Dom06162019

Last update10:08:50 AM

 


Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Dia da Gratidão no Theatro Municipal

O Dia da Gratidão, evento organizado pela Associação de Pastores Evangélicos de São João da Boa Vista (APES), acontece em24 de junho, às 19h00, no Theatro Municipal. Instituído por meio de lei e inserido no calendário de eventos do município, o evento chega, este ano, à sua 12ª edição.

A aberturaterá a presença do Tiro de Guerra (TG 02/036), sob o comando do 1º sargento André Kondo. Diante de autoridades sanjoanenses, um grupo de atiradores irá conduzir as bandeiras nacional, estadual e municipal, bem como interpretar os hinos nacional e de São João. 

A organização programou shows com bandas musicais, apresentações de dança, encenações teatrais e momentos de muita oração e louvor nas dependências do Theatro Municipal. Com apoio da Prefeitura, o Dia Da Gratidão tem a entrada gratuita.

Neste ano, segundo o presidente da APES, pastor Fabrício Souza, igrejas evangélicas da cidade se sensibilizaram com a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros e, durante este mês, arrecadaram sacos de arroz (tipo 1) para serem destinados ao hospital. 

“A entrega será realizada no Theatro mesmo, com a presença do provedor e do administrador da Santa Casa. Há 12 anos, o evento é realizado para celebrar o aniversário da nossa cidade. É aberto à toda população e não somente os evangélicos”, reforça o pastor.   

4º Domingo na Franco” teve presença da Polícia Ambiental

Neste domingo, 9 de junho, na Faculdade Municipal Franco Montoro, em Mogi Guaçu, aconteceu o 4º Domingo na Franco, um evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que foi comemorado no dia 5 de junho. Durante o evento foram realizadas atividades de educação ambiental em parceria com entidades engajadas com a preservação do meio ambiente, representadas pela ONG Sentinelas do Rio Mogi Guaçu.

A Polícia Ambiental participou do evento e manteve no local um estande de uso compartilhado com o “Sentinelas”, onde ocorreu a exposição de viatura e demais equipamentos utilizados na fiscalização ambiental, bem como foram expostos animais taxidermizados e armadilhas apreendidas utilizadas para caça e pesca predatória.

Cerca de 450 pessoa, entre adultos e crianças, visitaram e estande da Polícia Ambiental, que tiveram a oportunidade de interação com a natureza e conscientização sobre os problemas ambientais  e a importância da preservação dos recursos naturais. No local, fornecendo informações estiveram o Cabo Everaldo e o Cabo Da Silva.

Joaquim da Bala recebe Título de Cidadão Sanjoanense

Fotos da Assessoria da Câmara Municipal

 

Mineiro de Eloi Mendes, Joaquim Tomé de Souza, conhecido como Joaquim da Bala, recebeu nesta semana durante Sessão Solene da  Câmara Municipal o Título de Cidadão Sanjoanense. Difícil de não se conhecer o homenageado, que há  quase duas décadas é encontrado diariamente no acesso de entrada da agência do Banco do Brasil com sua cesta, comercializando suas Balas de Côco. Daí o apelido carinhoso que ganhou da população: Joaquim da Bala.

O vereador Tiãozinho Néris foi o autor da propositura da outorga da honraria, aprovada por unanimidade na Casa de Leis Sanjoanense,

Tiãozinho Neris relembrou a trajetória do homenageado em São João, ressaltando seu trabalho social na igreja evangélica que frequenta. Joaquim da Bala, emocionado, afirmou que nunca esperava ser agraciado com a principal honraria do Município.

Descendente de família humilde, Joaquim Tomé de Sousa teve uma infância difícil. Veio para São João da Boa Vista com apenas 2 anos de idade; morou na Fazenda Emboaba, na Fazenda Retiro da Prata e na cidade de Águas da Prata quando menor. Estudou na escola Sesi 156, cursando da 1ª até a 4ª série. Apesar do pouco tempo em que passou nos bancos escolares, adquiriu grande conhecimento ao longo da vida, através da dedicação ao trabalho e à família. Trabalhou em vários lugares como pedreiro, sua primeira profissão, sendo que até os dias de hoje faz algumas reformas para seus irmãos. Trabalhou como vigilante na Elektro, local onde fez muitas amizades. Há mais de 18 anos costuma ficar em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro de São João, vendendo balas de coco.

Joaquim da Bala recebeu o Título Sanjoanense no Plenário Durval Nicolau ao lado da esposa, filhos, netos, do pai, e é claro, distribuiu a dezenas de amigos que foram prestigiar a noite festiva, balas de coco.

Conheça mais sobre especialidades da sua profissão

 

Áreas do conhecimento como tecnologia da informação e comunicação são vastas e abrangem muitas possibilidades de especialização e atuação. “O Senac oferece as qualificações técnicas, que são módulos do curso técnico voltadas especificamente a um determinado segmento. São uma boa opção para quem deseja atuar em um ramo específico ou que, ainda, está definindo se vai iniciar o técnico ou a graduação”, explica a gerente da unidade, Sandra Folgosa do Amaral.

