Ter10272020

Last update06:50:14 PM

 

Back Você está aqui: Home Esporte

Esporte

7ª etapa da Stock Car acontece no próximo dia 18 em Mogi Guaçu

(Foto: Duda Bairros)

O Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu recebe neste próximo final de semana a 7ª etapa da Stock Car e o evento será transmitida ao vivo pelo SPORTV, a partir das 11 horas. Os treinos e as duas corridas vão acontecer sem a presença de público devido a pandemia.

A rodada dupla marcará o início da segunda metade do campeonato, o mais importante do automobilismo brasileiro.

Para este final de semana, a categoria volta a realizar etapas com atividades em três dias. A sexta-feira (16) contará com o shakedown, teste para verificação do carro, e a primeira atividade livre. O sábado terá um treino e a classificação, enquanto o domingo é reservado para as corridas.

A etapa contará com transmissão da TV ou da Internet a partir de sábado. O segundo treino do final de semana será exibido pelo canal da Stock Car no YouTube. O restante da programação terá acompanhamento dos canais Sportv.

Na sexta-feira (16), o Shakedown acontece às 12h30 e o treino livre 1 a partir das 13h35. No sábado (17), o treino livre 2 será a partir das 8h40, e a partir das 12h15, a classificação.

No domingo (18), às 11h00 será a Corrida 1, e às 11h55, a Corrida 2. (Foto: Duda Bairros)

PROFESSOR GALDINO É SEPULTADO EM MOGI DAS CRUZES

A morte do Professor Sebastião Álvaro Galdino repercutiu hoje na cidade, deixando um sentimento de desolação a sua família, alunos, ex-alunos, autoridades e a comunidade em geral. Carismático, bondoso, gentil, sábio, culto, generoso, humano, cativou a todos, sem exceção durante sua trajetória de vida, quer como homem, chefe de família, atuação profissional. Natural de São João da Boa Vista, nascido no Bairro do Pratinha, residia atualmente na cidade de Mogi das Cruzes (SP), região da grande São Paulo, com a esposa Roseli Prado Galdino.

Galdino em sua juventude integrou a equipe de natação do Professor Narciso de Oliveira Carvalho, na Sociedade Esportiva Sanjoanense. Formou-se em Educação Física na Faculdade do Clube Náutico Mogiano e, em 1975, já era Especialista em Natação, pela mesma entidade. Em 1983, mais uma Especialização: em Ciências do Esporte, pela Universidade de Mogi das Cruzes. O Mestrado veio em 2001, na Universidade Braz Cubas, quando dissertou sobre atividades multidisciplinares em Educação Física, sendo aprovado com louvor.

Além de ter sido técnico da Esportiva em natação, ginástica olímpica e yoga, nas três passagens que teve pelo clube, Galdino também treinou equipes de natação em Suzano e em Mogi das Cruzes, onde faleceu na noite passada, aos 72 anos, enquanto se recuperava, em casa, de Covid-19.

Galdino tinha muito interesse por literatura e pelo estudo de idiomas. Falava, fluentemente, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano, além de compreender bem o Japonês, língua pela qual se afeiçoou ao estudar yoga e a cultura esportiva oriental.

Escreveu mais de 300 artigos na imprensa e teve três livros publicados: “Minha Natureza”, com poesias e reflexões, em 1998; “Pesquisas e Temáticas em Desenvolvimento Social”, de 2005, e “Pesquisas e Temáticas em Integração Regional”, ao lado da também educadora física, a saudosa Rita de Cássia Bonci Oliveira, em 2006.

Sua carreira acadêmica foi igualmente produtiva, com aulas no Colégio Santa Mônica (1973-1989), no Núcleo de Educação e Cultura (1981-1984) e com uma sequência ímpar em grandes instituições de Ensino Superior. Na Faculdade Educacional de Muzambinho, deu aulas entre 1984 e 1991, quando se transferiu para a Universidade de Mogi das Cruzes, ali permanecendo por um ano. Na Universidade Cruzeiro do Sul, deu aulas entre 1996 e 1999. Na Faculdade do Clube Náutico Mogiano teve quatro passagens como docente, entre 1972 e 2004, quando assumiu cadeira na UNIFAE, onde foi professor por quase uma década.

Em São João da Boa Vista, também teve destaque como professor, vereador. Foi Diretor Municipal de Esportes no período de 2005 a 2012 – durante os dois mandatos da gestão do ex-prefeito Nelson Nicolau. Foi o responsável por implantar a ginástica artística em São João no início da década de 1980. 

Com a reforma e adaptação do Centro de Integração Comunitária (CIC) no ano passado o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho enviou à Câmara Municipal, em 2019, um projeto de lei, aprovado pelos vereadores que nomeou o ginásio de ginástica artística de Sebastião Álvaro Galdino.

Projeto Joga Tênis tem novos apoiadores e segue firme em seu segundo ano de atividades.


 

Na foto, a aula inauguraldo projeto na Escola Santos Cabral

 

São João segue firme em seu segundo ano de atividades

do Projeto Nacional Maria Esther Bueno de Massificação do Tênis, movimento do Instituto Tênis, o projeto já atende mais de 500 crianças em 5 escolas municipais em toda a cidade, inclusive na zona rural.

