Seg10152018

Last update11:14:58 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Circuito SESC de Artes acontece nestedomingo

Circuito SESC de Artes acontece nestedomingo

 

 

Nesta domingo, dia 15, a partir das 16h00 na praça Cel. Joaquim José, tem diversão gratuita para toda família. É o Circuito SESC de Artes, que chega a São João da Boa Vista com atrações para todos os gostos e idades.

Segundo o Departamento Municipal de Cultura, o objetivo é divulgar e promover diversas linguagens da arte de forma democrática e acessível.  

“A ideia é ocupar a praça. Há várias instalações durante os espetáculos”, explica o representante do Circuito SESC, João Pedro Caires. “Serão cinco horas de programação ininterrupta. Em qualquer momento, quem chegar na praça vaiteruma apresentação para assistir, para participar”.

O Circuito SESC visa a aproximar o artista do público, característica reforçada pelo slogan deste ano: “Arte na rua para todos!”

“Os artistas querem o contato com o público”, ressalta Caires. “A curadoria é feita de maneira em que a interação seja o primordial”. Serão espetáculos de circo, mágica, teatro português, música, contação de histórias, máquinas de desenhar, artes visuais, literatura e exibição dos curtas da Pixar – inclusive, alguns inéditos.

ATRAÇÕES

PROGRAMAÇÃO

Uma das novidades em São João será a apresentação da Companhia Radar 360º, com o espetáculo circense “Histórias Suspensas”. O grupo português participa do evento com três narradores que emprestam o corpo e a voz para contar histórias de forma interativa. 

A programação destaca ainda o show “Ilhado” da Companhia Lamala, produzido pelo artista Carlos Cosmai. Com um enredo abordando a situação de um morador de rua que revela suas habilidades circenses com equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia, a finalidade é promover uma reflexão sobre a visibilidade de pessoas que vivem na rua.

Outra atração que promete encantar o público é o “Ilusionismo Close-Up”, com o artista Caio Ferreira. Agilidade e talento mágico são marcas do espetáculo proposto para grupos pequenos de espectadores, com elementos do cotidiano, como cartas, dinheiro, entre outros itens.

Na parte musical o público vai assistir o show “Quatro Cantos”. No palco, os violeiros, compositores e cantores Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira vão mostrar a música do interior do Brasil com um repertório que inclui música caipira, sertaneja e folclórica.

As “Máquinas de Desenhar”, do Estúdio Hacker, também vão estar na praça central de São João da Boa Vista. A atração vai oferecer ao público a chance de utilizar máquinas analógicas e digitais para elaboração de desenhos. Com uma lousa paramétrica, é possível criar objetos geométricos em duas dimensões e, depois, exibi-los em tempo real numa tela. 

“Personagens Fantásticos nunca Inventados” é o nome da atividade elaborada pela dupla Alberto Duvivier Tembo e Patrícia Marchesoni Quilici. A apresentação desafia o participante a se transformar em um personagem inédito - um herói ou heroína, vilão ou vilã – monstro ou qualquer outra figura. A ideia utilizar máscaras, capas, chapéus e objetos produzidos na hora. 

Entre as atrações está a “Palavra+ Imagem”, da Companhia Circo de Trapo, que reúne um acervo variado de livros ilustrados e mediadores, que convidam o público para leituras individuais ou compartilhadas. 

A programação ainda reserva a exibição de “Curtas de Animação da Pixar”, uma seleção de curtas-metragens de animação, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures. 

Em São João, o Circuito ainda apresenta o “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”, programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. O projeto cenográfico é de William Zarella.