Dom03292020

Last update04:44:26 PM

 


Back Você está aqui: Home Cultura

Cultura

Dois espetáculos no Theatro Municipal neste sábado, dia 31

No ultimo dia de agosto, sábado – 31 - haverá dois eventos no Theatro Municipal, No horário das 16h00, o público assiste “Clássicos Encantados”. O mundo mágico dos clássicos infantis será apresentado por grande elenco de bailarinos, atores e cantores, em mais de 70 figurinos e cenários incríveis. A peça viaja pelo universo das princesas Ariel, Bela, Cinderella, Rapunzel, Jasmine, Elsa, Anna, entre outros personagens de grandes filmes como o Rei Leão, A Pequena Sereia, Alladin, entre outros.

Os ingressos são de R$ 50,00 a R$ 120,00, e podem ser adquiridos antecipadamente na Livraria Grafitte

Também no sábado (31), mas no horário das 21h00, o espetáculo é Abba Experience In Concert. No palco a história musical de uma das maiores bandas de todos os tempos, interpretada em uma mega produção com mais de 30 integrantes, orquestra ao vivo e um sensacional ballet, além de quatro cantores que interpretam com maestria grandes hits mundiais como: 'Dancing Queen', 'I Have A Dream', 'The Winner Takes It All', 'Mamma Mia', entre outros.

Os ingressos são de  R$ 50,00 a R$ 120,00, e podem ser encontrados na Livraria Grafitte.

Exposição apresenta panorama de 70 anos da arte brasileira

Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Mostra será aberta ao público nesta terça-feira (27)

Nesta terça-feira (27) o Farol Santander exibe ao público, pela primeira vez, parte do acervo de obras de arte na exposição Contemporâneo, sempre – Coleção Santander Brasil. A exposição apresenta um panorama de 70 anos da arte brasileira e reúne um conjunto de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias. Os 64 trabalhos escolhidos em um acervo de duas mil obras estão divididos nas categorias Abstração, Retrato e Paisagem.

Uma das atrações na categoria Abstração é a obra nunca exposta do artista Bené Fonteles. Sem título, o trabalho foi criado em 1980. Já a obra mais antiga é a escultura de Victor Brecheret, Tocadora de Guitarra (1923). E a mais recente, uma pintura do artista Paulo Almeida, parte da série “Palimpsestos”. O processo criativo da obra envolve modificá-la a cada nova exposição.

Obras e espaço multimídia

Dentro das divisões estabelecidas pela curadoria, destacam-se artistas e suas respectivas obras: Abstração: Alfredo Volpi, Sem Título (1960); Tomie Ohtake, Sem Título (1978); Manabu Mabe, Voz da Selva (1969) Retrato: Di Cavalcanti, Mulata na Cadeira (1970); Milton Dacosta, Figura (1948); John Graz, Canoeiros (1975); Paisagem: Darel Valença, Sem título (1968); Candido Portinari, Cavalo, Casebre e Paisagem, (1959); Claudia Andujar, Conselho de homens Xicrin-Kayapo, Estado do Pará, Amazônia, 1966.

A exposiçãoterá, ainda, um espaço multimídia desenvolvido pela Rizoma Edições Digitais, onde os visitantes poderão interagir a partir de uma projeção na parede, com imagens desconstruídas das obras expostas. O público poderá alterar as formas e cores projetadas com seus próprios gestos e movimentos.

De acordo com Ricardo Ribenboim, um dos curadores da exposição, o título da mostra remete ao fato de que as obras foram adquiridas muito perto do período em que foram produzidas, refletindo a arte do momento da aquisição. Também curador da mostra, Agnaldo Farias explicou que já conhecia o acervo Santander que é quase inacreditável e também destacou o fato de as obras serem adquiridas no momento em que foram produzidas. Segundo ele, quem compra uma obra enquanto ela está sendo produzida está fazendo uma aposta.