Segundo ela, a vantagem desses cursos de qualificação é que em até três meses o aluno adquiri conhecimento e conquista uma certificação que auxilia no ingresso ao mundo do trabalho. “Os cursos de qualificação trazem conhecimento pontual, e depois o aluno pode continuar os estudos por meio dos técnicos ou de outras qualificações específicos para atender aquela lacuna”, comenta.

          João Augusto da Costa, 16 anos, cursou oAssistente de Atendimento e Planejamento Publicitário,tendo o primeiro contato com a área. Ele se identificou e decidiu continuar expandindo o conhecimento, portanto partiu para outra qualificação. “No momento estou cursando oAssistente de Criação Publicitária, essencial para fazer um bom posicionamento de marca e produto. Mesmo que meu objetivo não seja atuar especificamente nesta área, fazer cursos pontuais como uma qualificação técnica está sendo muito bom para adquirir o conhecimento que preciso para abrir meu próprio negócio”, explica.

           Outro ponto destacado pelo jovem foi a estrutura do Senac e o tratamento acolhedor dos professores. “É nítido o envolvimento e cuidado que eles têm com os alunos, diferente de muitas escolas que apenas repassa a matéria em sala de aula. Aqui as atividades são envolventes, nos colocam diante de situações que encontraremos no mercado de trabalho para os alunos se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente. Esse diferencial fez com que eu quisesse dar sequência aos estudos.”

Qualificação técnica

O Senac São João da Boa Vista oferta os cursos de qualificação técnica nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e está com inscrições abertas para:Assistente de Operação de Redes de Computadores, Assistente de Segurança em Redes de Computadores e Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores,Assistente de Atendimento e Planejamento PublicitárioeAssistente de Criação Publicitária.

Para esses cursos oferecidos há 47 vagas gratuitas. O interessado em participar deveterrenda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As inscrições podem ser realizadas no Portal Senac até dois meses antes da data de início do curso, a partir das 12 horas da manhã (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e se encerram até cinco dias úteis antes da data de início do curso, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.

         

Serviço:

Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário

Data:de25 de junhoa4 de setembrode 2019

Horário:desegundaaquinta-feira, das 8 às 12 horas

Assistente de Operação de Redes de Computadores

Data:de5 de agostoa16 de dezembrode 2019

Horário:desegundaaquinta-feira, das 13h30 às 17h30

Assistente de Segurança em Redes de Computadores

Data:de5 de agostoa26 de novembrode 2019

Horário:desegundaaquinta-feira, das 13h30 às 17h30

Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores

Data:de19 de agostoa17 de dezembrode 2019

Horário:desegundaasexta-feira, das 19 horas às 22h30

Assistente de Criação Publicitária

Data:de16 de setembroa26 de novembrode 2019

Horário:desegundaaquinta-feira, das 8 às 12 horas

Águas da Prata promove mais uma edição do “Arraiá das Águas

Época de Festas Juninas, e Águas da Prata promove o “Arraia das Águas” nos dias 8 e 9 de junho, na Praça da Bandeira, a partir das 16h00. No sábado, dia 8, dois shows musicais vão animar o público: Aline Valim às 17h30 e logo depois, as 20h30, as meninas do Trio Beijo de Moça. No domingo, dia 9. a grande atração é a dupla  Lucas e Luan, as 17h30.

Durante os dois dias de festa haverá apresentação de quadrilhas da Rede Municipal de Ensino e da Catequese, e o público encontrará barracas de entidades pratenses com comidas típicas que prometem agradar a todos. O Fundo de Solidariedade também vai vender cartuchos com doces no evento.

Holambra recebe o projeto “Ativação Dia C Itinerante”

           A cidade de Holambra receberá entre os dias 10 e12 de junho, na Alameda Maurício de Nasau, 249, atividades que integram o projeto “Ativação Dia C Itinerante”. Serão apresentações gratuitas de obras do cinema, que abordam assuntos de meio ambiente, consumo consciente, diversidade cultural, infância e saúde, seguidas por rodas de conversa que pretendem refletir sobre a sustentabilidade nos pilares social, ambiental, econômico e cultural.

           “A ideia desse projeto é funcionar como prévia da celebração do Dia C na cidade, criando um ambiente de conversa e interação que contribua para aproximar cooperativas, seus colaboradores, cooperados, parceiros e comunidade, em torno do tema sustentabilidade”, explica Nilza Aparecida Ribeiro, analista de projetos culturais do Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, responsável pela organização do evento.

           O “Dia C – Dia de Cooperar” é uma iniciativa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras praticada durante todo o ano com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. A campanha culmina em um grande evento realizado em todo o país no primeirosábadode julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Na cidade, participam desse movimento as cooperativas Veiling Holambra, Cooperflora e Sicredi Força dos Ventos, além do apoio da Prefeitura.

           Para o “Ativação Dia C Itinerante” em Holambra, serão exibidos três filmes por dia: Reino Escondido; Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida; e Criança e Consumo. Para o público em geral há ingressos apenas para a sessões noturnas, das 19h30. Para as sessões matinais e vespertinas os ingressos foram disponibilizados para escolas da rede pública da cidade.

