Sab12162017

Last update02:23:11 PM

SANTA_CASA_PROP_1.jpg

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia São João tem dois casos de Febre Amarela. Um paciente morreu

São João tem dois casos de Febre Amarela. Um paciente morreu


O Departamento Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias do Estado (SUCEN), fez neste início de semana a aplicação de inseticida nos bairros Recanto do Lago e Teresa Cristina. A primeira aplicação foi na segunda-feira, dia 8 e o trabalho continuou ontem (9) e será repetida nesta quarta-feira, dia 10.

A nebulização acontece após a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz de dois casos de febre amarela nestas regiões, com registro da morte de um homem de 56 anos residente no Jardim Teresa Cristina.

Uma outra ocorrência envolve um morador do Recanto do Lago, de 44 anos, já medicado e fora de perigo. Ambos os casos são autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

TRABALHADOR RURAL

O paciente que faleceu vítima de Febre Amarela trabalhava numa fazenda no município de Águas da Prata. Na vizinha Estância 2 macacos foram encontrados mortos e em ambos os casos o resultado da morte dos animais foi Febre Amarela, segundo análise do Instituto Adolfo Lutz.

O outro paciente, que recebeu tratamento e está fora de perigo, é praticante do Ciclismo e costumava pedalar até Águas da Prata.

Apesar das ocorrências dos dois macacos mortos com exame confirmado para Febre Amarela na vizinha Estância, a cidade não registra nenhum caso comprovado da doença em humanos até a presente data.

Em São João também foram encontrados dois macacos mortos, um na Vila Conceição e outro no alto do Pratinha. O resultado da análise do macaco morto na Vila Conceição pelo Adolfo Lutz foi negativo para Febre Amarela. O resultado do exame do segundo animal ainda não foi enviado pelo instituto paulista.

Assim, os dois casos em São João de Febre Amarela (um com morte), foram considerados como autóctones.

Nebulização

Os dois casos confirmados de Febre Amarela coloca a Saúde Municipal em alerta, e por isso a nebulização foi programada para os bairros próximos a residência dos dois pacientes confirmados de Febre Amarela.

A nebulização nesta quarta-feira (terceiro dia do trabalho) tem início às 18h00, e é recomendado aos moradores que abram portas e janelas das residências e protejam alimentos, filtros de água, gaiolas de pássaros e aquários. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios (asma e bronquite) devem permanecer em um cômodo fechado por aproximadamente 30 minutos.

Além do Jardim Teresa Cristina e Recanto do Lago, a nebulização abrangerá algumas ruas dos bairros Belvedere, Amoreiras e Riviera de São João.

LOCAIS

No Jardim Teresa Cristina a nebulização está sendo realizadas nas seguintes ruas: Argeu Fontão, José Osório, Rua Eugênio dos Reis,  Joaquim José Oliveira Sobrinho (parte dela), Luiz Theodoro, Arthur Ruga e Antonia Gambaroto Gonçalves.

No Jardim Bel Vedere nas ruas 1, 2, 3 e 4.

No Jardim das Amoreiras, ruas: Luciane Eloy Zanetti, Waldemar Rossi, Ênio Gonçalves Mayrenne, Noemi Ruth Soares Neves, João Bindez,  Antonio Dezena, Francisco Rezende, Rua 2, Rua 6, Theodoro Araújo,  Antônio Dezena da Silva, Mansueto Lombardi, José Osório dos Reis, Geraldo da Fonseca.

No Jardim Recanto do Lago, nas ruas: Adeonofre Mansi, Antonio Fernandes, Mario Victório Ramos, Domingos Buccini, Haig Moussessian, Josefina Sargaço de Abreu, José Carlos Campos, Rua 2, Anésio Valim (parte dela), Ana Dalva Peres, Alvise Antonio Bruscato, Nelma Ferreira Costa (parte dela) e na Avenida Durval Nicolau.