Sab10192019

Last update03:32:00 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Cultura “O Inoportuno” visto pela ótica de Harold Pinter

Cultura

“O Inoportuno” visto pela ótica de Harold Pinter

O jornalista reputou a encenação da peça teatral "O Inoportuno" (The Caretaker) ora em cartaz em São Paulo como um dos trabalhos teatrais mais importantes do ano.

A encenação reúne o que há de melhor em teatro. O texto da peça, de autoria de Harold Pinter (1930-2008), que a escreveu em 1959 e estreou em Londres no ano seguinte com enorme sucesso.

Pinter foi influenciado por Samuel Beckette e Franz Kafka. O Nobel da literatura que lhe foi concedido em 2005 o levou ao pináculo da fama. Foi um dos mestres do teatro do absurdo que envolve a impossibilidade da comunicação abrangendo personagens marginais e solitários.

O diretor Ary Coslov habilmente convidou três excelentes atores Daniel Dantas, André Junqueira e Well Aguiar para interpretarem personagens num cotidiano de vida onde reina amor e ódio, pena e repulsa, solidão e tristeza.

Coslov esmerilha fundo às emoções, angústias e fragilidades do ser humano. Visto por outro ângulo, não como vimos da primeira vez, a relação dos três personagens se mostra patológica. Nítida constatação de um quadro de bipolaridade esta calcada em "High and Downs" (altos e baixos) do comportamento humano. Da ferocidade do relacionamento humano a ternura recíproca. Da agressão física ao acolhimento fraternal, do acolhimento ao lar à expulsão à sarjeta.

Loucura com forte carga dramática, mas sem abdicar do humor. O espetáculo atinge o coração e a mente do espectador e deixa claro as mazelas humanas.

Não é atoa que o nível desta encenação foi fartamente premiada no ano de 2019. Ao final da representação aplausos emocionados do público em pé se mostraram prolongados.

Serviço:

Peça teatral: O Inoportuno (The Caretaker) O Zelador

Autor: Harold Pinter

Direção: Ary Coslov

Onde: Teatro Raul Cortez - (513 lug.)

R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista

Hor.: Sextas 21h./Sáb.21h.Dom.19h.

Quanto: R$ 90

Duração: 90m. - Gênero: Comédia dramática

Até: 29/09

Avaliação: Excelente