Sab07202019

Last update09:04:23 AM

 


Back Você está aqui: Home Cidades Aguaí vai disponibilizar o PROERD na rede municipal

Cidades

Aguaí vai disponibilizar o PROERD na rede municipal


Cabo Renata e Cabo Furtado serão os monitores do Programa contra as Drogas

A partir do segundo semestre crianças da rede municipal vão ter Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O Cabo Renato e o Cabo Furtado serão os monitores e já se reuniram com a supervisora de ensino, Patrícia  Zavarize Tenório, com a gerente técnica Letícia Miguel dos Santos e com a responsável da Comunicação/Ipefae Fernanda Prado, para estabelecer como o programa será desenvolvido na cidade.

A princípio o PROERD será executado com os alunos dos 5º anos da escola Zulmira  Moraes Legaspe Mamede. Cerca de 100 alunos serão atendidos na cidade, com a aplicação de 10 aulas, queterão início em agosto.

 A inclusão de Aguaí no programa foi possível pela gestão do prefeito com a Polícia Militar, por meio do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em São João da Boa Vista e responsável pelo comando da região. A expectativa é que nos próximos semestres mais alunos sejam atendidos.

O PROGRAMA

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

É preventivo, estratégico, e tem como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.