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Brasil

Não Me Pertube. Boqueie chamadas indesejadas de empresas de telecomunicação

As principais operadoras de telecomunicações discutem sobre o crescimento das reclamações das chamadas indesejadas do telemarketing, que é uma realidade. Para isso, foi estabelecido pela Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel, que as operadoras deveriam desenvolver uma lista de bloqueio de chamadas do telemarketing.

Para poder armazenar todos esses dados de uma maneira fácil, criaram um site que fosse capaz de cadastrar o número dos usuários que desejam bloquear essas ligações, o  Não Me Perturbe. Para que o usuário possa bloquear as chamadas dos telemarketing é preciso que ele se cadastre no site. Atualmente as operadoras participantes são a Algar, Claro-Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica - Vivo.

Para que serve esta ferramenta?

O Não Me Perturbe foi pensado nos usuários que não desejam receber ligações indesejadas e excessivas das operadoras. Com o Não me Perturbe os usuários podem solicitar o bloqueio do número para não ter que receber chamadas do departamento de telemarketing.

O bloqueio das chamadas poder ser tanto da operadora que o usuário tem um contrato quanto de outras operadoras.

Dados de Telecomunicações no Brasil

Segundo a última pesquisa feita pela Anatel e cujos dados foram extraídos pelo grupo Podecomparar, subsidiária da Selectra líder mundial em consultoria do cliente de telecomunicação e energia, é possível ver a crescente do mercado de telecomunicações no país.

Atualmente no Brasil o total da população com acesso móvel é de 109,5%,o que significa que algumas pessoas possuem mais de uma linha de telefonia móvel, mas não quer dizer que toda a população tenha acesso a esse serviço.. Segundo a pesquisa feita pela Anatel, o país encerrou o primeiro trimestre de 2019 com 228,25 milhões de linhas móveis ativas. comparado com os dados disponibilizados em julho, houve uma redução de 0,15% de registros.

No ano de 2018 no Brasil o total de reclamações feitas pelos usuários foi de 1.559.189, o que representa um 68,6% do total de atendimentos, a quantidade de reclamações sobre telefonia celular totaliza 291.363 reclamações o que representa 13,3%.

 

Dados de telefonia móvel em São Paulo

São Paulo tem 140,4% da população com acesso móvel, se tornando o estado com maior presença no setor de telefonia móvel em maio de 2019, totalizando 63,68 milhões de linhas ativas.

No ano de 2018, o estado de São Paulo teve o maior índice de reclamações comparado às outras regiões. Apesar de ser a cidade mais populosa do Brasil, chegando a ter 45,52 milhões de habitantes, o número de reclamações no estado de São Paulo é mais alto que a sua representatividade, atingindo em 2018 a parcela de 27,32% do total do país, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

 

Direitos do consumidor

Em caso de que o cliente não esteja satisfeito com os serviços prestados pela operadora, ele como consumidor, tem o direito de mudar de operadora e abrir reclamação em algum órgão que tenha como objetivo representar o direitos do consumidor.

Em todas as cidades existem órgãos pensados nestes direitos, já que, muitas operadoras exageram nas chamadas para poder oferecer serviços e novas ofertas. Nessas ocasiões o consumidor tem o direito de reclamar as chamadas recebidas.

No gráfico abaixo mostramos a última atualização do ranking dos perturbadores de 2019 (dados até abril), feita pelo órgão Procon.

Esses órgãos têm como objetivo pensar em estratégias que ajudem os consumidores a entenderem seus direitos e como lidar em caso de receber chamadas abusivas das operadoras de telecomunicação.

 

Vantagens do Não me Perturbe

Ferramentas como o Não me Perturbe são um reflexo das mudanças que o mercado de telecomunicações necessita. O poder de bloquear as chamadas indesejadas busca trazer vantagens para todos os pontos com que a proposta mantém contato:

-         Reduz a burocracia, as demandas judiciais e o número de reclamações por parte dos consumidores.

-         Melhora a relação com as Operadoras e experiência com o cliente.

-         O usuário recebe um atendimento de excelência que não ultrapassa os limites dos seus direitos como consumidor

O Não me Perturbe está pensado para armazenar a lista de clientes de uma forma prática e, a longo prazo, redesenhar o mercado de telecom de forma mais sustentável.