Em cada uma das categorias, haverá uma obra representativa, destacada em projeto de acessibilidade, que disponibilizará relevos táteis e em alto contraste, legendas em braile e um áudio descrição. Os trabalhos contemplados no projeto são de Rubem Valentim, Sem título (1989); Klaus Mitteldorf, O Centro (2008) e Di Cavalcanti, Mulata na cadeira (1970). Outros destaques que já estiveram em mostras pelo Brasil voltarão a ser expostos ao público, como a pintura Equilíbrio (1967), de Iberê Camargo e a tela Baile No Campo (1937), de Cícero Dias.

O Farol Santander está localizado em São Paulo, na Rua João Brícola, 24, Centro.

Exposição A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira

          

Autor de uma das mais importantes séries de obras iconográficas das principais referências da música brasileira, o artista plástico Elifas Andreato tem uma intensa produção construída ao longo dos últimos 50 anos, sempre refletindo seu engajamento por mais acesso à cultura e à educação, à construção da cidadania e à mais ampla defesa dos diretos humanos. Um recorte do seu trabalho compõe a exposição A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira, com curadoria de Emanoel Araujo, reunindo retratos de gente como PixinguinhaPaulinho da ViolaMartinho da VilaCartolaGilberto GilClara NunesClementina de JesusTim Maia,Milton NascimentoCrioloJoão Bosco, entre outros. A seleção de obras inclui originais (alguns deles nunca antes expostos) e algumas reproduções, como o cartaz para os 50 anos da Semana de Arte Moderna.

A abertura da exposição na tarça-feira, 20 de agosto, no Museu Afro Brasil, foi marcada por um encontro entre Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

Trabalhos fundamentais como Batuque na Cozinha (1972, nanquim em papel, serigrafia, 30cm x 30cm), imagem marcante de um dos momentos mais gloriosos de Martinho da Vila, e Nervos de Aço( 1973, acrílica sobre tela, 40cm X 70cm), inesquecível retrato de Paulinho da Viola, dividem espaço com obras como Espiral de Ilusão (2017, acrílica sobre tela, 1m X 1m) e Canto do Vento( 2019, acrílica sobre tela, 30cm X 30cm) feitos, respectivamente, para Criolo Fabiana Cozza, revelando um Elifas muito atual, inquieto, sempre curioso e aberto a novas experimentações.

Outra obra das mais emblemáticas de Elifas,Clementina(1979, acrílico sobre tela, 60cm X 60cm), produzida há 40 anos, terá seu original exibido pela primeira vez ao público. Entre as reproduções expostas, destaque também para a antológica capa do disco Clementina e Convidados (que contou com a participação deAdoniran Barbosa, Carlinhos Vergueiro, Clara Nunes, João Bosco, Martinho da Vila e Roberto Ribeiro) e o cartaz do lendário show Tendinha (de Martinho da Vila com Samba 7, Rui Quaresma e Neoci, dirigido por Fernando Faro).

 

SERVIÇO

Exposição: A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira

Período: até 5 de outubro de 2019

Museu Afro Brasil

Parque do Ibirapuera, Portão 10

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo – SP

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Entrada franca

Texto de um dos maiores autores do Século XX estréia temporada em São Paulo

Foto Roberto Filho – Brasil News

 

Obra deu a seu autor o Prêmio Novel de Literatura em 2005

   A peça O Inoportuno (The Caretaker), de Harold Pinter (1930-2008), foi escrita em 1959 e estreou em Londres no ano seguinte com enorme sucesso. Foi esta peça, considerada uma de suas obras primas, que Pinter passou a ser conhecido e tornou-se um dos dramaturgos mais respeitados e conhecidos em todo o mundo. Teve influência de Samuel Beckett e também de Franz Kafka. Ambos foram mestres do teatro do absurdo, expressão esta criada por Martin Esslin nos anos 50 do século passado. Após um tempo Harold Pinter passou a desenvolver um estilo próprio, marcante como a passagem do tempo, a iminência do desastre, a ambiguidade, a iminência do desastre, as possíveis verdades e mentiras e as famosas pausas no diálogo. A obra que vimos aborda a impossibilidade de comunicação, envolvendo personagens marginais e solitários. Tema esse desenvolvido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni em seus famosos filmes.

