Sab10192019

Last update03:32:00 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

Demissões na Usina de Itaiqua transcorre sem incidente e com presença da PM

 

No início do mês a Usina de Itaiquara, no município de Tapiratiba, anunciou demissões de funcionários. Os trabalhadores que perderam o emprego disseram que a empresa alegou redução da folha de pagamento. Para o sindicato que representa os trabalhadores, as demissões devem afetar a economia da cidade e dos municípios vizinhos, e que a Usina prometeu fazer os acertos em dez dias.

A usina de açúcar e álcool fundada há mais de 100 anos. Os funcionários demitidos são do interior de São Paulo e também de algumas cidades de Minas Gerais, já que a usina fica bem perto da divisa dos estados. Foram demitidos tralhadores da área de produção e do escritório central.

A Usina Itaiquara foi fundada em 1909 e emprega atualmente cerca de 1.700. Recentemente a empresa fechou sua confeitaria em Guaxupé. A empresa tem unidades em Tapiratiba e São José do Rio Pardo.

 

PRESENÇA DA PM

Nesta quinta-feira, dia 17, a Usina Itaiquara solicitou apoio da Polícia Militar, informando que na sede da empresa ocorreria um procedimento de rescisão trabalhista decorrente de demissão em massa. Cerca de 180 trabalhadores estavam no local e uma equipe da Polícia Militar foi destacada para acompanhar os trabalhos da empresa, que transcorreu normalmente, sem qualquer incidente.

Touro Angus Registrado chega em Jaguariúna


No próximo dia25 de outubro, a cidade de Jaguariúna receberá o Circuito Touro Angus Registrado. Promovida pela Associação Brasileira de Angus, a série de palestras é gratuita e visa fornecer informações sobre o uso animais registrados para o melhoramento genético dos rebanhos. O encontro ocorre a partir das 19h00, na Red Eventos.

Durante o encontro, o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, irá destacar as vantagens do uso de reprodutores selecionados e as melhores perspectivas de cruzamento em diferentes ecossistemas. “O Angus se adapta muito bem aos diferentes climas do país, mas, para isso, é necessário fazer o manejo correto dos animais”, recomenda Pivato, ressaltando a importância da seleção eficiente de reprodutores para geração de crias que atendam aos objetivos de cada propriedade.

Na mesma linha, a superintendente de Registro Genealógico da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), Silvia Freitas, destacará os benefícios de usar touros registrados no rebanho e dará dicas para que os criadores saibam escolher os melhores reprodutores para o desenvolvimento da genética. Silvia também falará sobre o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), programa oficial da raça Aberdeen Angus. “Irei mostrar aos criadores como interpretar os dados da avaliação genética dos animais”, conta.

Sobre a seleção para a produção de carnes de qualidade falará o coordenador regional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Carvalho Borges. Segundo Borges, levar o ciclo de palestras para o Sudeste do país é um grande avanço, visto que na região há muito cruzamento industrial. “O evento vem para enfatizar o uso correto da genética, visando o objetivo de cada propriedade”.

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Angus de São Paulo, Renato Ramires Junior, o evento é uma oportunidade para salientar aos criadores que é imprescindível trabalhar com animais com registro. “Só assim é possíveltera segurança do que está sendo comprado”, avalia o presidente.

Raça Angus

A raça Angus está no Brasil desde 1906 e é a preferida dos criadores para cruzamento com zebuínos no Sudeste e no Centro-Oeste do país por conferir precocidade aos animais e maciez à carne. Por isso, lidera o ranking de comercialização de sêmen no Brasil com 4.944.288 doses vendidas em 2018, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). O volume representa um crescimento de 28,3% em relação a 2017. Desde 2003, a Angus também atua através do Programa Carne Angus Certificada, considerado o maior programa de carne premium do país.

CDHU abre inscrições via aplicativo de celular para sorteio de 70 casas em Mococa

Foto Ilustrativa

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) abriu inscrições para o sorteio de moradias na cidade de Mococa. O processo será por meio de aplicativo de celular, e começou nesta segunda-feira, dia 14, e vai até às 9 horas do dia21 de outubro. Gratuito, oappestá disponível para Android e Iphone.

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU, está construindo 70 casas no município. Os interessados em concorrer a um dos imóveis deverão acessar o site da CDHU (cdhu.sp.gov.br) e clicar nas inscrições para o empreendimento Mococa G, em seguida em "Saiba mais". Lá, irão inserir o número de celular e serão redirecionados para instalar o aplicativo. Uma vez instalado, serão incluídos no grupo da CDHU e poderão efetivar a inscrição. Ao concluir o processo, receberão o número da inscrição peloappe também pore-mail.

