Dom11182018

Last update09:34:36 AM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Roberto Camasmie: 50 primaveras

Cultura

Roberto Camasmie: 50 primaveras

É da vitrine, na esquina da rua Bela Cintra com a alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, que a maioria das pessoas consegue ver, ao vivo e em cores, o artista plástico Roberto Camasmie. Na calçada, um banco convida os passantes a sentar e apreciar um momento único do artista: o exato instante onde as pinceladas são colocadas sobre a tela em branco.

Musas_escut_prima_e_vera_1.jpg

Ele adora. Apaixonado pelo que faz, está sempre em busca de inovação e surpreende pela arte psicodélica, sempre num fulgor criativo. A última, é uma coleção de 17 esculturas exclusivas e numeradas, recortadas em aço escovado, com faces femininas e muitas flores que remetem à Primavera.  A  estação mais colorida do ano e às suas 50 primaveras a frente das artes plásticas. Ainda menino, Roberto Camasmie já pincelava seus primeiros portaits, aliás, foi aos 11 anos que ele vendeu seu primeiro retrato para uma colega da escola. Depois disso, nunca mais parou.

O paulista iniciou sua carreira eternizando as socialites paulistas da década de 60 em retratos feitos à mão. O trabalho do artista plástico brasileiro conquistou a Europa já na mesma época e sempre surpreendeu a todos pela criatividade e originalidade em produzir sua arte com ineditismo, em diversos materiais. Jaqueline Onassis, Sophia Loren, Catherine Deneuve e Diane Von Fustemberg, além rainhas e princesas, entre elas Diana, estão entre as personalidades retratadas por Camasmie, que já esteve entre indicados para o “ Who's Who”, um dos dicionários mais famosos do mundo onde são citadas as personalidades mais conhecidas na arte e na moda.

Musas_escut_prima_e_vera_2.jpg

Dono de um estilo inconfundível, Camasmie capta em seus retratos a alma da pessoa. Por seus pincéis, além das damas citadas acima, já saíram figuras como Elvis Presley, Santos Dumont, Madre Teresa de Calcutá e Einstein, Papa João Paulo II, Papa Bento XVI, Luciano Pavarotti, etc. Tudo é possível para o artista multifacetado.

Musas_escut_prima_e_vera_3.jpg

Como sempre criativo, Camasmie apresenta a exposição “Musas Esculturais da Primavera”, entre os dias 23 de setembro e 23 de outubro em seu Espaço. Ao todo, as 17 esculturas, feitas pela primeira vez pelo artistas, foram recortadas em aço escovado, a maioria ganhou sua tradicional pintura psicodélica, uma homenagem às mulheres, sempre presentes em sua arte, adornadas com a suavidade das flores. Todas as peças possuem por características a tridimensionalidade e possuem dois lados bem distintos, medindo até 1 metro de diâmetro.

Serviço

Exposição “Musas Esculturais da Primavera”

Data: De 23 de setembro a 23 de outubro.

Horário: Segunda a sexta-feira. Das 9h30 às 18h30. Sábado, das 10h30 às 14h.

Espaço Roberto Camasmie - Rua Bela Cintra, 1192