Sab07112020

Last update11:40:40 AM

 

Back Você está aqui: Home Cidades Grupo de alunos apresentam o Bloco do Guri

Cidades

Grupo de alunos apresentam o Bloco do Guri

Divulgação Projeto Guri

 

Faltam poucos dias para o início do Carnaval e você ainda não definiu como pretende curtir a folia? Uma dica é aproveitar os blocos espalhados pelas cidades do interior paulista. Neste ano, onze municípios contarão com a presença doBloco do Guri, grupo formado por alunos e educadores do Projeto Guri. As apresentações acontecerão entre os dias 15 e 22 de fevereiro. A programação é gratuita.

Fundado em 2011, o Bloco do Guri tem o objetivo de trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares junto aos alunos. Neste ano, em celebração ao aniversário de 25 anos doProjeto Guri– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o grupo interpretará uma canção inédita, aBloco do Guri,escrita pelo compositor Paulo Padilha.

Ao todo, 570 alunos e educadores dos naipes de percussão, canto coral, violão e sopro participarão do cortejo pelas cidades com marchinhas temáticas. Na região, tem Bloco do Guri na vizinha Espírito Santo do Pinhal.

O desfile do Bloco do Guri está marcado para o dia 19 de fevereiro a partir das 14h00 na Praça da Independência, no centro de Espírito Santo do Pinhal. No repertório da apresentação dos alunos do Projeto Guri será apresentado a marchinha de carnaval de Paulo Padrilha que anuncia num trecho da música - “Tem Lugar pra Todo Mundo!” A composição do Padilha tem sua introdução no ritmo caipira do cururu, o tema principal numa marchinha, uma segundaparte no ritmo do funk e finaliza com uma batida do Zé Pereira, dos antigos carnavais. Porém, não há nenhum compromisso com um ritmo definido. Na própria letra, a canção sugere “Vale catira, umbigada, samba-lenço e caiapó!… Vale congada, samba, marcha, moçambique e até forró!