Seg04222019

Last update04:44:41 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Campinas recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante

Evento gratuito acontecerá no Sesc e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Nos dias 23 e24 de abril, Campinas receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento gratuito realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, mesas e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

O evento contará com três oficinas, todas no segundo dia de atividades e no mesmo horário, das 9h30 às 17h:  “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Xavier D’Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari); “Desenvolvimento de projetos culturais”, com o consultor André Fonseca; e “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis (Fundação Energia e Saneamento).

As inscrições para o evento e as oficinas devem ser feitas pelo sitewww.sisemsp.org.br/epm/. Os interessados em participar das oficinas, além de já estarem inscritos para o primeiro dia de atividades do EPMi Campinas, também devem escolher uma das opções disponíveis de temas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cada oficina. Caso haja vagas remanescentes, a lista de espera será liberada no evento, 15 minutos antes do início das atividades.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas)

Quando:23 e24 de abril

Onde:SESC Campinas

Endereço:RuaDomJosé I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP

Renovias entrega mais 44 cadeiras de rodas através da campanha dos lacres

 

Quatro delas a instituições de São João

 

Hospitais, escolas, instituições e grupos de assistência de 21 cidades estão sendo beneficiados neste mês com a entrega de 45 cadeiras de rodas pela Renovias. A ação faz parte da Campanha Ecolacre, que consiste na arrecadação de lacres de alumínio e troca por cadeiras de rodas. A iniciativa é desenvolvida pela concessionária desde 2011 e é incentivada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Esta é maior entrega de cadeiras de rodas já realizada pela Renovias em um trimestre. Normalmente a cada três meses, são viabilizadas cerca de 25 cadeiras por meio da campanha. Com as entregas que estão sendo realizadas neste mês, a campanha totaliza 644 cadeiras de rodas já destinadas para mais de 200 instituições em 55 cidades. Além do apelo social, a Campanha Ecolacre tem uma forte atuação na conscientização ambiental, afinal todos os lacres de alumínio recolhidos são destinados para reciclagem. Para viabilizar as 44 cadeiras de rodas, 4 toneladas de lacres foram arrecadadas. Ao longo dos oito anos, mais de 50 toneladas de alumínio puderam ser reutilizadas.

Para participar da Campanha Ecolacre basta recolher os lacres de latinhas de alumínio e armazenar em garrafas pet. O material pode ser entregue para todas as entidades participantes, parceiros ou nas bases do Sistema de Ajuda ao Usuário da concessionária. São necessárias 140 garrafas pet de dois litros com lacres de alumínio para trocar por uma cadeira de rodas.

Das 44 cadeiras de roda entregues este mês, cinco ficam em São João da Boa Vista.

Estudante de Direito de São João é aprovado no concurso do Ministério Público

João Pedro ao lado de outros dois amigos que também foram aprovados, Henrique Fujiki e Diogo Andrade

Com uma excelente remuneração e possibilidade de atuação que encanta profissionais do Direito, o concurso de Analista do Ministério Público de São Paulo, realizado em 2018, atraiu milhares de concorrentes de todo o país.

Entre os alunos do curso de Direito e os profissionais já formados, não foi diferente. Mas o que foi diferente entre a Toledo Prudente Centro Universitário e outras instituições,foi o número de aprovações, 55 no total, para um total de 26.312 inscritos no Estado de São Paulo.


Entre todos esses aprovados, um deles é de São João da Boa Vista. João Pedro Gindro Braz ainda nem acabou a faculdade e já comemora essa importante conquista.

Com apenas 25 anos, João Pedro Gindro disse que decidiu fazer o concurso para medir os conhecimentos, por independência financeira e também para adquirir experiência no cargo, já que ele visa a Promotoria e a experiência é exigida.

“Quando eu vi o Diário Oficial a minha reação foi de espanto e ao mesmo tempo, de muita alegria por saber que todo esforço foi recompensado. Na mesma hora, às seis horas da manhã, liguei para um amigo que também havia sido aprovado para comemorarmos juntos”, contou Gindro.

“A aprovação desses estudantes do curso de Direito, reflete o que a Toledo Prudente tem consolidado ao longo desses anos, um compromisso com ensino de qualidade. Além disso, é importante destacar a nossa estrutura que é diferenciada e os nossos professores que possuem titulação e muita experiência”, foi assim que o coordenador do curso, Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral, comemorou mais uma conquista.

