Ter10232018

Last update05:46:29 PM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Estação das Artes – novo Anfiteatro já tem poltronas instaladas

Estação das Artes – novo Anfiteatro já tem poltronas instaladas

Em fase de acabamento, local será utilizado para apresentações na 41ª Semana Guiomar Novaes

Quem passa pelo Largo da Estação não avalia a grande transformação que há algum tempo acontece no interior da centenária Estação Ferroviária da Mogiana. A estrutura interna foi totalmente reformulada para se transformar na Estação das Artes, um local de eventos culturais gratuitos para receber o público sanjoanense e da região. E toda esta transformação está sendo possível graças a uma das iniciativas do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho que no decorrer de seu primeiro mandato criou um grupo de estudos para fazer projetos que poderiam ser executados com verbas públicas a fundo perdido – aquelas que são direcionadas para obras e que não vão onerar as finanças do município. Um projeto contemplado ganha os recursos para executar a obra.

Vários projetos foram apresentados por este grupo criado pelo Prefeito Vanderlei, e três deles foram contemplados: a Estação das Artes no Largo da Estação, o Centro de Cultural Professor Osmar Garcia (nos barracões da antiga CEAGESP) e o Projeto São João Mais Verde.

Os três projetos estão sendo executados com recursos repassados pelo FID - Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.

ANFITEATRO

Assim quem apenas passa pelo Largo da Estação, a pé, de carro, de moto, bicicleta e não entra no local, apenas vê a fachada da velha Estação Ferroviária. Mas com as obras executadas no local, a velha Estação Ferroviária está se transformando definitivamente na Estação das Artes.

Lá dentro foi construído um anfiteatro, uma estrutura de 500m² que  inclui palco com dimensões de 70 m², camarins, banheiros e corredores adequados. O espaço cultural atende a todas as normas de acessibilidade e segurança, bem como determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

E nesta semana 165 novas poltronas foram instaladas no anfiteatro da Estação das Artes. O Departamento Municipal de Cultura inclusive já anunciou que o primeiro evento para a nova Estação das Artes serão espetáculos que vão integrar a 41ª Semana Guiomar Novaes, programada para ocorrer entre 22 e 30 de setembro.

Além do anfiteatro, a administração municipal providenciou salas para oficinas, ensaios de grupos e aulas de música, Departamentos de Cultura e Turismo, Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme e Academia de Letras.