Ter01282020

Last update04:31:44 PM

 


Back Você está aqui: Home Cidades Saúde realiza 1º Simpósio sobre Prevenção ao Suicídio

Cidades

Saúde realiza 1º Simpósio sobre Prevenção ao Suicídio


O 1º Simpósio de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo - acontece nasexta-feira, dia 27, das 13 às 17h00, no Centro Cultural Unifeob, organizado pela Prefeitura Municipal através dos serviços de saúde mental (CAPS 2, CAPS AD e CAPS infantil), em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo. Mais de 800 mil pessoas se matam todos os anos. O suicídio foi asegundaprincipal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.

Vários suicídios ocorrem de forma impulsiva em momento de crise, como um colapso na capacidade de lidar com os estresses da vida – como términos de relacionamento, doenças, dores crônicas, problemas financeiros e lutos. Além disso, o enfrentamento de conflitos, desastres, violência física ou emocional, abusos e um senso de isolamento estão fortemente associados com o comportamento suicida. As taxas de suicídio também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminação e pessoas privadas de liberdade.

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO 

A abertura do simpósio está programada para às 14h00 do dia 27 de setembro, e a primeira palestra será “Avaliação do Risco de Suicídio”, coordenada pelo médico neuropediatra do CAPS Infantil, Pedro Severino Pacheco.

Às 14h40, a psicóloga coordenadora do Laboratório de Estudos de Pesquisa de Extensão ao Suicídio, Betânia Alves Dell’Agi apresenta o tema “O Que Tem Atrás do Suicídio?”.

Após o intervalo, às 15h40, os participantes assistem à palestra “Prevenção ao Suicídio – Escolhemos a Vida”, com a psicóloga Cínica Jainara da Silva.

A organização ainda prevê a formação de uma mesa de debates sobre os temas apresentados durante o simpósio.