ANALISTA DO MP

Dentre as principais funções de um Analista do MP estão a prestação de auxílio direto aos membros do Ministério Público, Promotor ou Procurador de Justiça, no exercício de suas funções institucionais, o que se dá mediante a elaboração de minutas de pareceres, recursos e outras peças processuais, além da realização de pesquisa doutrinária e jurisprudencial sobre determinado tema jurídico, incluindo-se, ainda, a realização de tarefas administrativas, como a feitura de ofícios, controle da pauta de audiências e sessões etc.

Prefeito promulga lei que inclui como maus tratos viajar e deixar o animal sem supervisão


Penalidade atinge que deixar animal sozinho por mais de 48 horas

O projeto de Lei de autoria vereador Juan Landiva incluiu como maus tratos contra animais, “viajar e deixar o animal sem supervisão de um responsável por mais de 48 horas”, foi aprovado pela Câmara Municipal e promulgado pelo Prefeito de Aguaí Alexandre Araújo, nasegunda-feira (08).

A lei  de outubrode 2013 já considerava maus tratos contra animais: submetê-los a qualquer prática que cause ferimentos, golpes ou morte; mantê-los, em lugares impróprios ou que lhes impeçam movimentação ou descanso, onde fiquem privados de ar, luz solar e alimentação adequada; deixar de socorrê-los no caso de atropelamentos e/ou acidentesdomésticos; soltar ou abandonar em vias ou logradouros públicos, entre outros.

A pessoa que infringir alguns destes quesitos será imposta multa de cinco a 50 cinquenta vezes o valor nominal da Unidade Fiscal (UFESP) vigente no Estado de São Paulo, aplicando-se a multa em dobro na reincidência específica, a interdição de estabelecimento ou de residência e até mesmo apreensão do animal, quando for o caso.

Aguaí recebe Projeto Imposto de Renda Solidário

Projeto é realizado pela FAEJ da UNIFAE

Aguaí recebe na próxima semana o projeto “Imposto de Renda Solidário” desenvolvido pela Empresa Júnior- FAEJ, do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – Unifae - que faz parte do Núcleo de Apoio Contábil (NAF). A atividade acontecerá nos dias 15 e16de abril, das 10 às 16h00, no Calçadão (Praça Central). O projeto inclui orientação a quem tiver dúvida ou dificuldade referente à declaração do Imposto de Renda.

UNIFAE

A Empresa Júnior tem o objetivo de fornecer orientações contábeis e fiscais às pessoas físicas de baixa renda, além do microempreendedor individual (MEI), microempresa e entidades sem fins lucrativos, que não possuem acesso a internet ou que possuem dificuldades quanto ao preenchimento da declaração. O serviço é prestado por alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFAE, com supervisão de um professor da área.

Qualquer cidadão que tenha qualquer tipo de dúvida pode comparecer ao evento nos dias 15 e16 de abril, das 10 às 1600.

Câmara Municipal faz homenagem a Mauro, Bellini e Leivinha

Na foto o vereador  Bira, presidente da Câmara Municipal, com Giselda Bellini, Sylvia Ramos e Leivinha Oliveira

A Esportiva recebeu, na última sexta-feira (5), uma Sessão Solene da Câmara dos Vereadores. O evento promovido pelo Legislativo no auditório do clube serviu para homenagear três importantes figuras do esporte local: Mauro Ramos de Oliveira, Hideraldo Luis Bellini e Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, o Leivinha.

Mauro e Bellini foram agraciados, in memoriam, com o título de Cidadão Sanjoanense. Eles foram zagueiros revelados pela Sociedade Esportiva Sanjoanense e capitães da Seleção Brasileira. Bellini ergueu a taça Jules Rimet, em 1958, na Copa da Suécia. Mauro repetiu o gesto em 1962, no Chile. Por muitos anos, a Esportiva foi o único clube a revelar dois capitães de seleções campeãs mundiais. A escrita só foi igualada pelo Bayern de Munique, que revelou Beckenbauer (capitão da Alemanha em 1974) e também Philipp Lahm, que ergueu a Copa do Mundo de 2014.

