Sab12072019

Last update03:42:00 PM

 


Back Você está aqui: Home Cultura Campinas recebe Festival que mistura experiências gastronômicas, cinematograficas e artísticas

Cultura

Campinas recebe Festival que mistura experiências gastronômicas, cinematograficas e artísticas



O Cinegastroarte acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro com sessões na Sala Prime do Shopping Iguatemi Campinas.

Se muitos apostam que o futuro das salas de cinema será feito de experiências que vão além do ato de sentar em uma poltrona comum e assistir a um filme, o Festival Cinegastroarte Comgás é um excelente exemplo, que fará com quem ainda seja descrente diante dessa previsão possa entender que, na verdade, o futuro já é presente.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Comgás e com realização da NTICS Projetos, o Festival Cinegrastroarte Comgás chega ao seu 3º ano consecutivo unindo três vertentes que têm em comum o poder de despertar no ser humano sentidos que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras: cinema, gastronomia e arte.

O Festival proporcionará aos participantes uma experiência sensorial única. Na cidade, as sessões serão realizadas entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Shopping Iguatemi Campinas. 

Durante as sessões de cinema, que acontecem na Sala Prime do Cinemark Campinas, o público terá a oportunidade de assistir a uma seleção de filmes com temas que têm a culinária como assunto principal ou como pano de fundo, e saborear menus especiais elaborados por chefs de restaurantes como Rios Restaurante, James Italian, Coco Bambu e Outback. Essa experiência que mistura cinema e gastronomia no conforto de uma sala Prime é chamada de Sensações Emocionantes.

No dia 29/11,os destaques da programação ficam por conta do longa “Madame” (2018), na sessão das 19h, e “Encontro de Casais” (2009), às 21h30. As sessões serão acompanhadas por pratos oferecidos pelo restaurante Coco Bambu. No menu, o camarão é o astro das preparações.

No dia 30, a sessão das 15h30 é especial para a garotada. O filme “A Guerra do Hamburger” (1997) poderá ser acompanhado com menu do Outback trazendo miniburguers com queijo e de sobremesa, milkshake de chocolate. No mesmo dia, na sessão das 19h e 21h30, a chef Giovanna Perrone, do Rios Restaurante, apresenta receitas especiais para acompanhar os longas “A 100 Passos de um Sonho” (2014) e “Pegando Fogo” (2015), respectivamente. Nas preparações, pratos como pancetta em baixa temperatura,boeuf bourguignoncom vegetais orgânicos e pescada cambucu, entre outras. 

No dia 01/12, a primeira sessão do CineGastroArte ComGás inicia às 13h, com o filme “Uma Doce Disputa” (2016), que terá o menu preparado pelo chef Lisandro Lauretti, do Jamies Italian. Ele apresentará creme de alho poró, sanduíche deprosciutto cruSan Danielle, mozzarella de búfala, tomates e pesto genovês, servido com saladinha. Para sobremesa, torta brownie com mousse de chocolate. Na sessão seguinte, às 19h, para acompanhar o filme “Sabor da Paixão” (2000), Lauretti trará caldinho de vongolês ou peixe, moqueca de camarão e peixe e, para finalizar, torta mousse de chocolate com crocante de canela e compota de pimenta dedo de moça.

Paralelamente à experiênciaSensações Emocionantes, será realizado no dia 30 de novembro, das 14h às 17h, também no Shopping Iguatemi Campinas, o Encontre o Sabor. É um evento gratuito aberto ao público com experiências comoaula show com Izabel Alvares, e preparação de receitas e degustação, com os chefs Arthur Sauer e André Otero. Cada aula ou preparação terá duração até 40 minutos.

Os interessados em participar podem conferir a programação completa através do site https://cinegastroarte.com.br/encontre-o-sabor/campinas/