   Sob segura direção de Ary Coslov, premiado diretor de teatro, um homogêneo elenco interpreta soberanamente o texto. No palco Mick (Well Aguiar), Andre Junqueira como Aston e Daniel Dantas interpretando o velho Davies exibem uma consagradora descrição de uma trama onde interesses, mentiras e conflitos vão se revelando e provocando mudanças no comportamento dos personagens, oscilando entre o amor e ódio, pena e repulsa, solidão e tristeza.

   Chama atenção a interpretação do ator Well Aguiar no papel de Mick. Une sua fala  extremamente veloz com sucessão de gestos descrevendo suas ações. Aston (André Junqueira) sob aparência serena traz dentro de si uma violência iminente. O velho Davies (Daniel Dantas). Aston o resgata de apanhar uma surra de um embriagado escocês e lhe oferece abrigo no seu apartamento, nos mostra um desequilibrado (homeless) por vezes fraco e pusilânime. Harold Pinter descreve o comportamento patológico dos personagens às raias da bi-polaridade. Surge para os espectadores o teatro descritivo do absurdo. Todo o comportamento e ações dos mesmos revela a malignidade da natureza humana. Mergulham na solidão e tristeza.

Secunda a encenação de forma brilhante a Iluminação incidental de Paulo Cesar Medeiros, Figurinos de Kika Lopes e Cenário de concepção kitsch  deMarcos Flaksman se coaduna com o desordenado campo mental do doentio trio.

   Essa peça teatral amealhou uma serie de prêmios como do APTR 2018 e premiando ainda como Melhor Ator: Daniel Dantas e como Melhor Diretor Ary Coslov.

 

Serviço:

Peça teatral: O Inoportuno (The Caretaker)

Texto: Harold Pinter

Direção: Ary Coslov

Onde: Teatro Raul Cortez - Fecomércio (513 lugares)

R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista

Hor. Sextas às 21,30h/Sáb. 21,30h/Dom.19h.

Quanto: R$90

Duração: 90 minutos - Classificação indicativa: 12 anos - Gênero: comédia dramática

Avaliação: Excelente

Teatro sensibiliza estudantes sobre preservação da água

Escolas estaduais da região estão recebendo um importante reforço na tarefa de conscientizar os estudantes sobre a preservação da natureza, especialmente dos recursos hídricos. Através da peça teatral Água à Vista, a Cia de Teatro Parafernália tem levando os jovens a refletir sobre o futuro de nosso planeta.

O espetáculo tem apoio da Renovias através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.A iniciativa integra as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela concessionária, queadministra as rodovias atravésdo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo conduzido pela Artesp.

Em São João, o espetáculo será encenado nesta quinta-feira, dia 22, na EE Virgílio Marcondes de Castro, no Jardim Durval Nicolau, às 10h00.

A peça Água à Vista traz a saga de dois cientistas, acompanhados por um aventureiro, que saem em uma expedição pelos tempos terrestres em busca de resposta para atual crise da água e chegam em 2070. Nesse tempo, encontram coisas horríveis, como a guerra pela água, doenças em função da falta d’água e as poucas reservas naturais existentes são vigiadas pelo exército.

Presos em 2070 e não conseguindo achar soluções, eles se deparam com uma personagem inusitada, vindo diretamente do mundo celestial. Deus, então, envia Moisés para ajuda-los. O desenrolar da história é bem-humorado e cheio de curiosidades. A peça promove a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nossa principal fonte de vida: a água.

A direção é de Viviane Casteliani, com sonoplastia de Andréia Nunes. O elenco da peçaÁgua à Vistaé composto pelos atores Francisco Minervino, Guilherme Santos, Jéssica Eduarda e Jhonattan Walquer.

Jornada debate vida e obra de Alceu Amoroso Lima


Cartas inéditas de Di Cavalcanti a AAL revelam conversão do pintor ao catolicismo 

Uma promessa, um legado com dezenas de livros publicados, um arquivo que guarda 32 mil documentos, entre eles cartas trocadas com os maiores intelectuais brasileiros do século XX. A conjunção de tantos fatores tem como resultado a “Jornada Tristão de Athayde – Seminário Alceu Amoroso Lima”, cuja terceira edição acontece neste mês de agosto em São Paulo e em Campinas. O evento organizado pelo neto de Alceu, Xikito Ferreira, convida para a mesa de debates pesquisadores brasileiros cujos trabalhos investigam a obra de Tristão de Athayde, pseudônimo usado pelo escritor, imortal da Academia Brasileira de Letras. O objetivo do encontro é manter vivo este legado, incentivando o diálogo entre os estudiosos.

