Ter10222019

Last update04:29:00 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Cultura Futebol e carnaval: exposição retrata os anos de glória do São Lázaro no Museu Histórico

Cultura

Futebol e carnaval: exposição retrata os anos de glória do São Lázaro no Museu Histórico

Uma exposição com parte do acervo do Clube Desportivo São Lázaro, que completaria 70 anos em 2019, está sendo realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira, até o dia12 de julho

No espaço reservado aos materiais, os visitantes podem observar os troféus conquistados pelo time de futebol e os prêmios faturados pela Escola de Samba Morro do São Lázaro nos desfiles carnavalescos. Segundo o curador da exposição, o jornalista Antonio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha), o clube, que levava o nome do bairro, foi fundado em24 de junhode 1949, mesma data de aniversário da cidade.

Já a Escola de Samba, também marcada na história de São João, surgiu na década de 1960, reunindo número expressivo de participantes. 

“Sempre foi uma agremiação muito querida e respeitada em nossa cidade e região, por envolver pessoas que se identificavam com o clube numa inimaginável simbiose entre o esporte, carnaval e religião”, destaca.

Registros do livro “100 anos de Futebol em São João da Boa Vista”, de autoria do próprio Leivinha, reforçam que Clube Desportivo São Lázaro tinha forte ligação com a igreja. O principal motivo era o fato de o ponto de encontro do time de futebol e da Escola de Samba acontecer no Bar do Rubens Tanaka, situado à época no entorno da igreja do bairro. A agremiação carnavalesca, principalmente, ensaiava os enredos nas imediações para disputar os desfiles em São João.

“Um contraste inimaginável de bom relacionamento entre jogadores, sambistas, torcida e fiéis. Deixa muitas saudades”, diz emocionado o jornalista.
Aberta ao público, a exposição tem apoio do Departamento Municipal de Cultura. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 12h às 17h. O Museu está localizado na Praça Governador Armando Salles de Oliveira