Seg11232020

Last update12:57:07 PM

 

Back Você está aqui: Home Brasil China divulga que asas de frango do Brasil testaram positivo para Coronavírus

Brasil

China divulga que asas de frango do Brasil testaram positivo para Coronavírus


Na China, asas de frango congeladas que foram compradas do Brasil tiveram amostras com resultado positivo para o novo Coronavírus, de acordo com publicação feita pelo governo de Shenzhen, cidade localizada no sul do país, e divulgada pela agência de notícias Reuters. Além disso, a prefeitura da cidade de Wuhu anunciou que detectou a presença do coronavírus em embalagens de camarões procedentes do Equador em julho.

Até então, não havia nenhuma evidência sobre a transmissão por alimentos, e não há, por enquanto, comentários das autoridades de segurança de alimentos sobre os casos. Há alguns meses, ao avaliar o risco de contágio em outras epidemias causadas por vírus da mesma.familia, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority - EFSA), concluiu que a transmissão por alimentos era improvável.

Embora ainda existam dúvidas sobre certos comportamentos do vírus, que é novo para a comunidade científica, o Sars-CoV-2 não resistiria às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

"Os animais de produção são fontes de transmissão do coronavírus desde que esses estejam contaminados, mas o cozimento em casa garante a segurança do consumidor. O vírus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. É importante, no entanto, que os produtos de origem animal não sejam consumidos mal passados", explica a professora Aline Cesar, do departamento de agroindústria, alimentos e nutrição da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).