Qui04022020

Last update02:09:42 PM

 


Back Você está aqui: Home Esporte Paulista de Rugby começa nesse sábado e Tucanos faz sua estréia na elite da modalidade

Esporte

Paulista de Rugby começa nesse sábado e Tucanos faz sua estréia na elite da modalidade

A temporada estadual de clubes vai começar! A rodada de abertura será neste sábado, do campeonato estadual de Rugby mais forte do país, o Paulista Série A, que conta com 5 clubes da primeira divisão brasileira - sendo 3 dos semifinalistas do Campeonato Brasileiro de 2019 e com os três últimos campeões nacionais.

Em 2020, competirão pelo título paulista 7 clubes: São José (atual campeão brasileiro), Jacareí (campeão brasileiro de 2017 e atual tricampeão brasileiro de sevens), Pasteur (atual campeão paulista), Poli (campeã brasileira de 2018), SPAC (maior campeão brasileiro) e os dois recém promovidos Engenharia Bullguer (ex-Engenharia Mackenzie) e Tucanos, que chegam na principal divisão do Rugby estadual depois de apenas 5 anos, mostrando uma evolução contínua que os coloca agora para medir forças com clubes de nível nacional e marca a primeira vez que duas equipes são promovidas desde que o atual formato de 8 equipes foi adotado.

Pelo segundo ano seguido, a competição terá transmissão ao vivo. A TV NSports reafirma o seu compromisso com o Rugby e deve transmitir pelo menos 11 jogos, todos gratuitos. A webrádio WR4 Esportes também irá fazer transmissões, podendo levar o total de jogos transmitidos a mais de 50% do calendário, um novo recorde.

Formato

Neste ano, o Campeonato Paulista terá formato novo: na 11ª fase, os 7 times se enfrentam em turno único, com 6 jogos por equipe. Os 4 primeiros colocados jogarão a Taça Ouro e os 3 últimos a Taça Prata.

Na Taça Ouro, as equipes jogam em turno único, com 3 rodadas. Os 2 melhores farão a final.

Na Taça Prata, as equipes também jogam em turno único e o último colocado jogará repescagem de rebaixamento/promoção com o vice campeão da Série B. Não haverá rebaixamento automático, e o Paulista voltará a ter 8 equipes em 2021.

TUCANOS

A equipe de São João da Boa Vista, o Tucanos, é mais uma que veio das divisões de desenvolvimento de São Paulo a estrear na elite estadual. Depois de um ano agitado que contou com a participação no campeonato mineiro (vice-campeão), o vice-paulista coloca o interior do estado em destaque mais uma vez. Para esse ano, a novidade começa pelo campo. Roberto Herrera, secretário de esportes de São João da Boa Vista, ampliou seu apoio ao Rugby e cedeu o principal campo da cidade para os jogos, prometendo elevar o status da equipe na cidade e dando uma visibilidade inédita na região.

Dentro de campo, o treinador "Chino" Benitez terá à disposição boa parte do seu elenco do último ano, com destaque para o tryman Diego Hoffman que também assume a função de capitão. Um dos pontos fortes da equipe desde a sua formação têm sido a intensidade e o jogo muito físico, que será crucial para fazer frente aos rivais mais experientes. O intercâmbio com o Rugby mineiro também rendeu frutos, e a equipe contará com reforços de Uberlândia, Varginha e Lagoa Santa, além do Mogi Mirim.

Na abertura do campeonato 2020, o Tucanos vai enfrentar o São José. O jogo está marcado para sábado, dia 14, às 15h00 no CT Ange Guimerá, em São José dos Campos/SP.