Seg12102018

Last update09:50:03 AM

 


Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Domingo tem Feira de Artesanato na Praça Joaquim José


Na tarde de domingo, dia 9, cerca de 60 expositores participam da Feira Livre de Artesanato, organizada pelo Departamento Municipal de Turismo. O evento acontece das 14 às 19h00, na Praça Cel. Joaquim. 

Os artesãos, todos residentes no município e cadastrados na Prefeitura, irão exibir e comercializar produtos como tapetes, plantas ornamentais, caixas decorativas, vasos, bonecos, bolsas e diversas opções disponíveis aos visitantes a preços populares. 

Também no domingo (9), na praça central, das 16 às 18h00, no Fonteatro Emílio Casline, o público vai poder assistir e participar de mais uma edição do projeto “Arte na Praça”. Com coordenação de Alexandre Milan, o show musical destaca uma apresentação especial dos irmãos cantores Mateus e Gabriel Milan, e a participação de artistas convidados. 

Legislativo faz homenagem para Atirador Destaque do Ano

Na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, o Poder Legislativo de São João da Boa Vista, realiza uma Sessão Solene para homenagear e entregar o Diploma Atirador Destaque do Ano

A homenagem a um Atirador do Tiro de Guerra acontece todos os anos. O homenageado é escolhido pelos vereadores a partir de uma lista com indicação de nomes encaminhados pelo TG que aponta o jovens que mais se destacaram durante o Ano de Instrução.

Em 2018, o Atirador Destaque do Ano que será homenageado é o Anderson de Almeida Júlio.

A solenidade é aberta e está marcada para às 20h00, no Plenário Dr. Durval Nicolau da Câmara Municipal.

Professor descobre maior palmeira imperial do mundo em Rio Claro

Área do horto florestal de Rio Claro em que está a palmeira recordista

Espécie tem 42,5 metros de altura e supera a mais alta descrita por revista especializada

Professor e pesquisador da Unesp em Rio Claro, Mauro Galetti descobriu com a ajuda de um estudante estrangeiro aquela que está sendo descrita como a "maior palmeira imperial do mundo", localizada no horto florestal da cidade do interior paulista.

Doutorando da universidade dinamarquesa de Aarhus, o suíço Vincent Fehr estava mapeando espécies exóticas no horto e havia lido semanas antes um artigo científico sobre as palmeiras mais altas do mundo em uma revista especializada. Na medição da altura das palmeiras com um clinômetro --instrumento usado para medir o ângulo de um plano ou linha inclinada em relação ao horizonte-- o estudante estrangeiro se espantou com a altura de uma delas. "Foi quando ele disse para mim: ‘acho que essa bateu o recorde’", lembra o professor Mauro Galetti. 

De acordo com a revista da Sociedade Internacional de Palmeiras, a palmeira imperial mais alta já registrada tem 39 metros de altura. A do horto florestal de Rio Claro chegou a 42,5 metros. “Foi uma descoberta por acaso", conta Galetti.

O plano agora é descrever a palmeira imperial do horto de Rio Claro para a revista especializada e formalizar a descoberta, tornando-a uma referência para despertar o interesse das pessoas por ecologia e também pela história local. O professor da Unesp estima que a espécie tenha entre 130 anos e 150 anos.

“Pela história que levantamos, ela provavelmente foi plantada pelo Barão de Piracicaba quando ali se plantava café", diz Mauro Galetti.

Prefeitura realiza Parada deNatal na sexta-feira


A Prefeitura Municipal de Aguaí realiza na próxima
sexta-feira, dia 7, a partir das 20h00, a Parada deNatalque faz parte da Programação “Natal  em Canto e Luz”. Com início na Rua Capitão Silva Borges na altura da Rua Santos Dumont, a Parada passará por um trecho da Rua Valins e chegará até a Praça Matriz Bom Jesus, onde no Calçadão, está montada a casinha
do Papai Noel (aberta ao público para fotos). No local também há o Presépio e o Túnel Iluminado.
Proporcionando um momento lúdico e mágico, a Parada conta com apresentações de personagens do universo natalino, utilizando muita luz e imaginação, com atores, bailarinos, artistas circenses e ginastas.
A Associação Comercial e Empresarial de Aguaí é parceira do evento.

