Dom09262021

Last update05:18:46 PM

Back Você está aqui: Home Brasil SP VAI VACINAR ADOLESCENTES A PARTIR DOS 12 ANOS COM VACINA DA PFIZER

Brasil

SP VAI VACINAR ADOLESCENTES A PARTIR DOS 12 ANOS COM VACINA DA PFIZER


O Governador João Dória anunciou neste domingo, 11, que adolescentes passarão a ser vacinados contra o coronavírus a partir de 23 de agosto, em anúncio inédito até então no BrasIL. E confirmou também que os adolescentes serão vacinados com o imunizante da Pfizer, o único autorizado até agora para esta faixa etária pela Anvisa, agência reguladora que autoriza as vacinas.

O grupo de adolescentes contemplados será entre 12 e 17 anos, a começar pelos jovens com comorbidades e deficiências, além de adolescentes gestantes.

Segundo afirmou à EXAME a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde paulista, o planejamento para as novas remessas distribuídas pelo governo estadual às cidades paulistas passará a levar em conta a oferta de doses da Pfizer para os adolescentes. O grupo de adolescentes no estado representa 3,2 milhões de pessoas, perto de 10% dos mais de 35 milhões de adultos acima de 18 anos em São Paulo

A expectativa do governo paulista é que o aumento previsto nas novas remessas de Pfizer vindas pelo Plano Nacional de Imunização seja naturalmente suficiente para atender à demanda

O plano paulista se baseia nas projeções de milhões de novas doses da Pfizer a serem entregues. Segundo os últimos números divulgados pelo Ministério da Saúde, em 7 de julho, a expectativa é que o Brasil receba 14,4 milhões de doses da Pfizer em julho e 71 milhões em agosto, que seriam então distribuídas aos estados proporcionalmente ao tamanho da população.

Os adolescentes serão vacinados depois que São Paulo já tiver oferecido a vacina a todas os adultos, o que deve acontecer até 20 de agosto, segundo calendário antecipado hoje pelo governo.

O coordenador da Comissão Médica de Educação de SP, Wanderson Oliveira, disse que a vacinação dos adolescentes deve acelerar o retorno às aulas presenciais com segurança, o que vem sendo um dos principais desafios do Brasil na pandemia.

ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO

O Governador João Doria anunciou também neste domingo (11) a antecipação de 26 dias na data final para vacinar toda a população com mais de 18 anos com ao menos uma dose contra a COVID-19. O adiantamento para 20 de agosto foi viabilizado com a compra de 30 milhões de doses extras da vacina Coronavac para uso nos 645 municípios paulistas.

Com o novo cronograma, pessoas com idade entre 35 e 36 anos poderão se vacinar no próximo dia 15. Entre 19 de julho e 4 de agosto, será a vez de quem tem de 30 a 34 anos. De 5 a 12 de agosto, serão vacinados os que têm de 25 a 29 anos, e entre os dias 13 e 20 serão imunizados os adultos mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos.

A antecipação do calendário fez com que o Dia da Esperança - data em que todos os brasileiros de São Paulo com mais de 18 anos estarão vacinados com ao menos a primeira dose contra o coronavírus - passasse de 15 de setembro para 20 de agosto.

A chegada de doses extras da Coronavac ocorre após acordo entre o Governo do Estado, o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. O primeiro lote com 2,7 milhões de vacinas desembarcou no Brasil no último dia 7 e passa por controle de qualidade antes da distribuição aos 645 municípios de São Paulo. Outra remessa com 1,3 milhão de doses virá de Pequim até o final deste mês.

O novo calendário está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/ .