REPRESENTANDO OS HOMENAGEADOS

Sylvia Ramos de Oliveira, filha de Mauro, representou o zagueiro falecido em 2002 e ficou emocionada com o título: “Meu pai sempre foi um apaixonado pela Esportiva e eu agradeço à Câmara, pois o Brasil é um país que dificilmente preserva a memória de suas personalidades”, afirmou.

Já a viúva de Bellini, Giselda, reafirmou a relação do falecido defensor rubro-negro com o clube: “Vir à Esportiva é sempre uma grande emoção e o Bellini sempre falava com muito amor a respeito de sua passagem por aqui”, disse. O capitão de 58 faleceu em 2014.

LEIVINHA

Outro homenageado da noite foi o jornalista Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, o Leivinha, fã e amigo de Mauro e Bellini. Ele recebeu a Medalha do Mérito Esportivo em razão de seus serviços prestados ao desporto local, através de pesquisas, obras literárias e de seu jornal impresso quinzenal: o Momento Esportivo.

A Sessão Solene foi presidida por Luis Carlos Domiciano, o Bira, presidente da Câmara e também contou com a presença do jornalista esportivo Toni Marques, do presidente da Esportiva, Antonio Roberto dos Reis, o Foguinho e do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, que compuseram a mesa solene. Os vereadores Rui Nova Onda, José Luis Moretto, Odair Pirinoto e Claudinho Ferreira também prestigiaram a solenidade.

‘União Solidária’ premia vencedores da Campanha em evento

 

Na primeira foto o engenheiro mecânico Pedro Henrique de Moraes Rosa (terceiro daesquerda para direita) que ganhou uma moto; na segunda,  Márcio Parisi, diretor administrativo da Santa Casa de  Mococa; Edson Coelho, gerente da agência Sicredi Mococa; e Paulo Belotti, do Rotary Club Internacional de Mococa (fotos Divulgação/Engenho da Notícia)

 

Nestasextafeira (5), o Rotary Club International encerrou oficialmente a Campanha ‘União Solidária’ e entregou os prêmios - um Fiat Mobi e três motocicletas Honda CG 125 - aos vencedores da ação, durante solenidade no Espaço Fazzendo Art’s (antigo Boliche), à rua Capitão Zeca Ribeiro, nº. 621, no centro de Vargem Grande do Sul (SP). Os ganhadores foram conhecidos em sorteio realizado em23 de março.

O vencedor que garantiu o Fiat Mobi foi um comprador anônimo, que doou o carro à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mococa. O prêmio foi recebido por Márcio Parisi, diretor administrativo do hospital, ao lado de Edson Coelho, gerente da agência Sicredi Mococa, e Paulo Belotti, do Rotary Club International de Mococa.

De São João da Boa Vista, o ganhador de uma das motos foi engenheiro mecânico Pedro Henrique de Moraes Rosa, 24, que trabalha como analista na empresa Soufer. “Fiquei muito contente e ao mesmo tempo surpreso. Não sei o que farei ainda: estou entre usar o prêmio para os gastos com meu casamento ou colocar na poupança do Sicredi, já que não sou associado, mas ficarei em breve”, disse. O premiado comprou o cupom pela parceria SAS (Serviço de Assistência Social) Creche Chafica Antakly.

Os outros dois ganhadores são de Piracicaba e Americana, respectivamente, a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo), pelo Rotary Povoador; e Eduardo A. Mestrine, por meio do Asilo São Vicente de Paula.

Na ocasião, além de autoridades locais, compareceram representantes dos Rotarys Clubs e das entidades sociais e filantrópicas das regiões Centro e Leste Paulista, que serão beneficiadas com R$ 1,3 milhão arrecadado após seis meses de vigência da Campanha. O total contemplará 158 instituições de pelo menos 26 cidades das duas regiões. A ação, encerrada em março, impactou 550 mil pessoas nestas duas regiões do Estado, com a venda de 130 mil cupons ao valor de R$ 10 cada.

CAMPANHA

Lançada em17 de agostode 2018 pelo Rotary Club International de Vargem Grande do Sul (SP), município do Centro Leste Paulista, a ‘União Solidária’ possibilitou que as entidades das regiões envolvidas vendessem os cupons distribuídos pelos Rotarys Clubs das cidades participantes e, com os recursos obtidos, investirem em seus projetos de transformação social.