Diferentes enfoques serão abordados durante as palestras que compõem o evento. A existência de Deus e o protagonismo do jagunço Riobaldo, personagem do clássico “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, e as semelhanças na escrita de Alceu e de Ariano Suassuna serão alguns dos pontos discutidos. Pesquisadores irão ainda analisar a variedade de posições do pensamento católico brasileiro na primeira metade do século XX a partir da comparação entre AAL e seu cunhado, o escritor e jornalista Octávio de Faria, tanto no que diz respeito ao cenário político quanto ao cultural. 

Durante o encontro, serão apresentadas também seis cartas inéditas trocadas entre o intelectual e o pintor Di Cavalcanti, um dos ícones do Modernismo. Elas estavam guardadas em Petrópolis, no arquivo que reúne as correspondências recebidas por Amoroso Lima ao longo da vida. Os textos revelam um profundo interesse de Di Cavalcanti, comunista declarado, pelo universo católico de Amoroso Lima.

Ao longo das cartas, datadas do início dos anos 40, o pintor fala sobre a sua conversão, sua fé, sem nunca abandonar o compromisso ideológico que possuía com o comunismo e uma preocupação com temática de denúncia revelada através de uma pintura que traduz os dramas e o dia a dia de uma parcela invisível da sociedade.

Todo este movimento de estudo e pesquisa sobre a obra de Amoroso Lima tem origem em uma promessa. Pouco antes de morrer, em 2011, a filha mais nova de Amoroso Lima, Lia, fez um pedido ao sobrinho Xikito: que não deixasse a obra de seu pai cair no esquecimento. Chamada de Madre Teresa, ela viveu reclusa por 60 anos no mosteiro dos beneditinos em São Paulo. Ao longo das três primeiras décadas, recebeu cartas diárias do pai. Ciente da importância da obra do intelectual, ela não queria que as gerações futuras esquecessem o trabalho do homem que combateu a ditadura militar, se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras e dedicou sua escrita ao Brasil. 

Esta é a terceira rodada de debates da “Jornada Tristão de Athayde”. A primeira ocorreu em 2015, no Riode Janeiro; asegunda ocorreu no início de 2019, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Em São Paulo o evento está marcado para o dia 22, na Casa Casulo, às 19h00 (Rua Groelândia, 160), com entrada gratuita.

Em Campinas, o evento será no dia 24 de agosto, às 10h00, no Centro Cultural Poveda (Rua Dr. Quirino, 1733 – Centro), com entrada gratuita.

 

“TOC: Transtornada, Obsessiva e Compulsiva” é destaque no Ponto MIS


Neste mês de agosto, o Ponto MIS exibe filmes do gênero comédia. As apresentações acontecem sempre às 19h30 na Sala Dilo Gianelli no Theatro Municipal, com entrada gratuita.

Nesta terça-feira, o filme em cartaz é “TOC - TRANSTORNADA, OBSESSIVA e COMPULSIVA”.  Tatá Werneck vive Kika K, atriz de sucesso que concilia em sua vida um fã um tanto assustador, um namorado desequilibrado, reuniões de negócios e seu transtorno obsessivo compulsivo.

O Ponto MIS ainda exibe neste mês mais um filme, dia 27 - “De onde eu te Vejo” – com Denise Fraga e Domingos Montagner. 

BuZum! apresenta de “Filhotes do Brasil” em três escolas de São João


Em cada escola haverá sete apresentações

Com muita história para contar, nesses últimos nove anos, o BuZum! chega no interior de São Paulo, levando o teatro gratuito em praças e escolas públicas, a fim de incentivar a cultura por meio de espetáculos que trazem mensagens educativas, com conteúdo instrutivo e ao mesmo tempo alegre..