A inscrição só poderá ser efetuada por celular. O sorteio público definirá os titulares e os suplentes para aquisição das moradias. Do total de casas, 7% serão destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos e 4% a policiais ou agentes penitenciários. As demais unidades serão sorteadas entre a população em geral inscrita.

Para concorrer aos imóveis, o interessado deve morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos,terrenda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e nãotersido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos. O edital com os critérios e condições para a inscrição pode ser consultado no sitecdhu.sp.gov.br.

As casasterão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, distribuídos em 56,67 m2, e são edificadas na Rua XVde Novembro, no Distrito de São Benedito das Areias. O empreendimento é viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura. O prazo de financiamento dos imóveis será de até 30 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

Cidade das Artes entra na reta final das obras na antiga CEAGESP

 

As obras que estão sendo realizadas na antiga CEAGESP estão em fase final, e dentro de pouco tempo a Prefeitura de São João da Boa Vista vai entregar à população o Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia. Os prédios antigos do local e a tulha, no Bairro do São Benedito, foram reformados e estão dando lugar a um espaço de múltiplo uso e moderno. Visitar a obra é encontrar muitas surpresas boas e ter a dimensão do que tudo ali se modificou para oferecer à população uma série de atividades educacionais e culturais. A obra foi uma iniciativa do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho que em seu primeiro mandato eletivo, criou um grupo de trabalhos para estudar a viabilidade de projetos inovadores, e assim buscar verbas públicas para sua concretização.

Destes estudos, três projetos foram analisados e aprovados pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo que utiliza dinheiro do FID – Fundo de Interesses Difusos – para obras em todo o Estado com a finalidade de financiar projetos destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.  O dinheiro disponível no FID é oriundo do pagamento de condenações em ações civis públicas e de multas aplicadas por descumprimento de termos de ajustamento de conduta em ações judiciais.

Um dos projetos aprovados pelo grupo de trabalho formado pelo Prefeito Vanderlei foi o São João + Verde. O outro a cidade já utiliza e usufrui que é a Estação das Artes Beto Simões. A Estação Ferroviária de São João da Boa Vista foi totalmente reformada mantendo a fachada e o prédio histórico, mas o seu interior foi transformado num Centro Cultural que abriga desde Salas de Música onde jovens, crianças e adultos tem aulas de iniciação em vários instrumentos, um Espaço para Exposições Culturais, até um Anfiteatro para apresentações teatrais, de dança e outras vertentes culturais. Tudo com poltronas para acomodar o público, ar condicionado, e moderno sistema de iluminação.

O terceiro projeto aprovado e que está sendo financiado pelo FID, é a revitalização da antiga CEAGESP.

Importante também é lembrar que todo dinheiro do FID é a fundo perdido, sem custos ao erário municipal.

CINEMA E TEATRO

Uma das novidades desta obra no Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia está sendo instalado na antilha tulha da Geagesp: um teatro e um cinema.

O moderno Teatro Cidade das Artes tem capacidade para 230 espectadores. E além do teatro, a estrutura da obra, engloba um cinema para 70 pessoas.

Dedicado a apresentações de espetáculos, shows musicais, palestras, entre outros eventos, o novo teatro é o espaço na área do conglomerado mais aguardado pela população. De acordo com o projeto arquitetônico, desenvolvido pela engenheira municipal Dulcyneia Paiva de Medeiros Lima, somente a extensão do teatro é de 559,00 m². 

A velha tulha da CEAGESP é agora um prédio, com dois pavimentos. Na parte superior, a estrutura agrega palco, camarins, assentos confortáveis para a plateia, coxia (lugar onde os artistas aguardam a entrada) e sala exclusiva para operação de som e iluminação.  

 Já a parte inferior da edificação está sendo preparada para se tornar uma sala de cinema com capacidade de acomodação para 70 pessoas. Em ambas as repartições, há sanitários que respeitam a normas de acessibilidade.

No antigos galpões, reformados, vão ficar a sede do Departamento de Cultura, a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair, uma sala de múltiplo uso para ensaios e atividades, assim como outros repartimentos para exposições.

Estrutura dos galpões 

Todo o complexo de galpões reúne 4.296 m² de área reformada e adaptada. As intervenções incluíram troca de telhados, restauração de portas e janelas, construção de banheiros, depósitos e setor administrativo. 

A ideia da administração é de que o galpão definido como número 1 seja utilizado como sala de múltiplo uso para atividades diárias desenvolvidas pelos Departamentos de Cultura, Educação, Assistência Social, Esportes, entre outros setores da Prefeitura. 

