Qui08222019

Last update03:03:20 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Prefeitura de Aguaí inaugura creche para atender 190 crianças


A Prefeitura de Aguaí realizou a solenidade de inauguração da Creche Municipal Laura Sorense Martucci, na manhã de terça-feira, dia 20 de agosto. A creche que fica localizada no Bairro Vista da Colina atende em média 190 crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses. 
Cerca de 100 pessoas prestigiaram a cerimônia de inauguração, entre elas o Prefeito Alexandre Araújo e os filhos da patronesse da escola, Luiz Carlos Sorense Martucci, João Augusto Sorense Martucci e Sueli Martucci Silva. 

A cerimônia contou ainda com a execução do hino nacional na voz de Elber Wiliam de Oliveira Santos e com a bênção do Padre Rafael Fabiano, além de entregas de lembranças feitas pelas crianças. Ao final da solenidade, foi realizado o descerramento da foto em homenagem a patronesse Laura Sorense Martucci.

Prefeitura abre licitação para reforma de viaduto pela quarta vez


A Prefeitura Municipal de Aguaí está com edital aberto de licitação para a contratação de empresa especializada para execução de recuperação nos elementos estruturais e tratamento das patologias existentes do viaduto da Rua Joaquim José, com fornecimento de material e mão de obra, na Rua Joaquim José, cruzamento com as avenidas Presidente Castelo Branco e Rui Barbosa. 

Foi realizada uma nova análise do projeto alterando a metodologia de execução, com novos valores. A tomada de preço nº 2/2019 faz parte do processo administrativo 221/2019 e terá recebimento dos envelopes de propostas dia 30 de agosto até às 9h00.
O valor da obra é de R$ 425.873,89, recurso próprio e prazo de 180 dias.

INTERDITADO

Em outubro de 2018, o Judiciário determinou a imediata interdição total do Viaduto da Rua Joaquim José. A notificação foi embasada em Ação Pública ajuizada pela Promotoria, conforme Inquérito Civil iniciado em 2012 e baseada em laudos visuais do Ministério Público. 
Mesmo antes da decisão judicial, a Prefeitura de Aguaí tomou várias medidas para avaliar a estrutura dos viadutos. Em 2018 contratou uma empresa especializada em projetos dessa natureza, visando uma análise completa da situação dos viadutos e verificação da possibilidade de escoramento preventivo, necessidade ou não de interdição, assim como parâmetros para a realização de reformas completas.

Após a interdição, a Prefeitura Municipal também realizou diversos contatos com o governo estadual e recebeu visita da Companhia Paulista de Obras e Serviços - CPOS, empresa do governo de São Paulo especializada em execução de projetos, que enviou seus engenheiros de estrutura para realização de laudo que afirmou que o mesmo não sofre nenhum risco iminente de queda. Mesmo assim o Poder Judiciário manteve a decisão baseada no laudo visual apresentado pelo Ministério Público, com interdição, e afirmando o risco de queda. 

Assim que o processo licitatório for realizado e houver empresa especializada vencedora, terá início o processo de reforma do viaduto. A Prefeitura já havia realizado três outras tentativas de licitação que resultaram deserta por falta de interessados em participar do certame.

IMS de Poços de Caldas recebe exposição fotográfica de Mauro Restiffe

“São Paulo, fora de alcance”, exposição de fotografias de Mauro Restiffe, é destaque no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas, a partir da abertura neste sábado, dia 17 de agosto. Na ocasião da abertura da exposição ocorre uma visita guiada com o fotógrafo Mauro Restiffe e o curador, Thyago Nogueira. A entrada é gratuita.

Mauro Restiffenasceu em São José do Rio Pardo, mas viveu grande parte de sua juventude em São João da Boa Vista, onde ainda residem seus pais e irmãos. Filho do ex- Juiz da Comarca, Dr. Lauro de Paiva Restiffe, formou-se em cinema pela FAAP, e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel.

Thyago Nogueira, o curador da exposição,é coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM.

A EXPOSIÇÂO

Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. A exposiçãoSão Paulo, fora de alcance, que abre dia 17 de agosto de 2019 no IMS Poços, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.

As obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.

CATALOGO

Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo. São 112 páginas, formato 29 x 22 cm. Preço: R$ 89,90

HORÁRIO

A exposição São Paulo, fora de alcance pode ser visitada no IMS Poços de Caldas (Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados) de terça a domingo e feriados, das 13 às 19h00.

