Ter10232018

Last update05:46:29 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades Encontro de Companhia de Santos Reis no sábado

Cidades

Encontro de Companhia de Santos Reis no sábado

No próximo sábado, 6 de janeiro, acontece o tradicional Encontro de Companhia de Santos Reis, a partir das 12h30, na Igreja Matriz, no centro de Poços de Caldas. Neste ano participam do evento nove companhias de reis. Entre elas: a Cia. de Reis Côrrego Dantas coordenada pelo mestre Tiaozinho, Cia de Reis Brasil Esperança, Comunidade dos Três Reis Santos, Cia. de Reis Ditinho e a Cia. de Reis Curumbi.

O encontro é uma tradição mineira sendo até mesmo reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado de Minas Gerais pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – Conep. Considerado por muitos como um patrimônio cultural religioso de Poços de Caldas, é um evento de grande importância e significado, que atrai não somente os adeptos, mas também muitos turistas e curiosos.

 

Homenagem aos Reis Magos
A folia de reis como é popularmente conhecida, é uma homenagem aos Reis Magos. E especificamente no dia 06 de janeiro se comemora em todo país o Dia de Reis. Dia que segundo a crença cristã é considerada a data em que os três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar, visitaram o menino Jesus, nascido na noite de Natal, guiados pela Estrela de Belém no céu. De acordo com a crença, os três Reis ofereceram ouro, incenso e mirra de presente ao menino Jesus. A folia de reis tem origem europeia e foi introduzida no Brasil a partir do século 19, tornando-se um costume folclórico e religioso de grande devoção, especialmente em Minas Gerais.

Programação
A programação no sábado em Poços de Caldas tem início às 12h30 com a Cia. de Reis Côrrego Dantas (Tiaozinho). E segue com as seguintes apresentaçõs: Cia. de Reis Brasil Esperança (Sr. Amadeu); Comunidade dos Três Reis Santos (Sabiá); Cia. de Reis Ditinho; Cia. de Reis Curumbi; Cia. de Reis Pedro Gomes da Silva; Cia. de Reis Caminhando na Estrada de Jesus (Zé Cláudio); Cia. de Reis José Vitor da Silva; Cia. Reis Antônio Cassimiro.