Sab04172021

Last update01:58:07 PM

 

Back Você está aqui: Home Cultura BARDO SEM FILTRO

Cultura

BARDO SEM FILTRO

Valorizar a comédia escondida por trás das cenas contidas em quatro peças de William Shakespeare foi o desafio imposto a si mesma pela diretora Eliete Gigaarini ao montar Bardo sem FiltroCom a proposta de aproximar o público destes textos de William Shakespeare - Trabalhos de Amor PerdidoA Megera DomadaBem Está o que Bem Acaba e Muito Barulho Por Nada –, a diretora, que já encenara com o grupo as peças no teatro, escolheu as cenas que melhor se adequariam ao ambiente digital. “Como as peças de Shakespeare tem uma trama bem elaborada por trás, com personagens bem construídos, e algum momento trágico e dramático, eu trouxe para o Bardo Sem Filtro as passagens de mais humor. Mesmo a cena dramática do diálogo entre Beatriz e Benedito, de Muito Barulho por Nada, também tem uma pegada cômica”, comenta Eliete.

Como os atores interpretam de suas casas, a diretora optou por lançar mão do chroma key, recurso da plataforma de streaming que permite a fusão de imagens. Para tirar maior proveito e investir na qualidade técnica, o grupo fez pesquisa na plataforma digital. “Trabalhamos a cena do ponto de vista de cada ator. Para que cada um contracene, de forma imaginária, com o outro, e que o público tenha a nítida impressão de que ambos estão no mesmo espaço”, explica

Sinopse

Três cenas de Trabalhos de Amor Perdidos abrem Bardo sem Filtro. O Rei de Navarra, Ferdinando, decreta um édito à toda população: os homens, para nutrirem seus conhecimentos em todos os âmbitos, serão isolados por três anos com abstinência de sono, comida e do contato com mulheres. No caso de perjúrio o homem poderia perder a língua. Dom Adriano de Armado está apaixonado por Jaqueneta e jurou que faria os três anos de abstinência. Depois de um breve encontro com Jaqueneta para marcar uma visita às escondidas, desabafa sua paixão e seu receio de ser descoberto para seu soldado Cisco. A segunda peça é A Megera Domada. A guerra dos sexos de Petrúquio e Catarina. Catarina e Bianca brigam pela preferência e afeto do pai, Batista. Catarina conhece seu pretendente, Petrúquio. O servo de Petrúquio, Grúmio, tenta controlar a ira de Catarina que está há dias sem comer e dormir por ordem de seu marido Petrúchio.

Na terceira esquete, a cena é inspirada na peça Bem Está O Que Bem Acaba. Helena, a protagonista da trama, não é nobre porém é filha de um médico muito reconhecido na corte francesa e herdou todos os conhecimentos de medicina do pai. Para agarrar seu apaixonado, Bertran, faz um acordo com o Rei oferecendo a cura para sua enfermidade em troca de ela própria escolher seu marido. A cena escolhida é de Helena com o melhor amigo de Bertran, Parolles. Helena e Parolles debatem sobre uma questão até hoje objeto de polêmicas: a virgindade. A última peça selecionada é de Muito Barulho por Nada. Uma comédia que também envolve guerra dos sexos, porém discute-se profundamente sobre o julgamento quanto à conduta social feminina. Beatriz e Benedito encontram-se na Igreja após a prima de Beatriz, Hero, ter sido humilhada e difamada no dia do casamento. Na foto o ator Renan Villas que interpreta  Petruquio (A Megera Domada). Imagem de  Renan Villas de Nóvoa.

Ficha Técnica

BARDO SEM FILTRO – Audiovisual ao vivo inspirado nas obras de William Shakespeare - A Megera DomadaTrabalhos de Amor PerdidosMuito Barulho Por Nada e Bem Está Que Bem Acaba.

Dias 6 e 7 de março; 13 e 14 março, 20 e 21 de Março , 27 e 28 de março.

Encenado ao vivo com atores em suas casas. Sábados e domingos às 20 horas. 

Ingressos a partir de 12,50. Transmissão online pela plataforma Sympla.

Link para compra - https://beta.sympla.com.br/eventos?s=Bardo&tab=eventos