Seg04222019

Last update04:44:41 PM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Festival das Lanternas e Ano Novo Chinês no Parque do Ibirapuera

Cultura

Festival das Lanternas e Ano Novo Chinês no Parque do Ibirapuera

(Arquivo - Foto William Wset/AFP)

O Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, será o palco da grande festa de encerramento das comemorações do Ano Novo Chinês, em 16 de fevereiro, celebrando o Ano do Porco. O ponto alto das comemorações será o show da banda chinesa de pop rock Penicillin, que se apresentará pela primeira vez no Brasil durante o festival, às 20h, na área de eventos em frente ao Planetário do Ibirapuera. O evento é realizado pelo Instituto Confúcio na Unesp pela quarta vez em São Paulo.

A banda Penicillin nasceu na China nos anos 90, com um estilo que reúne o melhor do rock romântico e da música pop. É uma das bandas mais admiradas pelos jovens e amantes do estilo musical. Suas músicas estão presentes nas programações das emissoras de rádio chinesas e nas pistas de dança das casas noturnas daquele país.

Seguindo a tradição chinesa, além do show, a comemoração será muito festiva e contará com danças típicas, desfile do dragão e do leão, apresentações de danças folclóricas, além de artes marciais e atividades culturais para a família ao longo do dia. A programação cultural começa às 10h e, a partir das 15h, serão iniciadas as apresentações artísticas no palco, encerradas com o show da banda Penicillin.

Como parte da celebração, haverá também oficinas sobre a língua e cultura chinesas, caligrafia, aulas demonstrativas de chinês e desfile de trajes típicos.

No já tradicional Festival das Lanternas, centenas de lanternas chinesas serão colocadas na área de eventos do parque, em frente ao planetário. Por questão de segurança e responsabilidade ambiental, as várias lanternas do festival --de diferentes tamanhos e formatos-- serão presas a uma estrutura de "box truss", iluminando a área com lâmpadas de LED, deixando o ambiente mais colorido.

As atividades do Instituto Confúcio compreendem, além do ensino do mandarim, a divulgação da cultura chinesa e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Na Unesp, o instituto, instituição ligada ao Mi­nistério da Educação da China, tem hoje cerca de 2 mil alunos matriculados nos cursos ofer­tados. As atividades são oferecidas em 13 câmpus e em uma sala aberta em São Luís, capital do Maranhão. A parceira acadêmica chinesa da Unesp no convênio é a Univer­sidade de Hubei.

Serviço
O quê? Festival das Lanternas / Ano Novo Chinês 
Onde? Parque do Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, São Paulo-SP - área de eventos em frente ao planetário
Quando? 16 de fevereiro de 2019, a partir das 10h, com oficinas de artesanato e atividades culturais nas tendas; a partir das 15h, início das apresentações artísticas

Principais atrações
Desfile das Roupas Chinesas
Dança Leões e Dragão
Show da banda Penicillin
Artes marciais e oficinas culturais
Oficinas de mandarim