Sex05242019

Last update02:38:53 PM

 


Back Você está aqui: Home Cultura 33ª Bienal de São Paulo viaja a 8 cidades em 2019

Cultura

33ª Bienal de São Paulo viaja a 8 cidades em 2019

Campinas recebe a exposição a partir do dia 19


A Fundação Bienal dá início, em março de 2019, ao programa de itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo -Afinidades afetivas, exposição que recebeu 736 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro de 2018. Pela iniciativa, sete cidades brasileiras e uma no exterior já estão confirmadas para receber recortes da mostra: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP), Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Medellín (Colômbia).

As itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo foram concebidas pelo curador convidado Jacopo Crivelli Visconti como novas experiências em relação ao projeto original elaborado pelo curador geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro. A exposição realizada em São Paulo era constituída por um conjunto de elementos: o conceito geral da exposição; as sete diferentes mostras organizadas por sete artistas-curadores; as participações individuais de artistas convidados diretamente pelo curador geral; e ainda as relações que se criavam entre todas essas instâncias.

Para as itinerâncias, buscou-se enfatizar onde obras, artistas e pensamentos que apareciam, na 33ª Bienal, separados e distantes, aproximam-se e se atraem reciprocamente, assim como as moléculas e os elementos citados por Goethe em seu romanceAs afinidades eletivas(1809), uma das referências do projeto de Pérez-Barreiro. Neste sentido, as exposições que irão circular em 2019 não replicam literalmente o que se viu na última Bienal, mas apresentam diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas.


Afinidades afetivasItinerâncias estará em Campinas de 19 de março a 16 de junho, no SESC (Rua Dom José I, 270/333) A visitação, gratuita, será de terça a sexta-feira, das 8h30 às 21h30; sábado, domingo e feriados das 9h30 às 18h00.