A iniciativa decorre da união de três Comissões, sendo elas: de Igualdade Racial, Da Verdade sobre a Escravidão Negra, e de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa. Na ocasião, haverá sessão solene de posse das respectivas pastas. A programação conta com intervenções artísticas, esportivas, e culturais, além de homenagens que reverenciam tanto o passado quanto o presente. O prêmio Benedicto Galvão será entregue na oportunidade visando dar reconhecimento à importância da comunidade negra e representa o primeiro presidente negro da Ordem em São Paulo, entre 1940 e 1941.

No encerramento do evento, ocorre, ainda, momento em memória da vereadora pelo Riode Janeiro, Marielle Franco, e da menina Ágatha Felix.

Serviço

1ª Jornada pela Equidade Racial

Data: 28/11 a partir das 15h00

Local: Sede institucional da OAB SP, Rua Maria Paula, 35