Sab09212019

Last update03:26:56 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Cultura Texto de um dos maiores autores do Século XX estréia temporada em São Paulo

Cultura

Texto de um dos maiores autores do Século XX estréia temporada em São Paulo

Foto Roberto Filho – Brasil News

 

Obra deu a seu autor o Prêmio Novel de Literatura em 2005

   A peça O Inoportuno (The Caretaker), de Harold Pinter (1930-2008), foi escrita em 1959 e estreou em Londres no ano seguinte com enorme sucesso. Foi esta peça, considerada uma de suas obras primas, que Pinter passou a ser conhecido e tornou-se um dos dramaturgos mais respeitados e conhecidos em todo o mundo. Teve influência de Samuel Beckett e também de Franz Kafka. Ambos foram mestres do teatro do absurdo, expressão esta criada por Martin Esslin nos anos 50 do século passado. Após um tempo Harold Pinter passou a desenvolver um estilo próprio, marcante como a passagem do tempo, a iminência do desastre, a ambiguidade, a iminência do desastre, as possíveis verdades e mentiras e as famosas pausas no diálogo. A obra que vimos aborda a impossibilidade de comunicação, envolvendo personagens marginais e solitários. Tema esse desenvolvido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni em seus famosos filmes.

   Sob segura direção de Ary Coslov, premiado diretor de teatro, um homogêneo elenco interpreta soberanamente o texto. No palco Mick (Well Aguiar), Andre Junqueira como Aston e Daniel Dantas interpretando o velho Davies exibem uma consagradora descrição de uma trama onde interesses, mentiras e conflitos vão se revelando e provocando mudanças no comportamento dos personagens, oscilando entre o amor e ódio, pena e repulsa, solidão e tristeza.

   Chama atenção a interpretação do ator Well Aguiar no papel de Mick. Une sua fala  extremamente veloz com sucessão de gestos descrevendo suas ações. Aston (André Junqueira) sob aparência serena traz dentro de si uma violência iminente. O velho Davies (Daniel Dantas). Aston o resgata de apanhar uma surra de um embriagado escocês e lhe oferece abrigo no seu apartamento, nos mostra um desequilibrado (homeless) por vezes fraco e pusilânime. Harold Pinter descreve o comportamento patológico dos personagens às raias da bi-polaridade. Surge para os espectadores o teatro descritivo do absurdo. Todo o comportamento e ações dos mesmos revela a malignidade da natureza humana. Mergulham na solidão e tristeza.

Secunda a encenação de forma brilhante a Iluminação incidental de Paulo Cesar Medeiros, Figurinos de Kika Lopes e Cenário de concepção kitsch  deMarcos Flaksman se coaduna com o desordenado campo mental do doentio trio.

   Essa peça teatral amealhou uma serie de prêmios como do APTR 2018 e premiando ainda como Melhor Ator: Daniel Dantas e como Melhor Diretor Ary Coslov.

 

Serviço:

Peça teatral: O Inoportuno (The Caretaker)

Texto: Harold Pinter

Direção: Ary Coslov

Onde: Teatro Raul Cortez - Fecomércio (513 lugares)

R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista

Hor. Sextas às 21,30h/Sáb. 21,30h/Dom.19h.

Quanto: R$90

Duração: 90 minutos - Classificação indicativa: 12 anos - Gênero: comédia dramática

Avaliação: Excelente