Ter08202019

Last update11:26:27 AM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Sóror” analisa fraternidade entre mulheres

Cultura

Sóror” analisa fraternidade entre mulheres

   Sororidade, ou fraternidade entre as mulheres, é um dos pilares que fundamenta a luta pela igualdade do sexo feminino.

   “Sóror”, ou irmã, coloca lado a lado as duas figuras femininas e polarizadas da gênese judaica-cristã: Eva, a oficial, e Lilith, a oculta.

   O patriarcado foi muito eficaz em difamar certas facetas do feminino em nome de moralizar as mulheres e torná-las incapazes de acessar seu próprio poder. Puta ou santa, indecente ou respeitável, vulgar ou nobre, mãe capaz ou incapaz, são antíteses desagregadoras que empurram a mulher rumo às tristes bifurcações psíquicas que as tornam dependentes do masculino. 

   Eva e Lilith, como luz e sombra, dispostas a reunir suas partes e renascerem como mulheres completas, fêmeas íntegras, amorosas e indomáveis, acolhedoras e 

 competentes. 

   Lilith, a primeira mulher do mundo segundo a gênese, criada do pó e da lama, se recusa a ser submissa ao companheiro Adão no Éden, recém inaugurado. Surpreso com a natureza imprevisível e rebelde da parceira e incapaz de lidar com sua autonomia, o homem chama  Deus e suplica que providencie outra mulher.

   Pela narração o espectador se admira dos valores morais, éticos filosóficos e de humor contidos na alma feminina, 

   Elenco primoroso e direção segura de Caco Clocter fazem dessa encenação um surpreendente feito do teatro paulistano na temporada atual. O diretor se ateve a uma direção focada numa linguagem calcada no machismo desagregador do feminismo.

   Cenário e iluminação de autoria de Cássio Brasil, aliado ao figurino de Alini Santini sustentam a trama com eficácia.

   Ao final da performance uma platéia composta de 90% por mulheres que compareceram ao teatro para entender nas entrelinhas do texto da autora e atriz Luisa Micheletti qual sua posição social na humanidade, aplaudiam o espetáculo por constatarem que a desigualdade homem/mulher é um complexo sistema da criação cósmica.

   

Serviço:

Soror

Texto: Luisa Micheletti

Direção: Caco Clocler

Onde: SESC IPIRANGA (200 Lug.)

Rua Bom Pastor, 822

Hor.SextaeSáb. às 21h/Dom. às 18h.

Quanto: R$30,00 

Dur. 80 min. - Drama

Até:05 de maio.

Avaliação: Excelente