Dom09202020

Last update01:12:41 PM

 

Back Você está aqui: Home Cultura CineSesc - 46ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes

Cultura

CineSesc - 46ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes

Foto: Divulgação/MK2 / Pipoca Moderna

 

O mais longevo festival de cinema de São Paulo tem uma edição especial este ano, apenas online, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2019.

Para esta edição especial online, a equipe do festival preparou um recorte com alguns dos filmes mais votados pelo público e pela crítica que estariam na programação da edição presencial do Melhores. O público poderá ver e rever gratuitamente filmes como o polonês Guerra Fria, de Paweł Pawlikowski , o dinamarquês Rainha de Copas, de May el-Toukhy, e o sueco Border, de Ali Abbasi, além dos nacionais Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Greta, de Armando Praça, Torre das Donzelas, de Susanna Lira, e Divino Amor, de Gabriel Mascaro. Eles estarão agrupados em sessões especiais, com exibições únicas, disponíveis on demand por 24h, uma semana a até um mês, na plataforma do Sesc Digital. Para assistir basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.

“Há anos o Festival Sesc Melhores Filmes reúne trabalhos selecionados por um júri composto por críticos e pelo público, premiando em pé́ de igualdade seus favoritos. Excepcionalmente, esse exercício de inteligência e prazer precisa encontrar e oferecer outras formas de fruição e discussão, adaptados ao momento atual de pandemia, para continuar sendo esse espaço de construção do livre pensar, de lapidação do gosto estético e da argumentação publica, com responsabilidade e segurança”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

EM CARTAZ

A seleção reúne 13 dos melhores principais títulos lançados nos cinemas brasileiros em 2019. Alguns títulos ficarão disponíveis por 30 dias na plataforma digital, mas outros, como o citado "Bacurau", terão sessão única - neste caso, no domingo (23/8).

O acesso aos filmes está disponível no site oficial: https://melhoresfilmes.sescsp.org.br/.

A lista de títulos em cartaz são:

"Bacurau", de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.

"Border", de Ali Abbasi.

"Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos", de Renée Nader Messora e João Salaviza.

"Cine São Paulo", de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli.

"Divino Amor", de Gabriel Mascaro.

"Elegia de um Crime", de Cristiano Burlan.

"Greta", de Armando Praça.

"Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski.

"Inferninho", de Pedro Diogenes e Guto Parente.

"Los Silencios", de Beatriz Seigner.

"No Coração do Mundo", de Gabriel Martins e Maurílio Martins.

"Rainha de Copas", de May El-Toukhy.

"Torre das Donzelas", de Susanna Lira.