Dom11172019

Last update01:55:46 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home Cultura Partindo de histórias reais, Denise Fraga é destaque em “Eu e Você”

Cultura

Partindo de histórias reais, Denise Fraga é destaque em “Eu e Você”

   A peça teatral EU DE VOCÊ com solo de Denise Fraga criada pela atriz, por Luiz Villaça e José Maria foi baseada em histórias reais. Rompendo a fronteira entre o palco e platéia, fator e ficção, experiências de vida ornadas pela arte, ampliam a empatia entre o teatro e o espectador.

   Obra teatral inspirada em narrativas literárias, poéticas e auto-biográficas de renomados autores. Denise Fraga menciona vivamente que a arte ajuda a gente à viver, que quem lê Fernando Pessoa e Dostoievski no mínimo vai sofrer mais bonito, porque seu sofrimento é o mesmo dos poetas.

   Teatro é um ritual de reflexão. Texto que ouvimos através da representação de Denise Fraga foi construído com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. Versátil atriz, interpreta com categoria um texto magnífico contido no esplendor que é o teatro com seus dramas e comédias. Sua presença em cena se eleva eis que nada é mais desafiador na arte da representação teatral quanto o monólogo, pois esse o ator não tem a cumplicidade de elenco maior.

   Denise Fraga se encontra no apogeu mental e físico de suas atividades de consumada atriz na arte da representação. Dotada de inata empatia com público cativo à interprete concede no monólogo Eu de Você um estupendo trabalho em cena raramente visto nos palcos brasileiros.

   Narrações reais trazem uma mensagem de vida intensa, por vezes contundentes, por vezes hilariantes, como a passagem de despertar pela manhã absorvida pelo cotidiano de envolvimento por todo o aparato matutino, desde a higiene pessoal, da refeição matinal para toda a família, tirar filhos emperrados da cama no sono para levar à escola, e em seguida rumar para trabalhar o dia todo, frente ao computador, tendo para controlar sua atividade não um chefe, mas de acordo com a palavra atual em moda, um gestor! 

   Suas ações em cena são acompanhadas de vigoroso gestual físico. Pelo "Stage" seu corpo extrapola sucessivos movimentos, que vão dos saltitamentos à quedas corporais no solo.

   O público delira nas passagens vividas pela autora do texto, como a descritiva relação do pai, um cantor fracassado. Aplaude no que esta a ver, e se identifica com a narradora no que está assistindo. 

   Insiste dizer que para ultrapassar o afitivo viver só há um caminho que é o amor que soma, aflora e evolui o ser humano à perfeição espiritual. Embora o monólogo exponha a atriz estar só no palco, em nenhum momento esteve só, pois tinha junto de si enorme quantidades de pessoas amando Denise Fraga.   

   Luiz Villaça dirige à perfeição a atriz Denise Fraga com correta marcação, amplitude gestual, envolvendo a narração, preciosa dicção da intérprete.

   Com cenário admirável, incidência de luz realça a encenação por criação de Fernanda Maia, um atraente score musical de autoria ainda de Fernanda Maia, Clara Bastos e Priscila Brigante sustenta o que estamos a contemplar.

Serviço ao leitor:

Peça teatral: EU DE VOCÊ

Idealização e criação de Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça.

Com Denise Fraga.

Direção: Luiz Villaça

Produção: José Maria

Onde: Teatro Vivo (274 lug) 

Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 - Morumbi

Hor.Sextaàs 20h/Sáb. às 21h./Dom. 19h.

Quanto:SextaR$50 /Sáb. eDom. R$70

Gênero: Comédia dramática - 80 minutos

Até:15 de dezembro

Avaliação: Excelente