Sab12162017

Last update02:23:11 PM

Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Quem ama tem histórias para contar

Amanda Coelho

O dia dos namorados tem vários significados. Para alguns, lembranças do primeiro beijo, primeiro encontro, primeiro presente, enquanto para outros, a sensação de comemorar a primeira vez essa data ao lado de quem ama.

Milhares de casais apaixonados aproveitam essa data para relembrar os melhores momentos da história de amor, fazer declarações e dar presentes. As surpresas românticas também são responsáveis por tornar esse dia ainda mais especial. E alguns casais sanjoanenses tem histórias marcantes para recordar.

O Primeiro Amor  sempre é o primeiro

Amanda Coelho

Daniela Ruy e Claudinei Martinez Cândido, mais conhecidos como Dani e Dido. Dani conheceu o Dido quando ela tinha 14 anos e ele 22, em um campo de futebol perto da sua casa. Depois de alguns encontros eles começaram a namorar. Dido foi o primeiro namorado de Daniela.

O namoro durou um ano e foi rompido por Dani. De acordo com ela, o namoro acabou pois sua família não aprovava o namorado. Após a separação, cada um  seguiu sua vida.

Dido conheceu outra mulher com quem teve uma filha, enquanto Dani ficou 15 anos com outro parceiro com quem chegou a se casar.

Claudinei contou que sempre que eles se cruzavam na rua, ainda trocavam olhares e rolava uma paquera. “O coração ainda disparava”, afirmou ele. Então, depois de 17 anos, o destino uniu novamente Dani e Dido.

“Eu estava nas Redes Sociais, quando o Facebook me sugeriu para adicionar Dido. Então pedi solicitação de amizade e minutos depois ele já me chamou no chat e começamos a conversar”, contou Daniela.

Dani que estava separada do marido topou marcar um encontro com Dido e depois do primeiro encontro aconteceram muitos outros, até que dois meses depois, Claudinei foi até a casa de Daniela pedir sua mão em namoro. Um mês depois o casal foi morar junto, e já com três anos de convivência e felicidade, já pensam em ter filhos.

15 anos – Sempre Namorados

Amanda Coelho

Andreia Daniel Nogueira e Helton Rubens Romão conseguiram o que muitos casais não conseguem. Neste ano o casal completa 15 anos de namoro. Andreia conheceu Helton através de alguns amigos em comum quando ela tinha 15 anos e ele 22. O primeiro encontro aconteceu em 2002 e logo depois o casal decidiu assumir o namoro.

Andreia teve um pouco de dificuldade em revelar o namoro para sua família, pois seus pais eram controladores. Mas com o tempo, foram se encaixando e o casal permanece firme até hoje.

Em 2005, Helton e Andreia ficaram noivos e mesmo com tanto tempo de namoro, o casal ainda mantém a tradição de namoro mesmo: moram em casa separadas e se vêem apenas nas terças-feiras e aos finais de semana. Andreia disse que o casamento ainda está nos planos, mas que não tem o sonho de casar de vestido de noiva. Para ela uma cerimônia simples já é o suficiente. “Não tem um motivo especifico para ainda não termos casado. Fomos namorados e namorando estamos assim até hoje. Sempre em comum acordo”, afirmou.

Eternos Namorados e muito amor

Amanda Coelho

Outra historia que vai inspirar os apaixonados neste dia dos namorados, é a de Benedita Jorge Desidério Domingos, 73 anos, e Sebastião Teodoro Domingos, 74 anos. Tião e Dita como são chamados pelos amigos estão casados há 48 anos, e mais alguns de namoro. Juntos venceram e continuam unidos enfrentando as dificuldades e as alegrias da vida. Como juraram no dia que casaram: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

E ambos se lembram com detalhes como se conheceram. Dona Dita disse que os olhares se trocaram pela primeira vez no teatro de São João da Boa Vista quando ela tinha 17 anos e ele 18. “Eu estava saindo de uma peça e ele chegando para a próxima, nos cruzamos na porta quando eu estava indo embora e ele chegando. Foi aí que trocamos o primeiro olhar”, relembrou. Algum tempo depois o casal se reencontrou próximo ao cemitério da cidade em Dia de Finados, se conheceram melhor e decidiram então começar a namorar.