Entrada gratuita

Funcionários Municipais fazem movimento público por melhores salários

Na segunda-feira, dia 12, funcionários municipais de Espírito Santo do Pinhal, promoveram uma manifestação pública na Praça Rio Branco, defronte ao Palácio do Café (foto). O ato teve por objetivo reivindicar melhores salários.

Segundo a Polícia Militar que acompanhou o movimento, cerca de 50 funcionários públicos participaram do movimento da manifestação que foi pacífica.

Um carro de som, veículo Mercedes Benz/709 com placa de Mogi Guaçu, acompanhou os grevistas

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou aos Policiais Militares que acompanharam a manifestação pacífica, informou que não havendo acordo, a Justiça seria acionada para reposição salarial,

“Ir e Vir sem Colidir” tem apresentação EMEB Adélia Adib Nagib

O Espetáculo “Ir e Vir sem Colidir” da Companhia de Teatro Parafernália segue nova temporada em 2019 com o Projeto “Transitando com Arte”. A peça vai percorrer 15 cidades do interior do Estado de São Paulo que integram a malha viária de responsabilidade da Renovias, empresa pagrocinadora do projeto por meio da lei de incentivo fiscal Rouanet.

Nesta terça-feira, dia 13, a peça será apresentada em São João naEMEB Adélia Jorge Adib Nagib, localizada no Bairro Maestro Mourão, às 10h00.

Espetáculo

A peça conta a história de três crianças, os amigos Noa, Cabeça e Tami. Certo dia, eles se reuniram em um lugar no quarto do Noa para realizar um trabalho de escola. Lá os três entre brincadeiras e muita imaginação vão descobrindo a importância de um trânsito mais seguro para todos. Para concluir o trabalho os jovens têm um grande desafio. Eles precisam descobrir como as crianças podem contribuir para um trânsito mais seguro nas ruas e rodovias. Envolvido pela tarefa, Noa embarca em uma incrível viagem à Transitolândia, conduzido pela personagem Transitonilda

Estação Cultura Campinas terá a primeira parada da Feira Pop Plus fora de São Paulo

 Fotos Robson Leandro da Silva e Gabriel R Quintão

Musicais, danças, debates, área gastronômica e palestras sobre o mundo plus size

Você já parou para pensar que nem sempre estamos dentro de um padrão de roupa que as lojas, grandes magazines e marcas oferecem? E que a moda não é feita pensando em diversos estilos de corpos? Foi pensando e vivenciando essa realidade que a produtora de eventos e jornalista Flávia Durante idealizou, em 2012, o Pop Plus – consideradohojeo maior evento de moda e cultura plus size do país – que ocorre quatro vezes ao ano em São Paulo e queterá sua primeira edição fora da capital, na Estação Cultura em Campinas. O evento ocorrerá nos dias 17 e18 de agosto,sábadoedomingo, das 11h às 20h. A entrada e o estacionamento com 1000 vagas são gratuitos.

Em Campinas, o Pop Plus contará com 50 expositores de moda do mercado plus size, vindos da região de Campinas, São Paulo e outros estados. O público contará com opções de moda feminina formal, esportiva, sexy, casual, clássica, moda festa, opções de moda praia e moda masculina, acessórios, entre outras peças para se vestirem bem e de acordo com o seu próprio estilo. A idealizadora do projeto conta que para participar da feira, a marca precisa trabalhar com roupas acima do tamanho 46. “Em média os tamanhos vão do 46 ao 60, mas temos opções até o manequim 70”, diz.

Segundo dados da Associação Brasil Plus Size, esse mercado cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto neste mesmo período a indústria de vestuário acumulou queda de superior a 5%. O crescimento do mercado é uma tendência mundial. O mercado de moda plus size está em evidência e apresenta-se como um segmento promissor no mundo todo. No Brasil, a perspectiva de crescimento é de 10% ao ano até 2020. Essa indústria é avaliada em 7,6 bilhões de reais em todo o país.

.

