Qui06042020

Last update04:25:25 PM

 

Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

EAPIC 2020 foi adiada e pode só acontecer no próximo ano

 

Nesta terça-feira a diretoria da EAPIC divulgou uma nota sobre a realização do evento em 2020, afirmando que num primeiro momento a maior festa popular de São João da Boa Vista, está adiada e assim não será realizada em julho

A nota assinada por Jairo Hamilton Domingues, ressalta a crise de saúde pública para cancelar o evento e diz – “Assim, comunicamos que a EAPIC será adiada. E estamos avaliando se a festa será prorrogada e realizada ainda este ano ou se a EAPIC voltará apenas em 2021.”

O documento ainda deixa uma mensagem de esperança sobre vencer “este obstáculo e em breve estaremos todos juntos na nossa arena prestigiando os maiores artistas do Brasil, com nossos filhos nas exposições de animais e com toda a família se divertindo no nosso Recinto. Não é o fim, mas apenas um até breve.”

Águas da Prata autoriza funcionamento de estabelecimentos comerciais


Flexibilização está linhada com as determinações do Plano São Paulo de retomada gradual da economia

Em linhas gerais, Águas da Prata segue com poucas alterações. Na prática o que muda é que Imobiliárias, Escritórios de Contabilidade e Estabelecimentos comerciais ficam liberados para o atendimento ao público desde que respeitadas algumas regulamentações.

O atendimento ao público nos estabelecimentos autorizados a começar a funcionar, o atendimento ao público será de segunda a sexta-feira das 10h00 às 16h00, e aos sábados das 8h00 às 12h00. Para evitar aglomeração apenas 20% do espaço que normalmente era reservado ao público deve ser ocupado; o público obrigatoriamente deverá estar usando máscaras de proteção facial; funcionários também devem usar máscaras durante todo o expediente; e o uso de álcool gel deve ser oferecido pelo estabelecimento, tanto para funcionários quanto para o público.

QUARENTENA CONTINUA

É importante que a população continue vigilante quanto aos cuidados de higiene e isolamento social, mesmo a partir desta segunda-feira (01/06 ) quando o início da flexibilização.

Pontos turísticos da cidade, como as cachoeiras, as “barraquinhas” do Parque Estadual ( Bosque ) e até as fontes de água continuam fechados para o público. 

“Além de nos manter vigilantes quanto aos cuidados que estamos tendo até aqui e que precisam continuar, precisamos ser solidários com nossos colegas comerciantes que não foram contemplados nessa fase. Se mantivermos a quarentena e os números baixos, podemos passar para a próxima fase, mas se os números não forem favoráveis, podemos regredir”, disse o Prefeito Carlos Henrique Dezena.

EVOLUÇÃO

Caso os números em Águas da Prata sejam favoráveis, no próximo 15 de junho, a cidade passa para a fase 3, amarela, de flexibilização, em que poderão ser abertos também salões de beleza e bares e restaurantes. Mas sempre obedecendo critérios que foram estabelecidos pelo governo paulista.

REGRESSÃO

Caso os números sejam desfavoráveis, a cidade pode regredir e voltar para a fase 1, vermelha, que é a fase de contaminação e de abertura somente de setores considerados essenciais [logística, segurança, abastecimento e saúde].

CATA TRECO

Paralelamente a manutenção de normas no combate da propagação do Coronavirus, a Vigilância Epidemiológica continua na ação de eliminar os criadouros do mosquito Aedes que transmite a Dengue. No último sábado, 30 de maio, a Prefeitura de Águas da Prata recolheu materiais descartados pela população do distrito de São Roque.

No próximo sábado, 06, a equipe volante vai percorrer todo o bairro da Cascata e Ponto da Cascata das 08h00 às 13h00 encerrando a campanha.

Os moradores devem deixar nas calçadas, em frete as residências, tudo o que for descartado e que pode acumular água. Haverá vistoria rápida nos quintais. É importante que os moradores permaneçam dentro das residências, mesmo durante a vistoria, pois a reclusão social precisa ser respeitada.

 A exemplo do primeiro combate, ao corona, na guerra contra a dengue a colaboração da população é decisiva, até porque, os casos tem aumentado sensivelmente.

O combate a Dengue não pode parar e a população tem papel decisivo nesse trabalho mantendo o quintal limpo e eliminando qualquer recipiente que possa servir de criadouro ao mosquito.

Futuros médicos alertam sobre impacto dos acidentes de trânsito

Estudantes da UNIFAE utilizam Campanha Maio Amarelo para conscientizar motoristas

A cada hora, quatro pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Números tão elevados levam os estudantes de Medicina da UNIFAE a realizar, anualmente, ações de conscientização junto à comunidade.