Depois de 8 anos de namoro, Dita e Tião decidiram se casar e neste ano completaram 48 anos de casado. Questionada sobre como manter um casamento, Benedita respondeu sem titubear - “Primeiramente é Deus, depois o amor entre nós dois, ter dialogo, compreensão e saber perdoar”.

Ao longo da vida, o casal teve 4 filhos biológicos e 2 adotivos. Hoje são rodeados por 8 netos, 2 bisnetos e mal esperam pela chegada do terceiro bisneto que esta previsto para nascer ainda neste mês.

De acordo com Sebastião, mesmo há tanto tempo juntos, o casal faz questão de não deixar de lado uma data tão marcante e ainda comemoram o Dia dos Namorados todos os anos, com jantares românticos e presentes. Dona Dita ainda contou que tinha o sonho de levar uma vida igual ao de seu sogro e sua sogra. “Sempre admirei a parceria dos pais dele. Eles nunca brigavam e eu sempre sonhei em ter um casamento assim com ele e hoje vejo que conseguimos”.

Ainda em clima de romance, ao recordar as historias, o casal fez questão de se declarar “Eu te amo e sempre vou te amar”, disse Benedita ao marido.

“Te amo muito e quero sempre estar ao seu lado”, respondeu Sebastião, mostrando que mesmo depois de tantas décadas juntos, o amor só aumenta e não tem idade.

Nunca é tarde para se apaixonar

Amanda Coelho

Uma Banda que se chama Ás de Ouro. Formada por músicos da Melhor Idade. Um deles, Emílio, 62 anos, foi até o Departamento de Cultura e solicitou um espaço para realizar um baile sempre animado com a Banda Ás de Ouro e para um público mais especial – da Melhor Idade. Os músicos queriam promover estes encontros uma vez por semana, no período da tarde.

Solicitação aprovada, todas as terças-feiras, num dos galpões da antiga Fepasa, no Largo da Estação, das 13h30 às 16h30 têm, com certeza, um baile bem animado, frequentado por homens e mulheres de todo canto da cidade.

De acordo com Emilio, ele não imaginava que a iniciativa teria tanto sucesso. “Não pensei que o pessoal animaria tanto e hoje percebo que todos os bailes sempre estão cheios”.

A cada semana o público aumenta. E não é que tem até dançarinos e dançarinas que esperam encontrar neste lazer um namorado ou namorada?

Uma das frequentadoras é Tereza Viviane de 77 anos, que é a prova viva de que amor não tem idade. Tereza frequenta o baile realizado no salão da antiga Fepasa todas as tardes das terças-feiras. E segundo ela, sempre dança bastante. “Gosto dos bailes porque acabo conhecendo bastante gente. Sempre danço com um e depois danço com outro e no fim, sempre acaba rolando uma paquera”, contou. Viúva há 16 anos, Dona Tereza teve alguns namorados nos últimos anos e terminou o mais recente há apenas três meses. Mãe de quatro filhos, ela chama as amigas também viúvas e vai para os bailes da cidade e quando questionada sobre conhecer novos “rapazes”, Tereza responde: “Sempre disposta a conhecer um novo namorado”.

São João é destaque na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa


A Prefeitura de São João da Boa Vista foi convidada pelo presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, para uma apresentação na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, na última sexta-feira, dia 20, em São Paulo.

Na ocasião, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, acompanhado da diretora da Assessoria Planejamento, Amélia Queiroz, saudou os presentes, a maioria empresários, e convidou-os a conhecer São João e seu potencial econômico e social.

O prefeito entregou ofícios ao cônsul-geral do Japão, Takahiro Nakamae: um em nome da Prefeitura, para agendamento de visita oficial a São João da Boa Vista; e outro, enviado pelo reitor da UNIFAE Prof. Dr. Francisco Arten, convidando a autoridade japonesa para palestra no Centro Universitário.

Em seguida, Amélia Queiroz fez um breve relato das ações e políticas públicas desenvolvidas pelo município e exibiu um vídeo institucional ressaltando os principais atrativos da cidade nas áreas de interesse dos empreendedores.

“Esta apresentação é muito importante para a estratégia da administração municipal de projetar São João internacionalmente. No segundo semestre receberemos na cidade o Cônsul da China e uma delegação de empresários chineses e estamos em conversações com outros países”, afirmou Amélia.

Durante o evento na Câmara de Comércio e Industria Japonesa, a diretora destacou os indicadores sociais, que situam São João entre as melhores cidades do país em qualidade de vida e ambiente para negócios.