Rotary Club de Araras anuncia 2ª Campanha ‘União Solidária’


Lançamento oficial será na próxima quinta-feira

O Rotary Club de Araras/SP, pertencente ao Distrito 4590, anunciou asegundaedição da Campanha ‘União Solidária’ 2019. O lançamento oficial será na próximaquinta-feira (dia6 de junho), às 9h30, no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Araras. A cerimônia de lançamento da campanha contará com a presença dos Rotarys e entidades participantes.

Depois do sucesso da primeira ação, realizada pelo Rotary Club de Vargem Grande do Sul, e que beneficiou entidades sociais com R$ 1,3 milhão, o Rotary Club de Araras se preparou para a ‘União Solidária’ 2019, com a expectativa de superar o montante arrecadado durante os seis meses de vigência da edição passada.

A ‘União Solidária’ recebe o apoio do Sicredi União PR/SP, instituição financeira cooperativa que atua nas regiões Centro Leste Paulista, além do Norte e Noroeste do Paraná, responsável pela doação de prêmios que serão sorteados ao final da campanha, que tem vigência estimada em seis meses.

Ao Rotary caberá organizar as entidades, selecionar e distribuir os cupons da campanha para venda, de acordo com os projetos inscritos e aprovados no site, além de realizar o sorteio, queterá data divulgada no lançamento dasegundaedição, bem como o valor de cada cupom.

A Campanha será lançada em Araras, entretanto, será válida em todo o Centro Leste Paulista, região que compreende a área de atuação do Sicredi União PR/SP em dezenas de municípios da região, inclusive São João da Boa Vista.

O objetivo da Campanha é que as entidades possam vender os cupons distribuídos pelo Rotary e, com os recursos obtidos, investir em seus projetos de transformação social.

“Com o engajamento de todos os envolvidos e com apoio de toda comunidade, a campanha tem o potencial de alcançar mais de R$ 1 milhão entre todas as entidades participantes”, afirmou Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP.

A parceria, em prol das entidades sociais da região, tem o objetivo de buscar maneiras de instituições sociais arrecadarem fundos para a realização de seus projetos.

PREMIAÇÃO

No dia5 de abril, um Fiat Mobi e três motocicletas Honda CG 125 Fan foram sorteadas na 1ª Ação Solidária, e os contemplados foram: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mococa (SP), com o carro; de São João da Boa Vista, o engenheiro mecânico Pedro Henrique de Moraes Rosa ficou com uma das motos; em Piracicaba, a ganhadora dasegundamoto foi a Cooperativa Coplacana, que doou a moto para o Rotary Povoador; e a terceira motocicleta foi para a cidade de Americana, ao ganhador Eduardo A. Mestrine, por meio do Asilo São Vicente de Paula.

Vinícola Guaspari apresenta Visita da Vindima 2019

Novo formato traz experiência  colheita, degustação e almoço harmonizado

A Vinícola Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal, e expoente da técnica da poda invertida, se prepara para seu momento mais festivo do ano. Entre maio e julho, o público poderá presenciar a colheita com a Visita da Vindima, um tour guiado por um profissional especializado e com muitos momentos especiais.

O passeio será dividido em quatro partes: boas vindas com café Guaspari - café especial também produzido e cultivado na vinícola; tour pelo vinhedo com colheita simbólica; visita à indústria que incluirá a sala de tanques, barricas e cave de garrafas - locais onde será mostrado o passo a passo da produção dos vinhos, e a degustação do Guaspari Sauvignon Blanc Vista do Café, Guaspari Viognier Vista do Bosque, Vale da Pedra tinto e Guaspari Syrah Vista da Serra harmonizados com pães de fermentação natural, queijo artesanal Pardinho e embutidos Salamanca.

Para finalizar, será servido um almoço harmonizado com os vinhos Guaspari Rosé, Vale da Pedra branco e Guaspari Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon Vista da Mata em duas opções de menu: Sabores da Fazenda - com pratos típicos da região e ingredientes frescos da horta; e Fogo & Brasa - um autêntico fogo de chão pilotado pela equipe DeBetti, que traz carnes e burguer in natura e costela no fogo-de-chão;  

As visitas acontecem aos sábados e domingos e devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.ou pelo telefone (19) 3661-9191 ramal 3.

A VINÍCOLA

A Vinícola Guaspari nasceu do sonho de produzir vinhos brasileiros de altíssima qualidade. O projeto teve início em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal. Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Os 50 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva. As variedades plantadas são Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier. Uma das grandes inovações do projeto da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos do Brasil, Portugal, Estados Unidos e Chile.

A Vinícola Guaspari é premiada por diversos concursos realizados em todo o mundo.

Cerca de 400 alunos concluem o PROERD e celebram formatura no Theatro Municipal

Cerca de 400 alunos das escolas Genoefa Pan Bernardo, José Peres Castelhano, Germano Cassiolato, José Procópio do Amaral e José Inácio Diniz participaram na tarde desta quarta-feira, dia 29, da formatura do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas no Theatro Municipal.
O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão doscompanheiros auxiliando para as crianças dizerem não as drogas. Estiveram presentes na solenidade autoridades, professores, gestores, supervisores pais e familiares.