As atividades ficam a cargo dos componentes das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Geral e Trauma (LIACGT) e de Urgência e Emergência (LIAUE) e ocorrem no quinto mês do ano, durante a Campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Neste ano, excepcionalmente, em razão da pandemia de COVID-19 e da recomendação do isolamento social, parte das ações não puderam ocorrem. A boa notícia é que a circulação reduzida, provocou uma expressiva redução dos acidentes de trânsito, principalmente nas rodovias. Embora vidas estejam sendo preservadas, infelizmente esta queda é transitória e, na opinião de especialistas, nada tem a ver com o desenvolvimento de uma consciência preventiva e de segurança por parte do cidadão. Reflete, tão somente, menos carros em circulação. Por esta razão, os futuros médicos fizeram questão de enfatizar a importância de atenção redobrada no trânsito.

“A prevenção primária é a forma mais efetiva de diminuir os danos. O programa Maio Amarelo vem no sentido de prevenir acidentes principalmente entre indivíduos de 20 a 29 anos, que é a faixa etária predominante entre os alunos da UNIFAE”, destacou Thaís Arabe do Prado, aluna do sétimo semestre e presidente da LIAUE.

Além de um trânsito mais seguro, ações junto à população também proporcionam desenvolvimento profissional para os graduandos. “Tal interação médico-sociedade é fundamental para que ambos possam cumprir com excelência seu papel. Nada melhor que isso se inicie ainda dentro do ambiente acadêmico”, afirmou Eduardo Bittencourt, do sétimo semestre e presidente da LIACGT.

Eduardo ainda explicou o motivo que leva as Ligas a propor eventos e ações de conscientização: “Geralmente são as especialidades de emergência, trauma e cirurgia que atuam na linha de frente no atendimento de acidentes, tanto no ambiente intra como extra-hospitalar. Os médicos destas áreas são preparados para lidar com situações em que o tempo é crucial e cada segundo faz a diferença. Além do fato que, quando atuamos na equipe de resgate pré-hospitalar, temos de lidar com ambientes hostis e recursos escassos”.

Thaís concorda com o colega e vai além, enfatizando que especialização médica nestas modalidades é fundamental: “Não pode ser de outra forma, para que o paciente com traumatismos múltiplos receba o tratamento mais efetivo possível, visando que os danos agudos ou residuais afetem o mínimo possível a sua qualidade de vida.”

Estiva Gerbi

A Prefeitura de Estiva Gerbi aderiu ao Programa Mind Lab em Família, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de suspensão das aulas, devido ao novo coronavírus. O programa atenderá a mais de 2 mil alunos de 11 escolas do município.
O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. Dessa forma, será possível dar continuidade ao estudo dos alunos e docentes, envolvendo até os familiares, mesmo em casa.
A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas. Os conteúdos irão estimular a criatividade e o protagonismo no estudante, o engajamento das famílias, o aprimoramento profissional contínuo da equipe da rede e contará com monitoramento e avaliação. No caso dos alunos, os materiais serão disponibilizados por meio do site da prefeitura e também para os pais via e-mail e celulares (SMS e WhatsApp). Já os professores 
terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line. Um dos temas discutidos será as "Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na prática". Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados..


Sobre o Programa MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.



Unilever doa 5 respiradores à Prefeitura de Aguaí. Rotary entrega EPIs


O prefeito Alexandre Araújo recebeu em seu gabinete a diretora de fábrica da Unilever Aguaí, Juliana Torres e a coordenadora de Recursos Humanos, Tânia Costa que entregaram a doação de cinco aparelhos de respiração artificial. Os aparelhos doados serão instalados na ala preparada para receber as pessoas com suspeita ou confirmação da COVID-19, e dão suporte no atendimento dos pacientes. Após o término da pandemia, os equipamentos integrarão o Hospital Municipal que está passando por reformas e construções e será capaz de atender a população aguaiana e pode ser usado até em ambulância.

A Prefeitura de Aguaí agradeceu imensamente a Unilever que sempre está participando das ações sociais da cidade, e caracteriza responsabilidade social da empresa multinacional com a comunidade onde está instalada.

ROTARY CLUB

A Prefeitura de Aguaí recebeu do Rotary Club de Aguaí 250 kits individuais de EPIs, que serão destinados aos profissionais da Saúde Municipal. A entrega foi feita ao Prefeito Alexandre Araújo pelo presidente do clube de serviço, Antônio Van Den Broek. O Rotary realiza todos os anos a Festa das Nações na cidade e conta com alguns parceiros para a realização do evento. Com o cancelamento da festa, alguns patrocinadores autorizaram usar os valores repassados para a realização do evento para a aquisição dos kits, visando o combate contra a COVID-19.

Além de alguns patrocinadores que pediram para que seus nomes não fossem divulgados, colaboraram com a campanha do Rotary Club: Sindicato Rural de Aguaí, Fernando Braido, Rodrigues e Grenguelli, Itálica Embalagens, Farmais e Posto Ipiranga.