Quanto à sede do Departamento de Cultura, o galpão 2 é local que irá abrigar toda a estrutura administrativa, que, atualmente, está na Estação das Artes João Roberto (Beto) Simões. 

No galpão 3, já se encontra parte do acervo da unidade 1 da Biblioteca Municipal Jaçanã Altair.

“Por que unidade 1? É porque no começo do ano que vem nós vamos entregar as obras do Centro Cultural Pagu, da rua Benedito Araújo. Lá, na parte central da cidade, vai ser a unidade 2 da biblioteca para empréstimo de livros, leitura de jornais e revistas. Todo o acervo de documentos do Arquivo Municipal [Matilde Rezende Salomão] também ficará no Centro Cultural Pagu”, informou o Diretor de Cultura Hélio Fonseca.

Osmar Garcia

O ex-professor, vereador e diretor de Esportes Osmar Garcia é quem dá nome ao Parque Urbano Municipal Espaço Jovem. O homenageado atuou por maisde dezanos na coordenação do Projeto Alpha, voltado à promoção de ações de valorização e inclusão de crianças e jovens na arte e cultura. 

Como diretor de Esportes, foi destaque como chefe do Comitê Organizador dos Jogos Regionais de 1992, realizados em São João da Boa Vista. Osmar Garcia morreu aos 62 anos, em8 de junhode 2012.

10º Encontro de Antigomobilismo Ferrugem na Veia


No fim de semana, dias 12  e13 de outubro, Águas da Prata vai promover o 10º Encontro de Antigomobilismo Ferrugem na Veia. O evento está marcado para a Praça da Bandeira, e os organizadores informaram que esperam mais de 100 modelos na exposição, desde Fuscas ao icônico Cadillac

Donos de carros antigos que quiserem expor seus veículos podem se inscrever no próprio local. A taxa simbólica são dois quilos de alimentos não perecíveis (por carro ) que serão encaminhados à entidades locais.

O evento está marcado para a Praça da Bandeira a partir das 9h00, tanto no sábado como no domingo. Além de praça de alimentação, o evento vai contar com show de música e mercado de Pulgas (feira de artigos usados relacionados com o tema automobilismo).

Desfile de Cavaleiros de Águas da Prata


(foto Arquivo Prefeitura de Águas da Prata)

Neste final de semana, nos dias 5 e 6, acontece a 26ª Edição do Desfile de Cavaleiros de Águas da Prata.

Nosábadoa festa começa na Praça da Bandeira com a instalação da Praça de Alimentação às 16h00. Seis entidades pratenses estarão oferecendo lanches, bebidas e porções: Associação dos Amigos dos Animais de Águas da Prata. Comissão Organizadora do Desfile de Cavaleiros, Grupo de Escoteiros Rainha das Águas, Lar N.S. de Lourdes, Pastoral das Criança e SAJ. O evento tem ainda duas atrações musicais no sábado: àss 18h00, show com Júlio Roque e Alexandre; e às 20h00, a atração é o cantor Juliano Cezar.

Nodomingo, a concentração de cavaleiros e amazonas acontece na Chácara São José (antigo rodeio) a partir das 11h00. O desfile vai passar pelas ruas centrais da cidade e terminas na Praça da Bandeira onde acontece o show com a banda Vaca Brava

Casa Branca e Vargem Grande do Sul assinam contratos de financiamento com a Desenvolve SP

A iniciativa prevê modernização de distrito industrial e contratação de serviços para implantação de novos sistemas nos municípios

 

A Desenvolve SP firmoucontrato com dois municípios que pertencem a região: Casa Branca e Vargem Grande do Sul. As assinaturas aconteceram no 1º Seminário de Trabalho e Renda, Empreendedorismo e Parcerias, evento que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

Casa Branca contratou um financiamento da Linha Distrito Industrial no valor de R$ 4 milhões destinadoà urbanização no Distrito Industrial I (foto). Já Vargem Grande do Sul contratará uma empresa especializada para a implantação de Sistema de Georreferenciamento do Cadastro Imobiliário no município, pela Linha de Apoio a Investimentos Municipais, em um contrato no valor de R$ 175 mil. 

A Desenvolve SP oferece opções de crédito para diversas demandas de infraestrutura do setor público. São linhas de financiamento que atendem desde projetos sustentáveis, que proporcionem redução na emissão de CO² e reduzam o impacto ambiental nas atividades da administração pública, à construção, reforma ou modernização de empreendimentos como arenas multiuso, distritos industriais e centros de distribuição e abastecimento, além da implantação, ampliação ou adequação do sistema de iluminação pública e renovação de vias e estradas, entre outros.

