Dom03242019

Last update02:49:01 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades São João sai na frente e implanta Prontuário Eletrônico da Saúde

Cidades

São João sai na frente e implanta Prontuário Eletrônico da Saúde

Prefeito exigiu adequação do programa às necessidades do município

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde fixou prazo de 6 meses para que todas as Unidades Bsicas de Saúde (UBS) do país adotassem o Prontuário Eletrônico, sistema que permite, entre outras funcionalidades, acessar, online, o histórico do paciente, agendar consultas e exames e gerenciar estoques.

São João da Boa Vista se antecipou e iniciou o processo de implementação do Prontuário Eletrônico em 2013, primeiro ano da atual administração.

A empresa Salute venceu a licitação e foi contratada para o desenvolvimento do software, em conjunto com os técnicos do Departamento de Saúde e Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho supervisionou todas as etapas de instalação do Prontuário Eletrônico e exigiu diversas alterações no projeto, visando adequar o sistema às necessidades do município.

Entre as adaptações está a que bloqueia pedidos de exames em duplicidade. “Era muito comum o paciente ser encaminhado repetidas vezes para realizar o mesmo exame. Com o Prontuário, reduzimos esta prática e também o absenteísmo, que é quando a pessoa marca a consulta e não comparece, prejudicando quem realmente precisa”, afirma Vanderlei.

O agendamento de consultas mudou e passou a ser organizado de forma eletrônica, podendo ser visualizado por médicos e todos os profissionais das unidades, melhorando desta forma o fluxo de atendimento às demandas do usuário.

A distribuição de medicamentos e insumos na redetornou-se mais ágil depois do Prontuário Eletrônico, uma vez que o software emite relatórios de previsão de consumo, quantidade em estoque e o prazo de validade dos produtos.

“O Prontuário Eletrônico é uma conquista para a gestão da saúde no município e requer atualização constante, pois os processos evoluem e temos que ficar atentos a isso”, conclui o prefeito.

Para Lúcio Doval, diretor de saúde, os resultados da implantação do Prontuário Eletrônico começam a surgir, porque médicos e servidores da Saúde passaram a integrar esta importante ferramenta de gestão em suas rotinas.

“Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação do Prontuário Eletrônico, e novos recursos tecnológicos inovadores, em operação nos diversos ambientes de saúde. Nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados em utilizar o Prontuário Eletrônico, pois atuam em um cenário adequado à plena realização profissional.”, comenta.

Saúde eleva nota de São João no Índice de Efetividade da Gestão do TCE

O conjunto de ações em todas as áreas da administração municipal rendeu à Prefeitura sanjoanense o conceito B+ (muito efetivo) no Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), ano base 2015, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, divulgado em 2016.

Na apuração do TCE-SP, a Saúde obteve o conceito A (altamente efetivo), atestando a qualidade dos investimentos da municipalidade no setor.

Além da implantação do Prontuário Eletrônico, a Prefeitura reformou todas as 12 unidades de Saúde e inaugurou a UBS Dr. Benedito Rocha Westin, no Jardim das Azaléias.

O poder público mantém, ainda, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) para atendimento psiquiátrico de crianças e adolescentes, pacientes com transtornos mentais graves e quadros depressivos, e pessoas em tratamento contra álcool e drogas.

Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem capacidade para atender cerca de 400 pacientes / dia e está equipada com raio-x, eletrocardiograma, salas de inalação, gesso e imobilização, curativos e suturas, coleta de exames, emergência, nove leitos para pacientes em observação e sala para pequenas cirurgias.

A unidade integra a Rede de Atenção às Urgências (RAU) do Ministério da Saúde, da qual faz parte o SAMU – Serviço Móvel de Urgência - e conta com dois clínicos gerais e um pediatra.