Legislativo faz homenagem para Atirador Destaque do Ano

Na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, o Poder Legislativo de São João da Boa Vista, realiza uma Sessão Solene para homenagear e entregar o Diploma Atirador Destaque do Ano

A homenagem a um Atirador do Tiro de Guerra acontece todos os anos. O homenageado é escolhido pelos vereadores a partir de uma lista com indicação de nomes encaminhados pelo TG que aponta o jovens que mais se destacaram durante o Ano de Instrução.

Em 2018, o Atirador Destaque do Ano que será homenageado é o Anderson de Almeida Júlio.

A solenidade é aberta e está marcada para às 20h00, no Plenário Dr. Durval Nicolau da Câmara Municipal.

Alunos premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Na manhã desta quinta-feira, 29, foi realizada a entrega das medalhas e certificados de premiação aos alunos que participaram da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA da EMEB Luiza de Lima Teixeira. Ao todo foram 16 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

A solenidade aconteceu no auditório da escola, contou com a presença dos alunos, professores, pais, funcionários, equipe gestora e da Supervisora de Educação, Kelly Cristina Barrado, que no ato também representou a Diretora Municipal de Educação, Maria Helena Angelini Santana.

“A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica já virou tradição em algumas das escolas da rede municipal. O interesse dos alunos pelo assunto vem aumentando e os resultados estão melhorando e isso é consequência do trabalho realizado durante todo o ano letivo pelos professores”, explicou a Supervisora, Kelly Cristina Barrado.

“Pode se trabalhar aprofundando maior conhecimento sobre sistema Solar, Fases da Lua, Estações do ano, através de pesquisas que são proporcionados pelo próprio Oba. É um conhecimento novo, não só para os alunos, mas também para os professores, cada vez mais estão participando e eles gostam bastante. É uma alegria muito grande para nós, a cada ano temos um número maior de medalhistas” contou a Diretora da escola, Alessandra Daroz Martins.

A Olimpíada possui uma única fase que aconteceu por meio de uma prova no dia 18 de maio, nas escolas participantes. As Escolas municipais Nicola Dotta e Genoefa Pan Bernardo também tiveram alunos vencedores..

Os alunos vencedores da Emeb Luiza de Lima Teixeira foram:

Sarah Borges Nogueira - Medalha de Ouro
Isadora Gabriely Nogueira Figueiredo - Medalha de Ouro
Maria Clara Beltrami Cyrino - Medalha de Ouro
Yasmim Soares Machado - Medalha de Ouro
Beatriz Mazzi Curcci Faria - Medalha de Ouro
Pedro Henrique Gomes Martins - Medalha de Prata
Sarah de Paiva Batiston - Medalha de Prata
Laura Filisberto Gomes - Medalha de Bronze
Mateus Estevam Gregório - Medalha de Bronze
Henrico Zanelli Asterio - Medalha de Bronze
Julia Ferreira Martins - Medalha de Bronze
João Augusto Mariano Rodrigues - Medalha de Bronze
Dayni Honorato Rodrigues dos Santos- Medalha de Bronze
Matheus Garcia Falda - Medalha de Bronze
Samuel Bertoluci de Soua - Medalha de Bronze
Eduardo dos Santos Correa - Medalha de Bronze

 

Sobre a Olimpíada

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Prefeitura de Águas da Prata institui material de civismo com participação do Tiro de Guerra


O vice-prefeito de Águas da Prata, José Ricardo Sassaron, e o chefe de Gabinete, Rafael Dezena,  estiveram na sede do Tiro de Guerra de São João da Boa Vista, onde trataram com o Sargento Carvalho uma atividade que vai ser instituída nas escolas da vizinha Estância.

O Exército Brasileiro já disponibilizou para a prefeitura pratense, uma cartilha que aborda a importância do Hino Nacional, da Bandeira Brasileiro e questões relativas ao respeito para com a pátria. O material vi ser distribuído aos alunos como parte deste projeto a ser implantado no ano letivo de 2019.

A distribuição do material é um complemento à execução do Hino Nacional que acontece uma vez por semana com a participação de alunos e educadores. A proposta inclui ainda a apresentação dos atiradores do Tiro de Guerra uma vez por mês, em cada uma das escolas.

“Nossa intenção é incrementar esta atividade já no próximo ano letivo. O Sargento Carvalho se prontificou em colaborar com a gente. É um ato de civilidade que precisa ser incentivado. Consideramos de suma importância despertar este sentimento de patriotismo nas crianças. É algo que elas vão levar para toda a vida”, disse o prefeito em exercício José Ricardo Sassaron.

