Seg10222018

Last update10:55:00 AM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Arrojo na descrição de cinco personagens excêntricos

Cultura

Arrojo na descrição de cinco personagens excêntricos


Tarcilio de Souza Barros

   Peça teatral “Coisas estranhas acontecem nesta casa”, é uma comédia do dramaturgo Pablo Diego Garcia, e conta com co-direção de Marisa Orth e direção geral de Márcio Mecena.

   A peça narra a história de cinco personagens excêntricos, presos por uma tempestade, e muitos segredos dentro de uma mansão mal assombrada.   A diversidade de acontecimentos levam à um contexto do absurdo, tema esse tão caro em Samuel Becket. O texto fala sobre a família que podemos escolher, sobre os monstros que temos que matar para sobreviver, e sobre os problemas que devemos enterrar no nosso jardim.

   Fleury, Kleber e Alfredo são três excêntricos e misteriosos homens, que moram juntos em um casarão no alto da serra em Campos do Jordão. O convívio do trio  é de se odiarem mutuamente. Fleury é o mais velho e está perdendo a memória; Kleber é alcoólatra, mal humorado e fumante compulsivo; Alfredo é um costureiro sem talento. Tudo começa quando Fleury esquece uma panela de pressão no fogo e explode o jantar que seria servido para a cliente mais importante de Alfredo, a socialite Marcela Vitanozzi. A encomenda que Marcela faria ao costureiro poderia livrar os três da miséria. Esse contratempo faz com que eles se unam para preparar o melhor jantar já servido atéhoje.

   Mas algo misterioso acontece e a socialite acaba falecendo durante o jantar. Desesperados eles resolvem enterrar o corpo no jardim, mas são surpreendidos por uma visita inesperada de um jornalista querendo entrevistar a socialite. O imbróglio está formado, segredos serão revelados e uma fortuna em dinheiro está em jogo, envolvendo todos em coisas estranhas.

   No palco um cenário de casa de família conservadora com móveis e utensílios de estilo clássico, onde atores vão narrar acontecimentos através de palavras e da mímica estranhas histórias que acontece na casa. Grupo de atores fazem extraordinários movimentos corporais, cheios de entusiasmo na representação de seus papéis.

   Perpassa na peça contínuas situações hilárias que provocam riso constante na platéia. Nasce empatia entre atores e público, levando ao final longa ovação ao vibrante elenco.

   Para contar esse plot de Pablo Diego Garcia impunha-se da parte do diretor Marcio Macena contar com um elenco a altura para obtenção de sucesso da representação. Este ocorre pela qualidade profissional dos atores, bem dirigidos com impecável atuação. Marcação cênica, dicção e preciso gestual do elenco despontam sentimentos e emoções ao espectador.

Um espetáculo de categoria que ficou em cartaz duas temporadas no Teatro João Caetano no Riode Janeiroonde bateu recorde de publico.

   Sustenta a peça a equipe técnica com cenário de André Diniz, figurinos de Kogen e incidental iluminação de Cesar Pivetti.

  

Serviço ao leitor:

Peça teatral: Coisas Estranhas Acontecem Nesta Casa

Texto: Pablo Diego Garcia

Direção: Marcio Macena e co-direção de Marisa Orth

Onde: Teatro Augusta (328) lugares

Rua Augusta, 943

Hor. Sábados ás 22h/Dom. ás 20h.

Quanto: R$ 50

Duração: 90 minutos - Comédia

Até:4 de março

Avaliação: Excelente