Ação solidária produz máscaras para troca por donativos a famílias carentes

Em São Benedito das Areias, distrito do município de Mococa, uma ação voluntária está sendo desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da Sicredi União PR/SP, Paróquia São Benedito e Fundo Social de Solidariedade. Uma dezena de voluntárias do distrito mocoquense abraçou o movimento Vestindo Minha Família, confeccionando cerca de 3.000 máscaras para a comunidade local, por conta da pandemia do novo coronavírus.

As voluntárias produzem as máscaras e costureiras locais se engajaram no projeto, de forma voluntária, e trabalham na Escola da Moda, espaço ocupado por máquinas de costura e que há alguns anos também foi cedido pela instituição financeira cooperativa. Depois de confeccionadas, as máscaras são trocadas por alimentos não perecíveis e produtos de higiene e de limpeza, donativos que são arrecadados em comércios locais – ao menos três supermercados - para serem doados a famílias necessitadas.

Recentemente a primeira troca de máscaras pelos produtos teve completa adesão da comunidade e aconteceu por meio de drive-thru, em frente à igreja da praça central da Paróquia de São Benedito das Areias, que tem à frente o Padre Luciano Muterle Guidi.

Também na coordenação da Vestindo Minha Família, o Padre Luciano, do distrito, diz que a iniciativa é muito importante e deu frutos rápidos, logo que foram iniciadas a produção das máscaras e a troca delas por gêneros de primeira necessidade, como alimentos e produtos de higiene e de limpeza.

“Nosso objetivo é auxiliar as famílias mais necessitadas, além de contribuir com a prevenção da Covid-19”, explicou. “A iniciativa partiu do Sicredi, mas, como a paróquia mantém uma parceria contínua com o Fundo Social de Solidariedade [de Mococa], tudo ficou mais fácil de se operacionalizar”, completou o pároco.

Prefeitura retoma obra do Hospital Municipal

A Prefeitura Municipal de Aguaí retomou as obras da 2ª fase do Hospital Municipal. Após a empresa vencedora da licitação abandonar a obra e sofrer processo administrativo pelas irregularidades cometidas, a empresa segunda colocada no processo licitatório, assumiu a obra.

segunda fase compreende a execução completa da Unidade de Pronto Atendimento e do Centro de Material Esterilizado com todas as adequações arquitetônicas, estruturais, instalações hidráulicas e elétricas, com proteção e combate a incêndio. O valor da obra é de R$ 1.721.849,00.

Vale ressaltar que para a reforma da estrutura, uma equipe de especialistas precisou adequar o atual espaço de acordo com as normas técnicas exigidas. O prédio existente (Antiga Santa Casa) por ser muito antigo, não atendia as normas atuais da ABNT, nem a legislação vigente, fora dos padrões da Saúde, por isso, vários projetos e estudos tiveram que ser realizados anteriormente ao início das obras. A Prefeitura está executando a obra com o mínimo de impacto, porém algumas demolições são necessárias para adequação da nova estrutura. 

A primeira fase que compreende um bloco de apartamentos para a internação do hospital e área de observação, onde serão atendidos os serviços de urgência e emergência, já está pronta e nesse momento sendo usada como parte do Centro de Triagem do Coronavírus, e que após será integrada ao Complexo Hospitalar. Vale ressaltar que a entrada na obra é permitida somente com autorização prévia e com uso de Equipamentos de Proteção.

PREFEITURA E FUNDO SOCIAL REALIZAM CAMPANHA “ Doe Calor, Espalhe Amor” é o tema de campanha em Aguai

 

A Prefeitura de Aguaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizará no próximo sábado, 16, a Campanha “Doe Calor, Espalhe Amor” que irá arrecadar agasalhos, cobertores, alimentos, produtos de higiene e limpeza.

A arrecadação será feita em sistema Drive-Thru, na sede do Fundo Social de Solidariedade, das 8 às 16h00, com entrada pela Avenida Ana Milanez Vasconcelos  (Interlagos) e saída pela Rua 7 de Setembro. As doações serão entregues às famílias necessitadas e assistidas por meio de visitas pelo Fundo Social.

Marcelo Costa comanda live Sertanejo Solidário

Na quarta-feira da próxima semana, dia 13 de maio, o cantor Marcelo Costa comanda a live SERTANEJO SOLIDÁRIO, uma ação beneficente à Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu.

A live será a partir das 20h00, e todos podem assistir e participar no Facebook, na página oficial da Santa Casa da vizinha cidade. O evento on line é uma realização da LiveOn.

Marcelo Costa além de contar seus ´causos” vai cantar seus grandes sucessos, interagir com o público on line e receber outros cantores da música sertaneja, entre eles as duplas Caíque & Cauê, Moisés Rico & Gabriel