 1º Festival de Morango

A Feira Pop Plus será realizada em conjunto com o 1º Festival do Morango que trará para a Estação Cultura mais de 40 expositores incluindo os de produtos à base da fruta – atração da festa – e de outros produtos gastronômicos. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura, 1º Festival do Morango e o Pop Plus são realizados pela Art Shine Promoções e Eventos

Serviço
Feira Pop Plus e 1º Festival do Morango em Campinas
Data:
17 e18 de Agosto- Horário: das 11h às 20h.
Local:Estação Cultura Campinas
Endereço:Praça Mal Floriano Peixoto - Vila Rialto, Campinas - SP, 13010-061

Idealização e curadoria do Pop Plus: Cena Pop Eventos Criativos
Realização:Art Shine Promoções e Eventos.
Apoio:Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de cultura.

Entrada Gratuita
Estacionamento Gratuito (1000 vagas):Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

SÁBADO

11h às 14h45 - DJ e DANÇA

15h – Banda DD CRASH, com música eletrônica

16h15 às 17h45: DJ e DANÇA

18h: Banda GUANTAS, do Pop ao Rock, temperados com a cultura latino-americana.

DOMINGO

11h às 14h30: DJ e DANÇA

15h: Banda 2º DP, com música brasileira, pop-rock nacional e samba-rock.

16h15 às 17h45: DJ e DANÇA

18h: Banda CANDIERA, com soul, pop, rock, hip hop e reggae

 

Presidente Bolsonaro em Itapira


O Presidente Jair Bolsonaro (PSL) estará em Itapira nesta terça-feira, dia 6 de agosto, para a inauguração oficial da nova planta industrial do Laboratório Cristália – a Farmoquímica Oncológica de Produção de Insumos Farmacêuticos Ativos de Alta Potência

A cerimônia de inauguração está marcada para às 10h00,no Complexo Industrial Cristália, localizada na Rodovia 147, que liga Itapira a Lindóia.

A fábrica já está produzindo seis diferentes insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) considerados de Alta Potência e que serão utilizados na produção de medicamentos para tratamento de adenomas, câncer de mama, pulmão, medula, ossos e cérebro.

Segundo a empresa foram investidos cerca de 150 milhões em recursos próprios no projeto que tem mais de 3 mil metros quadrados. A Cristália já conta com uma planta farmacêutica oncológica que produz medicamento final que chega a pacientes e hospitais, mas para a produção destes medicamentos era obrigada a importar os IFAs.

Polícia Ambiental promove educação preventiva em praça pública

No sábado, dia 3 de agosto, a equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelo Sargento Saverga e Cabo Ezequiel, participou do evento denominado “Feira do Livro", promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Pirassununga, em comemoração ao aniversário de 196 anos do município. O público prestigiou o evento, com predominância de crianças e jovens, que tiveram a oportunidade de interagir com os Policiais Ambientais, e participar de atividades educativas por meio de revistinhas e bunners,, animais taxidermizados, etc. Os participantes ainda tiveram contato com materiais apreendidos utilizados para o cometimento de infrações ambientais, como armadilhas de pesca e caça, bem como manusear equipamentos e ferramentas utilizadas no dia a dia do policiamento ambiental, em especial, equipamentos náuticos como a embarcações "Onça Pintada" e a RPA/Drone "Phanton 04 ADV".

Ipem-SP realiza verificação anual de taxímetro em São João da Boa Vista

A ação é obrigatória para todas as categorias de táxi

Todos os taxistas de São João da Boa Vista deverão passar no período de 6 a 8 de agosto, das 9 às 12h00 e das 14 às 16h00, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação será na Avenida Professora Isette Correa Fontão, 1443, no Jardim das Flores. 

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

  

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2020”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2019", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município. Em São João, o valor inicial da corrida é de R$ 5,10, e o taxímetro só deve ser ligado quando o passageiro entra no veículo. Importante também estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. 

VÁ DE TÁXI

Em São João os taxistas estão desenvolvendo um aplicativo, que já está sendo usado experimentalmente, denominado VÁ DE TÁXI. Segundo alguns profissionais, o aplicativo está sendo colocado em prática para fazer frente a concorrência, principalmente as corridas agenciadas através do UBER. Segundo um taxista, ao acionar o Vá de Táxi, o passageiro fica sabendo o valor total da corrida, e o desconto, que pode chegar a 30% dos valores cobrados atualmente.

Uma das vantagens deste novo aplicativo, além de baratear as corridas, é que o passageiro vai utilizar profissionais da cidade e que são cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura Municipal.