Dom09262021

Last update05:18:46 PM

Back Você está aqui: Home Cidades Expoflora não acontece pelo segundo ano consecutivo, mas é mostrada em fotos no metrô de São Paulo

Cidades

Expoflora não acontece pelo segundo ano consecutivo, mas é mostrada em fotos no metrô de São Paulo


Senão fosse a pandemia, a Expoflora estaria funcionando desde o dia 26 de agosto. Na cidade de Holambra o parque que abriga a maior exposição de flores do país e atrai visitantes também pelas suas atrações, permanece fechado.

O evento não foi realizado em 2020 e em 2021, mas uma exposição de fotografias acontece de 6 a 30 de setembro, na Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4 Amarela de metrô, mostra a festa das flores de anos anteriores que também é um evento para dar as boas-vindas à Primavera.

A mostra, idealizada pelo jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, com a consultoria de Vera Longuini e realizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, leva aos passageiros alguns recortes dessa festa, reconhecida com uma grande vitrine da floricultura nacional.

Com 20 pranchas, a “Expoflora-Holambra” destaca, além da diversidade e beleza das flores e plantas ornamentais, detalhes de pratos da gastronomia local, danças, trajes típicos e outros componentes que marcam a influência holandesa na cidade. As fotos são de Juliana Lazarini.

Holambra tem apenas 15 mil habitantes, mas responde por cerca de 70% das flores e plantas comercializadas no Brasil. Na Expoflora, apenas na exposição de arranjos florais, por exemplo, são utilizados 2 mil vasos e cerca de 270 mil hastes de flores e de plantas ornamentais. Nos canteiros do parque, preparados especialmente para o evento, utilizam-se mais de 18 mil vasos de flores.

Na mostra de fotografias, o público poderá ver cenas dos grupos de danças típicas holandesas que se apresentam em todos os dias do evento e são formados de acordo com a idade, sendo que cada um recebe o nome de uma flor ou de uma planta.