Idealizado pelo sanjoanense Albers Bernardes, atual coordenador do Clube Esperia e capitão da seleção paulista juvenil, o projeto acontece em parceria com a Prefeitura Municipal, UNIFAE, Fundação Curimbaba e Sociedade Esportiva Sanjoanense.

Cada parceiro tem um papel fundamental dentro do projeto:

A Prefeitura Municipal autoriza, regula e chancela as atividades dentro das EMEBs: Jose Peres Castellano, Santos Cabral, Maria Leonor Silva, Pedro Vaz de Lima (Zona Rural) e Adelia Nagib.

A UNIFAE capacita os alunos que atuam diretamente nas EMEBs. Este trabalho vale como horas de estágio obrigatórias, sendo que alguns recebem bolsas de estudo.

A Fundação Curimbaba fornece os materiais usados pelos alunos nas escolas, como raquetes, bolas, cones e redes.

A Sociedade Esportiva Sanjoanense recebe os talentos revelados nas EMEBs, como militantes, dando continuidade ao desenvolvimento. Seis alunos já foram promovidos para as categorias de base do clube.

A pandemia que assolou o planeta, paralisou as aulas nas escolas, mas não parou a equipe do projeto e os colaboradores, além de reuniões periódicas, estão fazendo cursos on-line da ITF – International Tennis Federation e CBT – Confederação Brasileira de Tênis.

Durante o período de isolamento social, o Projeto também conseguiu o apoio de mais duas empresas através da Lei de Incentivo Fiscal estadual – ICMS: Belpharma - Importadora e distribuidora de insumos químicos e excipientes voltados a Indústria Farmacêutica,Veterinária e Farmácia de Manipulação, e a JVC Industria e Comércio de Plásticos.

As atividades nas escolas serão retomadas junto com as aulas das escolas municipais, o que esperamos que aconteça o mais breve possível.

Para saber mais e ajudar o projeto entre em contato o telefone é o (11) 962636699, e no instagram no endereço @jogatenissaojoao

Atletas do Departamento de Esportes avançam para a fase final do Paulista de Judô Virtual


 

Três atletas de São João da Boa Vista estão classificados para as finais do Campeonato Paulista de Judô Virtual de Fundamentos Técnicos. São os judocas João Pedro Dias, campeão regional na faixa azul, e as irmãs Marcela de Oliveira Monteiro e Thayssa Vitória de Oliveira Monteiro, vice-campeãs regionais na faixa cinza.  

Todos são alunos do projeto Jita Kyoei, desenvolvido em parceria com o Departamento de Esportes no Centro Social Urbano (CSU) do bairro DER, Área de Lazer do Santo Antonio e Centro de Integração Comunitária (CIC) do bairro Santo André.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a competição está sendo realizada online por meio de demonstrações técnicas individuais. João, Marcela e Thayssa disputam com atletas de clubes, associações, projetos sociais e academias de todo o Estado de São Paulo.

Treinados pelo professor sensei Marco Aurélio Lodi Gomes, os alunos de São João obtiveram os melhores resultados na modalidade Tandoku Renshu. Por enquanto, eles já são destaques da região. Os campeões estaduais serão conhecidos nas próximas semanas após divulgação dos resultados pela Federação Paulista.

“Esses resultados nos mostraram que as aulas online estão servindo muito para manter pelo menos a parte técnica e união entre nossos alunos. Agora é torcer para que esses guerreiros incansáveis Jita Kyoei consigam mais um ótimo resultado na grande final”, afirma confiante o professor Marco Aurélio. 

Desafio dos 42 KM


Para incentivar a prática de exercícios físicos e a consciência social, a Escola de Negócios Unifeob realiza uma live bem diferente na manhã do próximo sábado (20): o Desafio dos 42 KM. A convite da instituição, o educador físico e personal trainer Lucas Bassi (foto) percorrerá a distância oficial de uma maratona em uma esteira ao vivo, sem interrupções.

“Queremos incentivar o pessoal a praticar esportes e mostrar o quanto isso é importante na questão da imunidade, de uma boa saúde”, diz o organizador e coordenador da Escola de Negócios, Dirceu Batista. “Isso faz toda a diferença, sobretudo em momentos críticos como o que estamos vivendo, tanto física quanto mentalmente”.

O Desafio dos 42 KM começa a partir das 8h, em frente à Escola do Bem-Estar Unifeob (Sede do Clube do Palmeiras), na Av. Dona Gertrudes, 221 – Centro. Também participa o DJ Giu Casline, que garante a agitação do público tanto local quanto virtualmente. O evento segue as orientações dos órgãos de saúde e respeitará o distanciamento social recomendado.

Durante a transmissão, um QR Code (código de realidade aumentada) aparecerá na tela. Por ele será possível doar qualquer quantia para o Lar Vicentino São José. “E para ajudar a entidade, também vamos receber doações de alimentos no local”, afirma Dirceu.