Noeland é opção de passeio em Holambra para curtir a magia do Natal

(Fotos Carolina Zia e Vera Longuini)

 

As luzes de Natal e o reino mágico do Papai Noel vão encantar os visitantes dasegundaedição da Noeland, que começou em Holambra no último final de semana e vai até 23 de dezembro. O evento acontece desexta-feira a domingo, das 13h às 23h. Shows musicais, espetáculos teatrais, balé, fanfarras e bandas, pista de patinação, uma praça de alimentação com pratos típicos doNatale cervejas especiais, e uma área de compras com sugestões de artigos de decoração,souvenirse presentes estão no rol de atrações. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30,00 (meia). A diversão é garantida com chuvas de neve e de bolinhas de sabão, escorregador, balanços, além de trenzinho e trenó que passeiam pelo parque, e várias outras atividades. O evento conta com 30 mil m² de área decorada, onde estão instalados cinco cenários temáticos: Noel Zoo, Play Noelito, Parque do Dudu´s, Alpes de Noeland e o Vilarejo de Noel.

       

Atrações

Durante os cinco finais de semana do evento, serão apresentadas mais de 100 atrações musicais. A Noeland preparou atividades especiais como o “Snow Show” com aSnow Girl(Garota da Neve), que será interpretada por Isabella Pagnota (participante doThe Voice Kids, da Rede Globo), o “Petit Cirque”, com ginastas e o “Noeland: O Musical”, com apresentações às 15h e às 20h.

Outra atração que encantará os visitantes é o “Illumination”, acendimento cadenciado das luzes da Noeland. O espetáculo será realizado todos os dias do evento às 19h45 e às 22h45. A Parada deNatal- desfile de carros alegóricos com o Papai Noel e outros personagens do evento - tambémterá duas edições diárias: às 16h30 e 21h30.

Apenas cinco atrações especiais serão cobradas separadamente: “Noeland: O Musical” (R$ 30,00), patinação no gelo (R$ 30,00), arvorismo (R$ 10,00), brincadeira sobre as redes - como a dos trapezistas de circo - (R$ 10,00), e o passeio nos carrinhos elétricos (R$ 20,00).                    

Gastronomia

A praça de alimentação tem opções de restaurantes e bar. Pratos típicos doNatale cervejas especiais estão no menu. São três ótimos restaurantes com cardápio especial alusivo à data, um boteco para degustação de vários tipos de cervejas e quitutes, variedades dechopp, vinhos, sucos, chocolates, doces, tortas e sorvetes. 

Compras

Os visitantes também encontram, na Alameda dos Presentes, artigos bem interessantes para as compras. As lojas venderãosouvenirsdos personagens Princesa Natali e Noelito, arranjos exclusivos, guirlandas e árvores deNatal, velas, cordões de LED, fitas, laços e vários outros artigos.       

Serviço:
Noeland
Data:
de23 de novembroa23 de dezembro, desextaadomingo
Horário:das 13h às 23h
Onde:Parque da Expoflora, em Holambra
Estacionamento: R$ 30,00
Informações:
www.noeland.com.brou pelo telefone (19) 3859-9470

Exército Brasileiro realizará Ação Cívico - Social em Aguaí


O 4º Batalhão de Infantaria Leve, uma das Organizações Militares da 12ªBrigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), no contexto da Operação AgulhasNegras 2018, realiza nesta quarta-feira, 28 de novembro, da 9 às 17h00, um evento no Ceasinha. 
O objetivo é promover a interação da população com o Exército Brasileiro, por meio de atividades que dão assistência e auxílio a comunidade, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos. Deacordo com a Brigada Aeromóvel essa também é uma maneira demonstrargratidão, pela recepção e cordialidade com que os militares foramrecebidos e tratados durante o período em que a tropa esteve na cidade.
A Brigada realizará uma Formatura de encerramento da Operação na Cidade com Desfile da Tropa para apreciação dos  moradores. O desfile está marcado para às 9h00, na Avenida Ana Milanês Vasconcelos, Parque Interlagos. 
No Ceasinha também haverá Exposição de Material de Emprego Militar;  apresentação da Banda de Música do 4º BIL, às 10h00 e às 15h00; Pista decordas para as crianças; passeio de viatura e Orientação Médica e Odontológica.
A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde fará também medição depressão arterial, testes rápidos de HIV e Sífilis e distribuição de
preservativos. A Vigilância Ambiental/ Controle de Vetores estarápresente orientando sobre os cuidados e prevenção do mosquito Aedes aegypti causador da Dengue e outras doenças.