Sex12042020

Last update04:48:38 PM

 

Back Você está aqui: Home Cultura 44a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Cultura

44a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO


(Cena de Miss Marx)   

“Apenas Mortais”, dirigido pelo cineasta chinês Liu Ze, é um filme que narra percuciente história de uma família onde o pai idoso é portador da doença Alzheimer.

   Sua filha Xian Tian que tinha um relacionamento com um homem casado decide terminar para se dedicar aos cuidados com seu pai. Maior parte do filme se passa no interior do Hospital onde o idoso passa por cuidados médicos.

   Cenas das relações familiares são dilacerantes, como no momento em sua casa sua mulher tenta levanta-lo de uma cadeira para tomar banho, e lhe falta força física. A câmera mostra o idoso com sua face humilhada, e a dor da sua esposa por não poder banhá-lo.

    Um retrato impiedoso do ser humano sujeito à um mal físico. No término de sua vida vai à cova, e o espirito ascende ao plano maior, onde outros espíritos o conduzem pela mão. Interessante a concepção chinesa sob o campo espiritual, se assemelhando ao campo ocidental.

   Direção segura com atores sensíveis, mormente o que faz o papel do idoso consagram a qualidade do cinema chinês.

Serviço:

Filme: Apenas Mortais.

Direção: Liu Ze

China - Ficção - 136 min, - Cor - 2020

Avaliação: Muito Bom.

    00000000000000000000000000000000000000000000000

O "Plot" do documentário “Panquiaco” se passa numa ancestral tribo nativa resultando mostrá-los em atividades pesqueiras no Oceano Atlântico com suas vidas em risco permanente. Seus costumes, ritos e danças mostram o núcleo em vias de extinção.

   Narração é feita em seu linguajar nativo, num misto com a língua espanhola. Ação se passa no Campo Laurel no Panamá.

Serviço:

Filme: Panquico

Direção: Ana Helena Tejero

Panamá - Documentário - 65 min - Cor - 2020

Premiado no Festival de Cinema de Tribeca.

Avaliação: Bom

    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Cineasta Suzana Nicchiarelli traz à Mostra sua criação cinematográfica “Miss Marx” cuja personagem é ferrenha dos trabalhadores ingleses no século 19.

Ação se passa no ano de 1883 no auge das rebeliões operárias na Grã-Bretanha. Com cenários e vestuários de época como Miss Marx assumia conflitos trabalhistas entre operários e patrões.

Cenas dolorosas exibem os obreiros em terríveis misérias sociais, a defesa de Miss Marx a torna uma heroína nacional como defensora dos trabalhadores ingleses. Eleanor Marx cometeu suicídio em 31 de março de 1898.

Serviço:

Filme: Miss Marx

Direção: Suzana Nicchiarelli

Itália/Bélgica - Ficção - 142,45 min. Cor - 2020

Avaliação: Muito Bom