Qui08162018

Last update12:39:10 PM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Encontro com Shakespeare 2018 tem eventos em agosto e outubro

Cultura

Encontro com Shakespeare 2018 tem eventos em agosto e outubro


Desde o ano de2010 o Cena IV promove osEncontros com Shakespeare com a proposta de divulgar a obra do bardo inglês dentro do projeto “Um olhar brasileiro para Shakespeare”. O evento mostra que William Shakespeareé um autor atual e popular, e que suas obras são compreensíveis e divertidas.


São edições consecutivas que envolvem produções inéditas como a primeira produção de Henrique V no Brasil, pintura do maior graffitte do mundo tendo Shakespeare como tema, circulação de espetáculos, apresentações gratuitas em praças e espaços alternativos, lançamento do Livro Shakespeare 400 anos (São João da Boa Vista, São Paulo, Campinas e Campos do Jordão).

Ao longo dos anos, o projeto vem mostrando a importância da obra doBardo de Avonpara a formação humana, atingindo públicos de todas as classes sociais e idades, despertando o interesse na arte, cultura, literatura e nas reflexões sobre o humano. Neste ano a programação,gratuita, retrata a vida e obra do autor inglês por meio de espetáculos, exposição, filmes e debate.

Neste ano os eventos da 9ª edição do festival acontecerá em dois meses, dividida entre Agosto e Outubro. “É uma proposta nova, visando um mergulho maior no tema, teremos um primeiro mês dedicado ao estudo e conhecimento do autor, com exibição de filmes, a exposição, que estará aberta a todos e também com visitas marcadas pelas escolas e faculdades, além de apresentações dentro de escolas de nosso município, afirma o diretor da companhia Dr. Ronaldo Marin”.

Com apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista, a Companhia de Teatro Cena IV realiza a abertura  naterça-feira, dia 14, às 15h00, no Museu Histórico e Pedagógico “Armando Salles de Oliveira”, com a exposição “Shakespeare: Vida e Obra”.

Por meio de documentos, a exposição retrata um pouco da vida de William Shakespeare, bem como detalhes de sua infância e adolescência, casamento e filhos, e como funcionava o teatro naquela época. Segundo o Departamento de Cultura, no museu, as visitas serão monitoradas com auxílio de atores do Cena IV.

Também naterça-feira, 14,  às 20h00, na Sala Dilo Gianelli do Theatro Municipal, o Cineclube Beloca exibe um filme baseado na obra do escritor inglês. Em seguida, o professor Ronaldo Marin, doutor pela Unicamp e especialista na obra do autor, promove um debate sobre o tema com os presentes.

Naquarta-feira, dia 15, nos períodos da manhã e tarde, a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) João Batista Scannapieco, no Durval Nicolau 2, recebe o espetáculo “Piro, Liz e Plin em o Livro Mágico Romeu e Julieta para Crianças”.

A história retrata a participação dos palhaços Piro, Liz e Plin. Na oportunidade, eles encontram um livro mágico que transporta pessoas para dentro dele e, num passe de mágica, começam a conviver com os personagens.

Naquinta-feira, dia 16, no período da tarde, os atores do Cena IV interpretam o espetáculo no auditório da EMEB Professor Germano Cassiolato, no Jardim Guanabara (início da Serra da Paulista).

EM OUTUBRO

Outro evento integrante do evento ocorre no dia 17 de outubro, às 20h30, no novíssimo Anfiteatro da Estação das Artes, no Largo da Estação, quando o público poderá assistir ao espetáculo “O Mundo é um Palco”, com cenas das principais obras de Shakespeare.

“O Mundo é um Palco” é  um espetáculo itinerante que busca apresentar o autor inglês para plateias que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a obra de Shakespeare.

E no dia 18 de outubro, também às 20h30, tem a estreia da peça “Noite de Reis”, na Estação das Artes. Conhecido como a mais ilustre comédia de Shakespeare, o espetáculo vem à tona revelando por meio de ricos personagens toda a força e fragilidade do homem. Muita música, cores e poesia que contará com atores profissionais da companhia e convidados fazem parte da exibição.