Sex12042020

Last update04:48:38 PM

 

Back Você está aqui: Home Cultura 44a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Cultura

44a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Na foto, cena de "O CHARLATÃO"  

 

   Masters in short se compõe de sete episódios do dramaturgo Geon de Ferec. Para formalizar o filme compareceram sete diretores de alta envergadura cinematográfica, entre eles o chinês Jia Zhank-Ke, o canadense Gui Maddin e o iraniano Jafar Panahim.

   Um filme que aborda o absurdo no cinema no estilo de Samuel Beckhet no teatro.

O primeiro episódio remonta aos filmes da fase muda do cinema. Lembrando ora o cinema expressionista alemão, ora o realismo do cinema francês.

    Bastante interessante por conhecimento social histórico o registro de uma Noite na Ópera Nacional de Paris que trazem as maiores celebridades do mundo em trajes de gala para ouvirem uma audição da famosa Soprano Maria Callas.

   Jafar Panahim com seu costumeiro costume de criticar usos, costumes e ritos arcaicos do Irâ ironiza a busca numa aldeia do país onde uma jovem possuidora de voz excepcional nãp pode ser contratada para um espetáculo porque se fosse seria amaldiçoada pelos moradores da pequena vila.

Serviço:

Filme: Masters in Short

Dir. Diversos diretores para cada episódio.

Ficção - Cor - 115m. 

Avaliação: BOM

-------------------

Sibéria um filme áspero filmado pelo famoso cineasta italiano Abel Ferrara exibindo num cenário onde predominam invernos rigorosos com temperaturas de 30 graus baixo zero. Para este lugar onde quase o ano todo a neve cobre planícies e montanhas são enviados opositores do governo. Cenas exibem campos de concentração onde os prisioneiros são torturados, espancados e mortos. 

   Do lado de fora os habitantes no terrível frio se deslocam de um lugar para outro com trenós puxados pela matilha de cães. 

   Com a chegada da curta estação de verão a neve sumiu para dar lugar a verde vegetação, milhares de flores silvestres cobrem as planícies, tendo ao lado imponentes pinheiros exalando o odor do pinho.

   Filme conta com excelente fotografia em tons claros nas cenas da neve, e tons escuros acrescentando a dramaticidade da região com prisões repletas de presos políticos. Poucos diálogos. Segura direção dos atores fazem dessa película uma nítida denúncia sobre regimes extremistas.

Serviço:

Filme:Sibéria

Itália/Alem. - Ficção - Cor - 132m. - 

Dir. Abel Ferrara

Premiado no Festival de Cinema de Berlim

Avaliação: MUITO BOM

----------------------------

   Polônia continua a seara de produzir os melhores filmes sobre a tragédia do povo polonês ante a invasão do país pelos alemães, seguindo o que Wadja produziu na década de 60. Filme “Charlatão” é de intensa dramaticidade contando a história de Jan Mikolosen um médico que passou toda sua vida clinicando doentes sem auferir lucros. Salvou milhares de pacientes da morte. 

    Por ocasião de invasão nazista em 1939 foi acusado de ser comunista, vai preso e condenado a prisão. Toda a instrução policial e julgamento é amparada em inverdades sem que lhe seja dada oportunidade defesa. Através de flash backs vemos os momentos gloriosos de sua vida profissional, seu respeitável cabedal na área da medicina, e após o espezinhamento de sua reputação.

    Ator que interpreta o papel do médico é intensamente profissional. Evidente que todos os demais atores e coadjuvantes sob segura direção sustentam a trama à perfeição. Cenas exteriores exibem a natureza exuberante através de excelente fotografia, em contraste das cenas prisionais do médico em celas infames.

    Um digno filme que honra o cinema polonês.

Serviço:

Filme: O Charlatão

Tit. inglês: The Charlatan

Origem: Polônia - Ficção - Cor - 1.55min.

Avaliação: Excelente

-------------------------------

Da Bolívia surge a película “Em Nomes das Flores”; um ingênuo roteiro narra o encontro de uma camponesa idosa com o mitológico guerrilheiro Che Guevara quando então lhe deu um prato de sopa, e aquele lhe declinou o poema Los Nombres de Las Flores. Porém as autoridades investigaram os fatos e concluíram que a sua história era falsa e a condenaram judicialmente.

   Os povos andinos ainda influenciados pelo guerrilheiro argentino ainda estão perdendo com lembranças ultrapassadas. Cenas lentas, exterior filmado nas nuas Cordilheiras do Andes, sem muito mais à dizer leva ao tédio.

Serviço:

Filme: Em Nome das Flores.

Tít. Original: En Nombre de Las Flores

Origem: Bolívia - Ficção - Cor - Média metragem

Avaliação: RUIM