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Quando Jobim encontrou Eleanor

Em instâncias celestes acontecem fatos um tanto inusitados. Foi num dia desses, perdido na eternidade, que se deu o ocorrido.

- Ah, look at all the lonely people... la, la, la, la, la, la, la... ah, look at all the lonely people...

- Ah, só é lonely porque quer... olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.

- Falou comigo, moço?

- Lógico, seria impossível não lhe dirigir a palavra. E obrigado pelo “moço”.

- Espera aí, seu rosto não me é estranho. Você não é o Tom?

- Em alma e espírito, às suas ordens.

- Sou a Eleanor Rigby. Já deveterouvido falar de mim, aquela da música dos Beatles.

- Sim, sim, claro. Que mundo pequeno, meu Deus. Tá inteirona heim, minha filha? Não é à toa que aqueles cabeludos se encantaram por você.

- Na verdade o Paul McCartney teve a inspiração olhando pra minha sepultura. Achou bonito “Eleanor Rigby” escrito na lápide e fez a canção. Fiquei célebre sem ninguémterme conhecido, fui uma anônima na Londres entre a era vitoriana e o começo daSegundaGuerra. Cheguei aqui em 1939, morri não me lembro como. Os Beatles me imortalizaram quando já era tarde demais.

- Essa é ótima. Imortal depois de morta. Eleanor... nome bonito. Também fiz muita música com nome de mulher. Lígia, Teresa, Gabriela, Luísa.

- Essa é linda.

- Conhece?

- Como não. Toca direto no serviço de alto-falantes da Praça da Paz Eterna.

- Nunca reparei. Pensei que a música ambiente aqui se resumisse aos clássicos. Bach, Haendel, peças sacras.

- E o amigo por acaso não é um clássico? Me espanta você, Jobim, com todo esse ouvido musical, jamaisternotado uma música sua soando aqui no paraíso.

- Bom, deixa eu tocar alguma coisa em sua homenagem. Olha, só preciso de um banquinho e um violão. Dá pra materializar isso pra mim? Eu ainda sou aprendiz nesses trâmites celestiais, você está aqui há muito mais tempo. Só cheguei em 94.

- Está me chamando de velha?

- Longe disso. Muito longe disso!

- Dizem lá embaixo que “Yesterday” é a música mais tocada no mundo, e que “Garota de Ipanema” fica em segundo lugar. Você está muito bem no ranking, Tom.

- Mas é como eu disse uma vez numa entrevista: eles eram em quatro e falavam inglês. Uma covardia. Não fosse isso, poderia estar no topo.

- É, quem sabe. Tome aí o violão que você pediu.

- Ok. Vamos ver como fica “Eleanor Rigby” em ritmo de bossa.

- Parece difícil tocar...

- Nada. Chega aqui pertinho e me dá sua mão. Assim, ó. Esse dedinho aqui na casa dois do violão. Isso. O indicador vem aqui - casa três,quintacorda. Aí. Muito bem, Eleanor. Você leva jeito... eu podia te ensinar uma posição nova, lá na minha casa. A gente fica mais à vontade, que me diz?

- Tom, nós estamos no céu, comporte-se!

- No céu você vai ficar daqui a pouco, minha linda. Prometo a você, ou não me chamo Jobim. Há menos peixinhos a nadar no mar do que os beijinhos que eu darei na sua boca.

- Eu vou chamar o anjo da guarda.

- Não ouvi direito. Vai baixar a guarda?

- Olha que eu falo tudo pro Father Mackenzie, heim.

- Mas que Father Mackenzie é esse?

- Caramba, Tom. Você não conhece a minha música? Não lembra da letra?

- Esse negócio de letra é com o Vinícius. Não é meu departamento.

- Falar em Vinícius, olha ele chegando aí. Com três anjinhas a tiracolo.

- Poetinha, você não morre mais. Deixa eu te apresentar a Eleanor.