Sab02272021

Last update04:26:39 PM

 

Back Você está aqui: Home Cidades SÃO PAULO VACINARÁ UMA CIDADE INTEIRA PARA TESTAR EFETIVIDADE DA CORONAVAC

Cidades

SÃO PAULO VACINARÁ UMA CIDADE INTEIRA PARA TESTAR EFETIVIDADE DA CORONAVAC

(Foto divulgação Prefeitura de Serrana)

governo do estado de São Paulo planeja vacinar toda a população adulta da cidade de Serrana (a 279 km de São Paulo, capital, na região de Ribeirão Preto). A cidade foi escolhida para um teste de efetividade da Coronavac. A partir de quarta-feira (10/2), será feito um cadastro dos moradores, que serão previamente orientados sobre qual região pertencem. São quatro semanas para aplicação da primeira dose e quatro para a segunda. A expectativa é de que em dois meses a vacinação seja concluída.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan afirmou que a vacinação em massa em Serrans tem “aspectos técnicos que vão permitir fazer cálculos, fazer projeções, que vão calcular se a vacina é eficaz em diminuir a transmissão ou não, qual a porcentagem”.

Entre os pesquisadores da área, existe uma diferença entre medir eficácia e efetividade de uma vacina. Eficácia demonstra o quanto uma vacina protege pessoas num ambiente controlado —a conhecida fase três dos testes com imunizantes. A eficácia global da Coronavac nos testes feitos no Brasil foi de 50,38%. Já a efetividade se refere em como a vacina funciona no mundo real, aplicada em massa. O teste em Serrana busca medir a efetividade da Coronavac.

Serrana foi escolhida em dezembro de 2020 para este teste. De acordo com Marcos Borges, coordenador do programa do Instituto Butantan, em declarações naquele mês, o município chamou a atenção por ter um dos índices mais altos de casos ativos do estado de São Paulo (cerca de 10%).

Serrana é um município que integra a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Sua população estimada em 2017 era de 43.790 habitantes, porém acredita-se que esse número seja muito maior devido a população flutuante onde diversos trabalhadores e famílias vêm de outros estados para a cidade em busca de emprego. Serrana pode ser considerada uma cidade-dormitório, já que um grande número de seus habitantes trabalham na vizinha Ribeirão Preto que fica a aproximadamente 20 km de distância entre a entrada de cada cidade.