Sab12162017

Last update02:23:11 PM

SANTA_CASA_PROP_1.jpg

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Benção dos Namorados, Quermesse e Bolo de Santo Antônio

Benção dos Namorados, Quermesse e Bolo de Santo Antônio


“Quem descobre que a vida

É uma obra de bondade

Feita por Nosso Senhor,

Tem vontade de dizer

Como Antônio ensinava

Esta vida é dom de Deus.

É BOM AMAR”

Os versos são de autoria do Padre Pelaquim, sanjoanense e Missionário Redentorista, no Hino de Santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio está em festa desde o dia 1º de Junho, quando teve início a Trezena do Padroeiro. Todos os dias, centenas de fiéis peregrinam na Igreja Matriz, assistem a Santa Missa e recebem a Benção com a Relíquia do Santo que guarda um pequeno pedaço de osso do Santo.

Santo Antônio é um dos Santos mais conhecidos e venerados do mundo. Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres.

Santo Antonio ainda em vida fez muitos milagres. Era um pregador da Palavra de Deus. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados.

Homem nascido em família rica, teve uma formação privilegiada, culto. Deixou a vida da nobreza para se dedicar aos pobres e Evangelizar.

Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: “ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor.” Em seguida, faleceu.

Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. E longe dali, em Lisboa, onde Santo Antônio nasceu, os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Por isso ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem.

Devoção a Santo Antonio

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. A lingua de Santo Antônio até hoje está exposta na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua.

Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja.

Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal.

Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.

QUERMESSE

Desde ontem no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio acontece a quermesse, com leilão de prendas, rifas, serviço de bar, barracas com comidas típicas e música ao vivo.

A Quermesse de Santo Antônio prossegue neste sábado, dia 10 e também dias 11, 12, 13, e no fim de semana nos dias 16, 17 e 18 de junho.

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

Há mais de duas décadas os fiéis compram o pedaço de Bolo de Santo Antônio. O povo doa os ingredientes para a massa, recheio e cobertura. Voluntários e Missionários trabalham dias e dias para confeccionar as tábuas de bolo, cada uma com mais de dois metros de comprimento.

A meta deste ano são 25 tábuas do delicioso Bolo de Santo Antônio, que começa a ser vendido aos pedaços (renda para obras da Paróquia) neste final de semana.

DIA DOS NAMORADOS

Na segunda-feira, dia 12, como os fiéis cantam no Hino de Santo Antônio - ESTA VIDA É DOM DE DEUS. É BOM AMAR - uma celebração especial com a Benção dos Casais, Noivos, Namorados. E  também Terço Cantado, elevação do Mastro de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Nesta celebração presidida pelo Monsenhor Orlando Panacci, estarão co-celebrando os Padres Alexandre, Hadeleion e José Eduardo, todos da Comunidade Missionária Providência Santíssima.

A celebração é segunda-feira, dia 12, às 19h30.

Dia de Santo Antônio

Na terça-feira, Dia de Santo Antônio, várias celebrações acontecem durante o dia. Em todas elas com a distribuição do Pão da Caridade, Pão de Santo Antônio, Benção dos Lírios e Benção com a Relíquia de Santo Antônio.

Os horários das Missas: 6h30, 8h00, 12h00, 15h00 e 19h00.

Depois da celebração da noite será realizada a Procissão Luminosa de Santo Antônio.