Parateracesso aos recursos, os pedidos de financiamento devem ser aprovados pela Câmara Municipal, além de passar pela análise da saúde financeira e da capacidade de endividamento pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Após a entrega da documentação necessária e do processo de licitação concluído, os recursos são liberados de acordo com o cronograma e andamento das obras ou serviços.

25º Congresso Internacional de Educação a Distância vai reunir cerca de 2 mil pessoas em Poços de Caldas


 

O evento já se tornou uma tradição para a comunidade brasileira e de vários outros países

 

Com a evolução tecnologia, a Educação a Distância vem ganhando cada vez mais espaço na atual sociedade. Nos países mais desenvolvidos, como EUA, Europa e Austrália, a EAD é uma realidade bastante comum e crescente também. Visando garantir a integração e apresentar as novidades e inovações do setor aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Educação, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) promove todos os anos o Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), que em 2019 atinge a 25ª edição e acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, em Poços de Caldas (MG), no Centro Nacional Inn de Convenções da cidade (CENACON).

O evento, que todos os anos reúne membros de todo o território nacional e de vários países, este ano traz como tema “Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD” e vai oferecer diversas atividades aos seus participantes. Durante os cinco dias de Congresso, eles terão acesso aos últimos lançamentos das obras incorporadas a sua programação, que são 20 publicações de diversos autores (as) e editoras, além de trabalhos científicos aprovados para esta edição do CIAED, apresentados em sessões paralelas (oral e sessão pôster). A ideia é queautores mostrem os resultados de suas recentes pesquisas para a comunidade brasileira de Educação a Distância.

Na ocasião ainda, serão realizados 18 minicursos, que abordam temas importantes para o universo da Educação a Distância, promovidos simultaneamente no dia 24/10, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 6h cada um.É importante destacar queeste Congresso é um evento plural e interdisciplinar. Além dos trabalhos científicos e exposição, este CIAED vai reunir, em cinco dias de congresso, 75 mesas redondas com mais de 500 nomes de especialistas e que vão abordar diversos temas bastante atuais envolvendo a EaD. Ao todo, essas mesas redondas vão oferecer aos participantes 112 horas de conteúdo.

As inscrições para participar do 25º CIAED estão abertas e podem ser realizadas pela internet (online)até o dia 16/10, sendo que após esta data devem ser realizadas no local do evento.

 

Censo sobre EaD

Durante o Congresso ainda o público presente vai conferir em primeira mão a edição mais recente do censo EaD.br, que será lançado na ocasião. Realizada pela ABED, essa pesquisa é a forma que a associação encontrou de contribuir com a EaD no Brasil. “O nosso objetivo é agregar de forma bastante efetiva a expansão da Educação a Distância no Brasil.  Para isso, precisamos compreender o universo no qual a modalidade de ensino está inserida em nosso território nacional, que é feita por meio de um estudo sério e profundo e que abrange uma amostra cada vez mais ampla sobre a Educação a Distância no País, além de trazer novidades sobre esse cenário”, completa avice-presidente da ABED, Vani Moreira Kenski.

Feira Gastronômica Regional – Entre Rios e Serras – neste domingo em Águas da Prata

12 municípios participam do evento que terá música ao vivo

Águas da Prata vai sediar o primeiro evento de Gastronomia e Artesanato Regioanal, promovido pelo “Entre Serras e Rios”. Doze municípios da região participam do evento que a partir de agora será realizado uma vez por mês nas cidades participantes, com o objetivo de fortalecer o turismo da região.

Os 12 municípios que participam do consórcio são: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Espirito Santo do Pinhal, Divinolândia, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama, São José do Rio Pardo, Casa Branca, Itobi e Tapiratiba.

Nesta primeira edição, em Águas da Prata, a  banda ‘Charangas Old Rock’ vai abrilhantar a Feira Regional “Entre Rios, Serras e Cafés” que acontece nestedomingo, dia 29 de setembro, a partir das 12h00 na Praça Basílio Ceschin (defronte ao Bosque Estadual).

A ideia é fazer um intercâmbio na região para que todas as cidades envolvidas conheçam o que a região oferece em roteiros, gastronomia, artesanato, produtos típicos, música e etc.

 

EVENTO: Feira de Turismo Regional

DATA: 29/09 (Domingo)

LOCAL: Praça Basílio Ceschin ( Águas da Prata )

HORA: A partir das 12h00 ( Show as 14h00 )