Sab12162017

Last update02:23:11 PM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Artigos Giuseppe e Anita Garibaldi

Artigos

Giuseppe e Anita Garibaldi

AMORES FAMOSOS DA HISTÓRIA

Giuseppe e Anita Garibaldi

(Um Resumo)

Professor José Cardoso de Freitas - Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP)

O General Garibaldi foi na história chamado “O Herói de dois Mundos”, pois lutou na Guerra dos Farrapos no Brasil, e na Independência da Itália na Europa. No Brasil conheceu Anita por quem se apaixonou, tornando-a sua esposa. Nasceu Anita em Morrinhos (Santa Catarina).

Os dois tinham um mesmo temperamento guerreiro. No início Garibaldi a raptou, em 1839, e três anos depois a união foi legalizada.

Anita é considerada uma heroina brasileira, intréprida guerreira se distinguiu tanto na Guerra dos Farrapos, como mais tarde na libertação da Itália.

O mentor da Unificação da Itália foi o Conde Cavour, mas a atuação de Garibaldi foi fundamental nas batalhas realizadas contra o Império Austríaco.

Não vou tratar da Guerra dos Farrapos, tendo já escrito com detalhes dobre o assunto em artigo publicado pela GAZETA DE SÃO JOÃO. Foi a maior revolução que tivemos em nossa pátria - de 1835 a 1745. No Brasil os farroupilhas foram derrotados pelo Barão Caxias na célebre batalha de Porangos.

Mas na Itália, na luta contra os austríacos, o General Garibaldi se destacou quando assumiu o comando das tropas de 1859; comandando os italianos teve grandes vitórias, principalmente na Batalha de Calatafimi. Sua amada, que lutou a seu lado, durante a campanha contraiu uma febre tifóide e faleceu no cerco de Roma, com apenas 30 anos de idade.

Fonte: Livros e Revistas de História