Também foram distribuídos cadernos especialmente preparados pela Assessoria de Planejamento, editados em japonês, nos quais são elencados 50 motivos para investir em São João.

“Estamos expandindo os contatos, em busca de investimentos para nossa cidade. Fomos bem recebidos pela Câmara de Comércio do Japão e esperamos colher bons frutos dessa nova parceria que surge”, comentou Vanderlei.

Após a apresentação, prefeito e diretora assistiram a palestra do presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação João Carlos Saad, cujo tema foi o “Papel da grande mídia nas relações Brasil-Japão”.

Caixa inicia pagamento da 3ª fase das contas inativas do FGTS


A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (12) o pagamento das contas inativas do FGTS para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. Mais de 7,6 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de junho. O valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 10,8 bilhões e equivale a cerca de 25% do total disponível.

 No sábado, dia 13, mais de 2 mil agências da CAIXA estarão abertas das 9 às 15h00, para atendimento a este terceiro grupo de pagamentos.

E nos dias 12, 15 e 16 de maio, as agências abrirão duas horas mais cedo para atender exclusivamente os trabalhadores deste terceiro grupo de pagamentos de contas inativas do FGTS,  solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

BALANÇO

Entre os dias 10 de março e 03 de maio, a CAIXA registrou o pagamento de mais de R$ 16,6 bilhões relativos às contas inativas do FGTS. O número de trabalhadores nascidos entre janeiro e maio que já sacaram alcançou 10,6 milhões de pessoas.

 O valor equivale a 91% do total inicialmente previsto (R$ 18,1 bilhões) e aproximadamente 84% dos trabalhadores (12,5 milhões), nascidos entre janeiro e maio, beneficiados pela MP 763.

Pagamento

O pagamento das contas inativas vai até o dia 31 de julho deste ano, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

Valores até R$ 1.500,00 podem ser sacados no autoatendimento, apenas com a senha do Cidadão. Para valores até R$ 3.000,00, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA. Acima de R$ 3.000,00, os saques devem ser feitos nas agências CAIXA, ou por opção de crédito em conta.

 Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para valores acima R$ 10 mil é obrigatória a apresentação de tais documentos.

 A CAIXA criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/contasinativas) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao pagamento de conta inativa. Na página, o trabalhador pode visualizar se possui contas contempladas pela MP 763/16, o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

 Outra opção de atendimento aos trabalhadores é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 2017. No telesserviço será possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento.

 Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF ou PIS/PASEP (NIS). Nesses canais, o trabalhador pode, inclusive, indicar que deseja receber o crédito em uma de suas contas na CAIXA.

Quem pode sacar

De acordo com a MP 763/16, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS.

Vacina contra a Gripe disponível em todas Unidades de Saúde


A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou com uma novidade: a partir de agora, os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões de profissionais da educação poderão se vacinar contra a gripe. A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 será de mobilização nacional.
O slogan da campanha neste ano é “Vacine-se. Deixe a gripe pra lá”, tendo como padrinho o sambista Martinho da Vila. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.

PÚBLICO ALVO
Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
EM SÃO JOÃO
Todas as 13 unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São João da Boa Vista estão preparadas para receber a população durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe).
No dia 14 de maio, um sábado, o Dia D da vacinação, todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h.
O Departamento Municipal de Saúde fez um planejamento para aplicar as doses e facilitar o atendimento aos grupos prioritários. 
 Na etapa 1, que começou na segunda-feira, dia 17, o foco são os trabalhadores que atuam na área da saúde e pessoas com mais de 60 anos de idade.
 Gestantes, mulheres que tiveram filho recentemente (até 45 dias do parto), crianças com mais de seis meses, menores de cinco anos e indígenas compreendem a etapa 2, com vacinas a partir do dia 24.
 A etapa 3, a partir de 2 de maio, tem as atenções dedicadas ao público com doenças crônicas não transmissíveis. Neste caso, há a necessidade de comprovação.
Já a etapa 4, é dedicada a professores e demais grupos.

Casa Rocca promove Feira de Noivas e Festas


No próximo final de semana a Casa Rocca Eventos promove a 2ª Feira de Noivas e Festas. O evento tem início na noite de sexta-feira e prossegue no sábado (11) e domingo (12).

