Sex01222021

Last update05:27:08 PM

 

Back Você está aqui: Home Brasil PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL 2020 CERTIFICA 100 MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Brasil

PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL 2020 CERTIFICA 100 MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO


O Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) anunciou nesta quinta-feira (17) em evento virtual, 100 certificações para municípios paulistas.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Atualmente, estão inscritas 616 cidades que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem 
ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.


Índice das notas:
Acima de 80 – municípios certificados
De 60 a 79,99 – municípios qualificados II
De 40 a 59,99 – municípios qualificados I

SÃO JOÃO: NOTA BAIXA

Na região de São João da Boa Vista, apenas 4 municípios constam do Ranking dos 100 municípios certificados, com notas acima de 80: Divinolândia (nota 88,09 em 45º lugar); Águas da Prata (nota 86,65 – 54º); São Sebastião da Grama (nota 82,79 – 78º) e Santa Cruz das Palmeiras (80,41 – 99º).

São João da Boa Vista recebeu nota 10,42 e ficou em 340º lugar.