Cidades
SÃO PAULO VACINARÁ UMA CIDADE INTEIRA PARA TESTAR EFETIVIDADE DA CORONAVAC
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 08 Fevereiro 2021 14:09
- Escrito por administrador
O governo do estado de São Paulo planeja vacinar toda a população adulta da cidade de Serrana (a 279 km de São Paulo, capital, na região de Ribeirão Preto). A cidade foi escolhida para um teste de efetividade da Coronavac. A partir de quarta-feira (10/2), será feito um cadastro dos moradores, que serão previamente orientados sobre qual região pertencem. São quatro semanas para aplicação da primeira dose e quatro para a segunda. A expectativa é de que em dois meses a vacinação seja concluída.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan afirmou que a vacinação em massa em Serrans tem “aspectos técnicos que vão permitir fazer cálculos, fazer projeções, que vão calcular se a vacina é eficaz em diminuir a transmissão ou não, qual a porcentagem”.
Entre os pesquisadores da área, existe uma diferença entre medir eficácia e efetividade de uma vacina. Eficácia demonstra o quanto uma vacina protege pessoas num ambiente controlado —a conhecida fase três dos testes com imunizantes. A eficácia global da Coronavac nos testes feitos no Brasil foi de 50,38%. Já a efetividade se refere em como a vacina funciona no mundo real, aplicada em massa. O teste em Serrana busca medir a efetividade da Coronavac.
Serrana foi escolhida em dezembro de 2020 para este teste. De acordo com Marcos Borges, coordenador do programa do Instituto Butantan, em declarações naquele mês, o município chamou a atenção por ter um dos índices mais altos de casos ativos do estado de São Paulo (cerca de 10%).
Serrana é um município que integra a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Sua população estimada em 2017 era de 43.790 habitantes, porém acredita-se que esse número seja muito maior devido a população flutuante onde diversos trabalhadores e famílias vêm de outros estados para a cidade em busca de emprego. Serrana pode ser considerada uma cidade-dormitório, já que um grande número de seus habitantes trabalham na vizinha Ribeirão Preto que fica a aproximadamente 20 km de distância entre a entrada de cada cidade.