Qui08162018

Last update12:39:10 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades Estudante da UFSCar ganha principal prêmio internacional na área de pesquisa em vidros

Cidades

Estudante da UFSCar ganha principal prêmio internacional na área de pesquisa em vidros



O estudante Ricardo Felipe Lancelotti, do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acaba de ser agraciado com o prêmio Alfred R. Cooper, principal reconhecimento mundial para pesquisas em vidros realizadas por estudantes de graduação. A premiação é concedida pela Associação Americana de Cerâmica (http://ceramics.org/) e será entregue em outubro, durante o Materials Science & Technology (MS&T) (http://www.matscitech.org/), maior evento da área de Ciência e Engenharia de Materiais, que acontece em Ohio, nos Estados Unidos.
Lancelotti realiza pesquisas de iniciação científica desde 2015, no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar, sob orientação de Edgar Dutra Zanotto, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e co-orientação do pós-doutorando Daniel Roberto Cassar. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o estudante participa de pesquisas que investigam problemas relacionados com a cristalização e a relaxação estrutural de vidros, como o Paradoxo de Kauzmann, um dos problemas mais antigos da Ciências dos Vidros ainda sem solução.
Na inscrição para o prêmio, os concorrentes entregam um relatório de sua pesquisa e um ensaio sobre a sua formação e planos futuros. Na avaliação do trabalho de Lancelotti, os pareceristas registraram que seu relatório estava muito bem escrito e fácil de entender, bem como que seu projeto de pesquisa é muito interessante e fundamental para a área. Sobre o ensaio, afirmaram que ele demonstra muito interesse e conhecimento em múltiplas áreas da Ciência dos Vidros. Na entrega da premiação, em outubro, Lancelotti fará também uma palestra para apresentar sua pesquisa.