Torneio de Verão termina em Águas da Prata e destaca os campeões do futsal


Na sexta-feira, dia 13, no Ginásio de Esportes de Águas da Prata foram realizadas as partidas finais do Torneio de Verão de Futsal. O tradicional campeonato de futsal regional teve início no dia 3 de fevereiro e termina consagrando três equipes: Ford Nava Car (Série Bronze), Pé Vermeio/Nova Onda (Série Prata) e Pé Vermeio/Durval (Série Ouro).

Neste ano o homenageado foi o atual Diretor de Esportes da Prefeitura de Águas da Prata, Ciro Rodrigues, que recebe uma placa das mãos do Prefeito Carlos Henrique Dezena. A honraria é um reconhecimento público do trabalho desenvolvido por Ciro Rodrigues em favor do esporte da vizinha Estância.

SÉRIE BRONZE

Na final desta categoria o time do Ford Nova Car venceu o Santo Antônio por 3 a 2. Troféu de Artilheiro foi entregue a Luan Sander Ribeiro, do Ford Nova Car que marcou 8 gols. A equipe do Santo Antônio foi a Defesa Menos Vazada na Série Bronze.

SÉRIE PRATA

No segundo jogo da noite, decisão na Série Prata, o Pé Vermeio/Nova Onda venceu a equipe de Andradas por 4 a 2, com gols de Rafael (2),  Felipe Cesar e Vitor Santos. A equipe campeã recebeu também o Troféu de Defesa menos Vazada.

E o troféu de Artilheiro da Série Prata foi Caio Cesar Raimundo, atleta do Andradas que marcou 8 gols no campeonato.

SÉRIE OURO

Na final da Série Ouro, o Pé Vermeio/Durval venceu Poços de Caldas/Secretaria de Esportes por 4 a 2, com gols de Bernardo Guimarães (2), Gilmar Souza e Maycon Batista que marcou 16 gols no Torneio de Verão 2020.

Paulista de Rugby começa nesse sábado e Tucanos faz sua estréia na elite da modalidade

A temporada estadual de clubes vai começar! A rodada de abertura será neste sábado, do campeonato estadual de Rugby mais forte do país, o Paulista Série A, que conta com 5 clubes da primeira divisão brasileira - sendo 3 dos semifinalistas do Campeonato Brasileiro de 2019 e com os três últimos campeões nacionais.

Em 2020, competirão pelo título paulista 7 clubes: São José (atual campeão brasileiro), Jacareí (campeão brasileiro de 2017 e atual tricampeão brasileiro de sevens), Pasteur (atual campeão paulista), Poli (campeã brasileira de 2018), SPAC (maior campeão brasileiro) e os dois recém promovidos Engenharia Bullguer (ex-Engenharia Mackenzie) e Tucanos, que chegam na principal divisão do Rugby estadual depois de apenas 5 anos, mostrando uma evolução contínua que os coloca agora para medir forças com clubes de nível nacional e marca a primeira vez que duas equipes são promovidas desde que o atual formato de 8 equipes foi adotado.

Pelo segundo ano seguido, a competição terá transmissão ao vivo. A TV NSports reafirma o seu compromisso com o Rugby e deve transmitir pelo menos 11 jogos, todos gratuitos. A webrádio WR4 Esportes também irá fazer transmissões, podendo levar o total de jogos transmitidos a mais de 50% do calendário, um novo recorde.

Formato

Neste ano, o Campeonato Paulista terá formato novo: na 11ª fase, os 7 times se enfrentam em turno único, com 6 jogos por equipe. Os 4 primeiros colocados jogarão a Taça Ouro e os 3 últimos a Taça Prata.

Na Taça Ouro, as equipes jogam em turno único, com 3 rodadas. Os 2 melhores farão a final.

Na Taça Prata, as equipes também jogam em turno único e o último colocado jogará repescagem de rebaixamento/promoção com o vice campeão da Série B. Não haverá rebaixamento automático, e o Paulista voltará a ter 8 equipes em 2021.

TUCANOS

A equipe de São João da Boa Vista, o Tucanos, é mais uma que veio das divisões de desenvolvimento de São Paulo a estrear na elite estadual. Depois de um ano agitado que contou com a participação no campeonato mineiro (vice-campeão), o vice-paulista coloca o interior do estado em destaque mais uma vez. Para esse ano, a novidade começa pelo campo. Roberto Herrera, secretário de esportes de São João da Boa Vista, ampliou seu apoio ao Rugby e cedeu o principal campo da cidade para os jogos, prometendo elevar o status da equipe na cidade e dando uma visibilidade inédita na região.

Dentro de campo, o treinador "Chino" Benitez terá à disposição boa parte do seu elenco do último ano, com destaque para o tryman Diego Hoffman que também assume a função de capitão. Um dos pontos fortes da equipe desde a sua formação têm sido a intensidade e o jogo muito físico, que será crucial para fazer frente aos rivais mais experientes. O intercâmbio com o Rugby mineiro também rendeu frutos, e a equipe contará com reforços de Uberlândia, Varginha e Lagoa Santa, além do Mogi Mirim.

Na abertura do campeonato 2020, o Tucanos vai enfrentar o São José. O jogo está marcado para sábado, dia 14, às 15h00 no CT Ange Guimerá, em São José dos Campos/SP.