Qua08052020

Last update04:04:23 PM

 

Back Você está aqui: Home Brasil Cometa NEOWISE deve se tornar visível a olho nu no Brasil

Brasil

Cometa NEOWISE deve se tornar visível a olho nu no Brasil

O cometa NEOWISE fotografado em Tucson, Arizona, EUA (Foto: Sean Parker) 

Descoberto no final de março deste ano, o cometa C/2020 F3 NEOWISE ainda tinha um brilho fraco, sendo impossível, naquela época, dar a certeza de que ele se tornaria visível a olho nu na Terra. Mas o tempo passou, seu brilho foi aumentando, e o cometa começou a aparecer, inicialmente apenas por meio de telescópios e sondas espaciais e, logo depois, também a olho nu no hemisfério norte do planeta. Por enquanto, ele ainda não está visível do Brasil — mas isso deve mudar muito em breve.

"Deve", pois é um tanto arriscado afirmar que ele será mesmo visível a olho no de todo o Brasil. Tudo depende de diversos fatores, afinal, sempre há a chance dele se despedaçar, como aconteceu com o Atlas recentemente — ainda que as chances de isso acontecer tenham sido maiores quando o NEOWISE estava em sua máxima aproximação com o Sol, algo que já aconteceu no dia 3 de julho. Além disso, o cometa vai perdendo seu brilho à medida que se afasta do Sol, e essa magnitude é um dos principais fatores que determinam sua visibilidade.

Ainda assim, as chances de vê-lo por aqui são boas, e André Zamorano Vitorelli, astrofísico e pesquisador na USP informou que o cometa deve ser visível no Brasil no final de julho: no norte e nordeste do país a partir do dia 23, e em todo o país a partir do dia 26. Ele ressalta que a aparição do cometa no Brasil acontecerá sempre logo após o pôr do Sol, sendo necessário olhar o céu na direção noroeste. Para quem é de São Paulo, já será possível vê-lo a partir do dia 24.

A dica é tentar observar o cometa nos primeiros dias de sua aparição no hemisfério sul, pois, a cada dia que passa, seu brilho fica cada vez mais fraco. É uma chance única ver o NEOWISE pois sua órbita ao redor do Sol leva 6.765 anos para se completar.