A Campanha foi a maior ação social de arrecadação já apoiada pelo Sicredi União PR/SP, que doou os prêmios e facilitou para que o Rotary realizasse a ação. O Sicredi, inclusive, foi ponto de apoio para as entidades, que tiveram a liberação para vender os cupons no interior das agências.

Embora lançada pelo Rotary de Vargem Grande do Sul, foi válida para as regiões Centro e Leste Paulista, área de atuação do Distrito 4590 do Rotary e também do Sicredi União PR/SP, onde a cooperativa temagências. CAMPANHA ‘UNIÃO SOLIDÁRIA’

A Campanha ‘União Solidária’ é uma parceria entre Sicredi União PR/SP e Rotary International (Distrito 4590) em prol do fortalecimento das entidades sociais das regiões abrangidas.

Desde sua criação, mais de 135 projetos foram apoiados nas seguintes áreas: Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhinhos, Santas Casas, Creches, pessoas com câncer, entidades protetoras dos animais, entre outros.

A Campanha se tornou o maior projeto de responsabilidade social apoiado pelo Sicredi, onde mais de 500 mil pessoas foram atingidas nos municípios envolvidos em projetos.

A ‘União Solidária’ tem o potencial de alcançar milhões de reais para as instituições e está totalmente alinhada com o propósito da cooperativa e com sua missão, visão e valores. E é por isso que o Sicredi União PR/SP apoiou este projeto do Rotary de Vargem Grande do Sul.

 

FATEC de Mogi Mirim abre inscrições para Olimpíada de Robótica


Evento terá disputas em circuito de obstáculos e corrida entre robôs autônomos criados pelos alunos

As inscrições para a primeira Olimpíada Regional de Robótica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, exclusivamente online,vão até 25 de abril. As provas serão realizadas em equipes. Cada participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, programado para 25 de maio, das 8 às 13 horas.  

 A competição tem como objetivo estimular o interesse pela robótica entre estudantes dos Ensinos Médio, Técnico, Profissionalizante e Superior , além de incentivar a criação de projetos multidisciplinares e promover o entrosamento entre os competidores.

Cada equipe inscrita precisa pesquisar, projetar, construir e programar seus próprios robôs usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos. Todos os robôs devem ser móveis e autônomos (capazes de navegar pelo ambiente sem interferência humana), não sendo permitida a alimentação de energia por meio de cabos.

Segundo o professor do curso de Mecatrônica Industrial da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Rezende da Silva, a criação do robô deve contar com o apoio de um educador. “A dica para quem deseja participar da olimpíada é buscar um orientador para ter informações quanto ao uso da plataforma Arduíno, de forma que que a ferramenta possa ser usada com sucesso", explica.

A competição tem dois tipos de modalidades: circuito de obstáculos, com desafios que devem ser cumpridos pelo robô, e prova de arrancada, uma corrida em linha reta entre dois robôs. As equipes inscritas serão enquadradas nas categorias Nível 1 (formadas por alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Profissionalizante) e Nível 2 (Ensino Superior).

Segundo Silva, o evento é inspirado na Olimpíada Brasileira de Robótica e busca integrar alunos de diferentes cursos da Fatec. "Esse tipo de competição chama a atenção para o trabalho que está sendo promovido pela faculdade e para as diversas possibilidades de interdisciplinaridade presentes no desenvolvimento de um projeto como esse", afirma o professor.

Inscrições:online até 25 de abril, com envio de material descrito no editalpara o emailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

União Solidária’ entrega de prêmios na sexta-feira

 

 

A foto registra o lançamento da campanha e os prêmios 

 

O Rotary Club International encerrará oficialmente a Campanha ‘União Solidária’ durante solenidade a ser realizada na sexta-feira (5), às 9h00, no Espaço Fazzendo Art’s (antigo Boliche), à rua Capitão Zeca Ribeiro, nº. 621, no centro de Vargem Grande do Sul. Na oportunidade, vencedores da ação serão contemplados com um Fiat Mobi e três motocicletas Honda CG 125.