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de vários profissionais de São João e região do seguimento de Festas. A entrada é Franca.

A Casa Rocca está há três anos sob administração de Cléo e Paulo do Cléo Ribeiro Buffet que, desde sua apresentação do espaço em 2014, tem realizado anualmente na casa a festa conhecida como Aniversário de Cléo Ribeiro Buffet em Casa Rocca. Esse ano a festa do Terceiro Aniversário de Cléo Ribeiro Buffet em Casa Rocca será comemorada juntamente com a Festa de Encerramento da Segunda Mostra de Noivas e Festas.

O público poderá adquirir seu convite à R$ 80,00 ( cardápio completo com bebidas e drinks inclusos) nos dias de visitação da Mostra de Noivas e Festas ou até o dia 15 de março na Casa Rocca que fica aberta das 9 às 18h00.

Na festa do dia 18 de março serão sorteados brindes pelos profissionais que participaram da Mostra.

HORÁRIOS

Na sexta-feira, dia 10, a 2ª Feira de Noivas e Festas abre ao público às 17h00 e a visitação segue até às 22h00. No sábado o evento fica aberto à visitação pública das 14 às 22h00, e no domingo (12), das 11 às 18h00.

Sanjoanense lança livro em Campinas

Tarcisio Torres Silva é sanjoanense, professor da PUC-Campinas na área de Comunicação, e vai lançar um livro na Livraria da Vila, localizada no Shopping Galleria, em Campinas.

Lançado pela Paco Editorial com o apoio da FAPESP e da CAPES, o livro “Ativismo digital e imagem: estratégias de engajamento e mobilização em rede” foi elaborado a partir da tese de doutorado de Tarcisio Torres Silva, defendida no programa de Artes Visuais da UNICAMP.

A obra trata das imagens e afirma que elas têm papel essencial na construção de estratégias de engajamento e mobilização no contemporâneo, pois é por meio delas que as causas conseguem projetar-se local e globalmente pelas redes de comunicação digital. Fotografias e vídeos podem ter características estéticas particulares que fundem elementos de impacto sensorial, tais como o uso da violência, o senso de imediatismo e a utilização do corpo, com aspectos ligados à circulação nas mídias e à mobilidade dos aparelhos de gravação, reprodução e divulgação.

A intensidade com que algumas dessas imagens foram repercutidas nos coloca questões como: que aspectos estético políticos carregam as imagens produzidas em manifestações contemporâneas? Que impacto elas têm sobre a audiência imersa em ambientes midiáticos híbridos e móveis? O que há de particular na experiência política proporcionada por essas imagens? Estas e outras questões são abordadas no decorrer deste livro, que faz uso de exemplos de ações ativistas com grande repercussão afim de contribuir para a reflexão do papel da imagem nas práticas políticas contemporâneas.

LANÇAMENTO

O lançamento do livro com noite de autógrafos do escritor e professor está marcado para a próxima quarta-feira, dia 8 de março, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping – Campinas, a partir das 18h30.

Público-alvo

Estudantes, docentes, pesquisadores e demais interessados em comunicação, redes sociais, estética, política e engajamento.

O AUTOR

Tarcisio Torres Silva é professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (mestrado) do Centro de Linguagem e Comunicação. Doutor em Artes Visuais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998). É mestre em Artes (2008) pela Unicamp. Como pesquisador, atua no campo da imagem e tem interesse por estética, políticas do corpo, tecnologia e mobilidade.

São João sai na frente e implanta Prontuário Eletrônico da Saúde

Prefeito exigiu adequação do programa às necessidades do município

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde fixou prazo de 6 meses para que todas as Unidades Bsicas de Saúde (UBS) do país adotassem o Prontuário Eletrônico, sistema que permite, entre outras funcionalidades, acessar, online, o histórico do paciente, agendar consultas e exames e gerenciar estoques.

São João da Boa Vista se antecipou e iniciou o processo de implementação do Prontuário Eletrônico em 2013, primeiro ano da atual administração.

A empresa Salute venceu a licitação e foi contratada para o desenvolvimento do software, em conjunto com os técnicos do Departamento de Saúde e Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho supervisionou todas as etapas de instalação do Prontuário Eletrônico e exigiu diversas alterações no projeto, visando adequar o sistema às necessidades do município.

