Ter08162022

Last update04:49:39 PM

Back Você está aqui: Home Cultura FESTIVAL ASSAD TERÁ SHOW E MASTERCLASS COM ESPECIALISTA DA GUITARRA CLÁSSICA

Cultura

FESTIVAL ASSAD TERÁ SHOW E MASTERCLASS COM ESPECIALISTA DA GUITARRA CLÁSSICA

O premiado violonista mineiro, Aliéksey Vianna, é presença confirmada no Festival Assad - um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país - que acontece entre 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. O músico se apresenta no dia 27 de julho, às 20h30, ao lado de Toninho Horta e Juarez Moreira. No dia seguinte, dias 28, a partir das 14h, ministra um masterclass para estudantes de música.

Aliando profunda bagagem de música erudita ao seu natural envolvimento com a música popular e a arte da improvisação, Aliéksey Vianna já se apresentou em prestigiados espaços musicais em mais de 30 países da Europa, América, Oceania, África e Oriente Médio.

Vencedor em mais de 20 concursos internacionais de guitarra clássica, atuou como solista com orquestras como a Sinfonieorchester Basel (Suíça), Turku Philharmonic (Finlândia), Filarmonia das Beiras (Portugal), Orquesta Ciudad de Almeria (Espanha), Aukso Orquestra de Câmara Tychy (Polônia) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil).

Também tocou em ambientes de câmara com uma grande diversidade de músicos de primeira classe, como Peter Erskine, Tracy Silverman, Paul Hanson, Artaria Quartet, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Knifkvartetten, Dimos Goudaroulis, Antonio Carlos Carrasqueira, Mauricio Freire Garcia, Felix Renggli, Sylvia Nopper, Petri Sakari, Nicole Paiement e Pierre Boulez.

Aliéksey é bacharel pelo Conservatório de Música de San Francisco (classe de David Tanenbaum) e possui dois mestrados pela Musik Akademie der Stadt Basel (classes de violão clássico de Pablo Marquez e de guitarra-jazz de Wolfgang Muthspiel). Atualmente cursa doutorado em Pesquisa Artística no Programa docARTES do Instituto Orpheus em Ghent (Bélgica). Seu projeto de pesquisa, sobre improvisação de violão desacompanhado, é financiado pela CAPES e orientado pelos professores Frans de Ruiter (Promotor), Marcel Cobussen e Dusan Bogdanovic.