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a cia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

Neste mês de agosto, a cia. BuZum! apresenta no interior de São Paulo o espetáculo “Filhotes do Brasil”, com o apoio da Renovias. A iniciativa integra as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela concessionária, queadministra as rodovias atravésdo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, conduzido pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

As apresentações acontecerão emCasa Branca,Vargem Grande do Sul, Aguaí, e nos dias 15, 16, e 19 de agosto (quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira) em São João da Boa Vista. Serão sete sessões diárias.

Espetáculo “Filhotes do Brasil”

Um mergulho na floresta e suas nuances. O ponto forte dessa peça é a demonstração da vida de animais e a relação entre os pais e seus filhotes, um panorama dessa relação (pais e filhos) entre os animais e também com os seres humanos, apresentando de maneira divertida a proximidade existente deste vínculo em qualquer espécie.

A peça começa com uma família indígena, cujo o chefe conta aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre os animais. Desta forma, ilustrando no palco os diversos tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra. É possível retratar a ligação dos animais com os seus filhotes, colocando as crianças em contato direto com a relação de sobrevivência na floresta.

O espetáculo apresenta ricas histórias que revelam diferentes aspectos dessa situação relacionando a natureza, a sobrevivência de espécies, nicho ecológico e o modo de vida dos animais exóticos e selvagens.

EM SÃO JOÃO

A apresentação de “Filhotes do Brasil em São João da Boa Vista será em duas escolas, e em cada uma delas haverá sete apresentações: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10, e 14h50.

Na EMEB Sarah Salomão, no Jardim Primavera os espetáculos acontecem no dia 15.

Na EMEB Adélia Jorge Adib Nagib, no Bairro Maestro Mourão, os espetáculos serão no dia  16 e agosto.

E na EMEB José Peres Castelhano, no Bairro São Benedito, no dia 19 de agosto.

Cada apresentação dura 20 minutos, e o local da encenação disponibilizado pela BuZum!  tem capacidade para acomodar 50 pessoas por sessão. 

Pontos MIS – sessão gratuita de cinema e duas palestras sobre o mundo fotográfico

O Ponto MIS nesta semana promove duas atividades gratuitas. Nesta terça-feira, dia 13, tem sessão de cinema na Sala Dilo Gianelli do Theatro Municipal, às 19h30. Durante o mês de agosto os filmes exibidos são do gênero comédia. Neste dia 13 o filme em cartaz é “Mato sem Cachorro”.

Deco (Bruno Gagliasso) e Zoé (Leandra Leal) se conheceram quando ele quase atropelou Guto, um cachorro que desmaia toda vez que fica animado. Devido o comodismo de Deco, a relação de 2 anos do casal, chega ao fim, e Zoé decide dar uma chance para o antigo namorado Fernando (Enrique Diaz), um empresário bem-sucedido. Incentivado pelo seu primo Leléo (Danilo Gentili), o Deco tem a brilhante ideia de sequestrar Guto. Será que o plano de Deco dará certo?

PALESTRAS

Neste mês de agosto o Ponto MIS promove também duas palestras sobre o mundo fotográrico com conceituados convidados. No dia 15 de agosto, às 19h00, está programada a palestra com Chico Santos: Representação LGBTQ nas telas do audiovisual.

Apoiada na pedagogia da troca de saberes, a oficina propõe o exercício coletivo de analisar o modo com a população LGBTQ foi representada pelas telas do audiovisual, em um breve panorama sobre a história do cinema. As pessoas participantes serão convidadas a refletirem ativamente sobre o passado e o presente destas representações no cinema e, também, na TV e internet.

No dia 22 de de agosto, às 19h00, a palestra é com Carlos Primati - Horror no Cinema Brasileiro.

A proposta da palestra é apresentar um panorama do horror no cinema brasileiro, demonstrando como o gênero sempre esteve presente em nossa cultura audiovisual e como ele se transformou e se adaptou à nossa realidade conforme a época e dentro do estilo cinematográfico que era feito. O método aplicado para a oficina é a discussão do tema proposto dentro do contexto crítico e histórico, com apresentação de trechos de filmes, trailers e documentários.

As inscrições para ambas as palestras são gratuitas e devem ser realizadas na sede do Departamento de Cultura, localizado na Estação das Artes, O telefone para outras informações é o (19) 3631-0313.