Ter10192021

Last update01:24:33 PM

Back Você está aqui: Home Cultura 45a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Cultura

45a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

(IMAGEM DIVULGAÇÃO MOSTRA SP)

 

Coletiva de Imprensa foi realizada dia 9 de outubro no sistema on-line para a classe de jornalistas e cinéfilos pela Curadora da Mostra Renata de Almeida com sucesso inusitado.

Renata anunciou que este ano a Mostra conta com 264 filmes produzidos em 50 países. Filmes de ficção e documentários grande parte deles premiados nos maiores Festivais de Cinema do mundo.

Consignou que a seleção deste ano faz um apanhado do cinema contemporâneo mundial produzido sob o impacto da Pandemia que assola a indústria cinematográfica em todos os continentes.

Renata de Almeida finalizou sua peroração com entusiasmo pelo sucesso da Mostra que apesar das dificuldades atuais continua trazendo os melhores filmes da atualidade.

Finalizada a Coletiva foi projetado em primeira mão no Brasil o filme “Má Sorte no Amor ou Pornô Amador” de Radu Jude que ganhou o Prêmio Urso de Ouro no Festival de Berlim como melhor filme.

Rodado em Bucareste, Romênia é obra insólita e desafiadora pois a Mostra é eclética em apresentar ao público para discussão do que assiste. Narra a história de Cilibi uma professora que leciona na tradicional Escola de Bucareste para crianças e jovens da classe alta. A docente é considerada por sua ética e moral ilibada, sendo prestigiada pela diretoria da Instituição, pelos colegas docentes e pais de alunos.

No preâmbulo do filme há uma cena erótica mostrando a professora praticando a felação seguida de atos sexuais desenfreados na cama com um parceiro.

Após essa cena o filme começa a narrativa dramática da jovem professora atormentada caminhando pelas ruas da cidade pois o vídeo foi parar nas redes sociais!

Instaurado o escândalo é convocada pela diretoria da escola para uma reunião disciplinar à portas fechadas com colegas docentes e pais de alunos que se consideram ultrajados pelo acontecido. 

Nesse filme o diretor Radu Jude faz uma análise crucial da intolerância, hipocrisia e discriminação na sociedade humana.

Colocada isolada numa cadeira e mesa tem seus algozes à frente vociferando ultrajes e  pedindo sua expulsão da escola. Posta em votação o destino da professora por maioria de votos opta pela expulsão!

Este o plot! Aquelas professoras tais qual os inquisidores da Idade-Média por acaso não praticam as mesmas cenas na intimidade, perguntou a jovem as acusadoras?

O filme é um Block Buster (arrasa quarteirões). O scripit (roteiro) que analisa a maldade humana é um primor na área da psicologia.

Filme conta com um elenco homogêneo nas performances de atores consumados. Fotografia impecável com tomadas da vida urbana de Bucareste mostrando a jovem desesperada caminhando pelas ruas da cidade em longos panoramas. 

   

SERVIÇO:

Filme: Má Sorte no Amor ou Pornô Amador.

Direção e Roteiro: Radu Jude.

Origem: Rômenia

Ficção - Drama - Cor - 106 min. 2020

Vencedor do Prêmio O Urso de Ouro no Festival de Berlim

Cotação: EXCELENTE