Entre as adaptações está a que bloqueia pedidos de exames em duplicidade. “Era muito comum o paciente ser encaminhado repetidas vezes para realizar o mesmo exame. Com o Prontuário, reduzimos esta prática e também o absenteísmo, que é quando a pessoa marca a consulta e não comparece, prejudicando quem realmente precisa”, afirma Vanderlei.

O agendamento de consultas mudou e passou a ser organizado de forma eletrônica, podendo ser visualizado por médicos e todos os profissionais das unidades, melhorando desta forma o fluxo de atendimento às demandas do usuário.

A distribuição de medicamentos e insumos na redetornou-se mais ágil depois do Prontuário Eletrônico, uma vez que o software emite relatórios de previsão de consumo, quantidade em estoque e o prazo de validade dos produtos.

“O Prontuário Eletrônico é uma conquista para a gestão da saúde no município e requer atualização constante, pois os processos evoluem e temos que ficar atentos a isso”, conclui o prefeito.

Para Lúcio Doval, diretor de saúde, os resultados da implantação do Prontuário Eletrônico começam a surgir, porque médicos e servidores da Saúde passaram a integrar esta importante ferramenta de gestão em suas rotinas.

“Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação do Prontuário Eletrônico, e novos recursos tecnológicos inovadores, em operação nos diversos ambientes de saúde. Nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados em utilizar o Prontuário Eletrônico, pois atuam em um cenário adequado à plena realização profissional.”, comenta.

Saúde eleva nota de São João no Índice de Efetividade da Gestão do TCE

O conjunto de ações em todas as áreas da administração municipal rendeu à Prefeitura sanjoanense o conceito B+ (muito efetivo) no Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), ano base 2015, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, divulgado em 2016.

Na apuração do TCE-SP, a Saúde obteve o conceito A (altamente efetivo), atestando a qualidade dos investimentos da municipalidade no setor.

Além da implantação do Prontuário Eletrônico, a Prefeitura reformou todas as 12 unidades de Saúde e inaugurou a UBS Dr. Benedito Rocha Westin, no Jardim das Azaléias.

O poder público mantém, ainda, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) para atendimento psiquiátrico de crianças e adolescentes, pacientes com transtornos mentais graves e quadros depressivos, e pessoas em tratamento contra álcool e drogas.

Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem capacidade para atender cerca de 400 pacientes / dia e está equipada com raio-x, eletrocardiograma, salas de inalação, gesso e imobilização, curativos e suturas, coleta de exames, emergência, nove leitos para pacientes em observação e sala para pequenas cirurgias.

A unidade integra a Rede de Atenção às Urgências (RAU) do Ministério da Saúde, da qual faz parte o SAMU – Serviço Móvel de Urgência - e conta com dois clínicos gerais e um pediatra.

Horário de Verão termina no próximo domingo


O horário de verão termina no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A medida, em vigor desde outubro, visa proporcionar uma economia de energia para o País, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo maior aproveitamento da luminosidade natural.

Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931.

A previsão do governo é de que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Centro de Zoonoses participa de censo animal

(Na foto a equipe que vai colher os dados sobre os animais) A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo e da UNIFEOB, iniciou na segunda-feira, dia 23, a primeira etapa do levantamento da população de cães e gatos em São João da Boa Vista. O estudo faz parte da tese de doutoramento de uma médica veterinária, e o trabalho será utilizado também pelo Centro de Zoonose, principalmente para nortear o trabalho da Vigilância sobre morte de animais contaminados por Raiva. O trabalho da veterinária que tem apoio da Prefeitura Municipal através do Centro de Zoonose, é um levantamento inédito que poderá servir para nortear outras pesquisas. O encerramento do trabalho está previsto para o dia 3 de fevereiro, e servirá como base para ações de educação em saúde, manejo populacional de cães e gatos de rua, vigilância, controle da raiva e outras zoonoses. Os pesquisadores irão visitar as residências escolhidas por sorteio e amostragem. A população deve estar atenta, pois os pesquisadores estarão uniformizados e identificados. CCZ O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) está localizado no Bairro do DER, e faz o trabalho de prevenção de doenças, entre elas as transmitidas por animais. Importante esclarecer que o CCZ não recolhe animais abandonados, apesar da sede ter local de confinamento. Neste confinamento são colocados apenas os animais recolhidos que estão acometidos por alguma doença, e ficam em observação para avaliação da doença e se ela pode ser transmissível, gerando protocolos de intervenção dos técnicos.