Para a ocasião, além de autoridades locais, foram convidados representantes dos Rotarys Clubs e das entidades sociais e filantrópicas das regiões Centro e Leste Paulista que serão beneficiadas com R$ 1,3 milhão arrecadado após seis meses de vigência da Campanha.

O total contemplará 158 instituições de pelo menos 26 cidades das duas regiões. A ação, encerrada em março, impactou 550 mil pessoas nestas duas regiões do Estado, com a venda de 130 mil cupons ao valor de R$ 10 cada.

Lançada em 17 de agosto de 2018 pelo Rotary Club International de Vargem Grande do Sul, ‘União Solidária’ possibilitou que as entidades das regiões envolvidas vendessem os cupons distribuídos pelos Rotarys Clubs das cidades participantes e, com os recursos obtidos, investirem em seus projetos de transformação social.

“A campanha tinha potencial para alcançar um milhão de reais entre todas as entidades participantes”, afirmou Mario Malaguti, presidente do Rotary Club de Vargem Grande do Sul. “Mas, graças ao engajamento de todos os envolvidos e com apoio de toda comunidade conseguimos 30% a mais do esperado”, completou.

 

SORTEIO

Desenvolvida pelo Rotary Club, a Campanha ‘União Solidária’ foi a maior ação social de arrecadação já apoiada pelo Sicredi União PR/SP, que doou prêmios e facilitou para que o Rotary realizasse a ação. O Sicredi, inclusive, foi ponto de apoio para as entidades, que tiveram a liberação para vender os cupons no interior das agências.

Em 23 de março, aconteceu o sorteio de um automóvel Fiat Mobi e três motocicletas Honda CG 125 Fan. Os ganhadores contemplados são das cidades de Mococa, São João da Boa Vista, Piracicaba e Americana.

O vencedor que garantiu o Fiat Mobi foi um comprador anônimo, que doou o carro à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mococa. “Uma pessoa não identificada comprou e colocou para ser doado para nossa Irmandade da Santa Casa de Mococa, que são nossos associados. Todos nós de Mococa sabemos que eles [Santa Casa] não estão passando por uma situação boa. Graças a essa pessoa, não teria melhor hora e presente. Nosso sentimento é gratidão e o Sicredi sempre fazendo parte disso”, disse Ana Laura, colaboradora da agência Sicredi Mococa.

Já os ganhadores das motos foram: Pedro H. M. Rosa, de São João da Boa Vista, por meio da SAS (Serviço de Assistência Social); a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo) de Piracicaba, pelo Rotary Povoador; e Eduardo A. Mestrine, por meio do Asilo São Vicente de Paula de Americana.

 

DO LANÇAMENTO

No lançamento da Campanha, em evento realizado em Vargem Grande do Sul/SP em 17 de agosto de 2018, participaram cerca de 150 pessoas, entre elas, representantes de entidades sociais e filantrópicas e também de representantes dos Rotarys Clubs dos municípios da região Centro Leste Paulista.

Coube ao Rotary organizar as entidades, selecionar e distribuir os cupons da campanha que foram vendidos, de acordo com os projetos inscritos e aprovados no site, além da realização do sorteio, que aconteceu no último sábado (23).

Embora lançada pelo Rotary de Vargem Grande do Sul, foi válida para as regiões Centro e Leste Paulista, área de atuação do Distrito 4590 do Rotary e também do Sicredi União PR/SP

.

CAMPANHA ‘UNIÃO SOLIDÁRIA’

A Campanha ‘União Solidária’ é uma parceria entre Sicredi União PR/SP e Rotary International (Distrito 4590) em prol do fortalecimento das entidades sociais das regiões abrangidas.

Desde sua criação, mais de 135 projetos foram apoiados nas seguintes áreas: Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhinhos, Santas Casas, Creches, pessoas com câncer, entidades protetoras dos animais, entre outros.

A Campanha se tornou o maior projeto de responsabilidade social apoiado pelo Sicredi, onde mais de 500 mil pessoas foram atingidas nos municípios envolvidos em projetos. 

A ‘União Solidária’ tem o potencial de alcançar milhões de reais para as instituições e está totalmente alinhada com o propósito da cooperativa e com sua missão, visão e valores. E é por isso que o Sicredi União PR/SP apoiou este projeto do Rotary de Vargem Grande do Sul.