Seg12102018

Last update09:50:03 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia UNIFAE realiza Vestibular de Medicina no próximo domingo

UNIFAE realiza Vestibular de Medicina no próximo domingo

Estudantes de todo Brasil estarão em São João da Boa Vista, neste domingo (14), disputando 60 vagas para o Vestibular de Medicina da UNIFAE. Realizado pela VUNESP, instituição com mais de 35 anos de experiência e credibilidade,o processo seletivo terá início às 14h00.

Atualmente, o curso de Medicina da UNIFAE conta com 300 graduandos e este é o sexto vestibular que realiza. Em 2019, cerca de 360 estudantes estarão imersos no projeto pedagógico baseado no conceito de Metodologia Ativa, que privilegia a formação humanizada, de excelência e orientada às necessidades de saúde da sociedade.

Com um corpo docente formado por especialistas, sendo 70% médicos, e a prática em modernos laboratórios equipados com robôs de simulação básica e avançada, o curso de Medicina da UNIFAE surpreende pela credibilidade que conquistou em tão pouco tempo. “Não imaginávamos nos tornar, em pouco mais de quatro anos, uma referência tanto para os candidatos que buscam nosso vestibular quanto para reitores, profissionais e médicos que vêm conhecer o trabalho que estamos fazendo.”, comemora o Prof. Dr. Mário Rocha, coordenador do curso. “Muitos dos nossos alunos já estão praticando em diversas frentes de saúde pública, o que é fundamental para o crescimento como profissional e ser humano.”

METODOLOGIA ATIVA

Como parte desta proposta metodológica, os estudantes realizam diversas atividades práticas, entre elas o Internato. “Trata-se de um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, sempre com a supervisão e acompanhamento de uma equipe de médicos preceptores. Além da Santa Casa Dona Carolina Malheiros, de São João da Boa Vista, os alunos do 9º. semestre também atuam na Unidade Básica de Saúde do Jardim das Azaleias, na Maternidade de Campinas, e no Hospital Sepaco, em São Paulo”, explica o Dr. Rocha. 

Os graduandos estão vivendo a nova fase com bastante entusiasmo: “É muito importante estar em contato com a população e colocar em prática todo conhecimento que obtivemos durante esses anos. Conversamos muito com os professores e estamos trabalhando duro para nos tornar profissionais competentes não só na habilidade diagnóstica, mas também no acolhimento ao paciente”, disse Lorena Araújo Marçal, sobre o início da atuação no Internato.

TRABALHO COMUNITÁRIO

O envolvimento com a população, entretanto, não acontece somente no estágio, pois durante todo o curso os estudantes desenvolvem ações sociais que, inclusive, chamaram a atenção do Poder Legislativo de São João da Boa Vista. As campanhas preventivas e de orientação, bem como os atendimentos realizados no Ambulatório Municipal, Postos de Saúde e Enfermarias, fizeram com que as Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia e Cirurgia Geral fossem homenageadas com a medalha de Mérito Cívico “24 de Junho”. A entrega da honraria, concedida pela relevância dos serviços de saúde prestados ao município, ocorreu em solenidade no Plenário e encheu os estudantes de orgulho: “É o reconhecimento que coroa de êxito tudo aquilo que realizamos com muita motivação e envolvimento”, disse Jean Marcelo Stripolli Doffini, em nome dos demais estudantes.

A PROVA

O processo seletivo será realizado em fase única, com a aplicação de 2 (duas) provas (I e II), contendo, respectivamente, questões dissertativas e objetivas, além de uma prova de Redação em Língua Portuguesa. Os conteúdos, conforme diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, têm em vista avaliar os conhecimentos e as habilidades do candidato, bem como a capacidade de raciocínio, pensamento crítico, compreensão, análise e síntese.

O tempo mínimo de permanência na sala de prova será de 3 (três) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos, contados após o início da mesma. Os três últimos candidatos em cada sala somente serão liberados após todos haverem concluído a prova ou quando a mesma for encerrada por esgotamento de prazo.

RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 1º de novembro de 2018, a partir das 15h, nos sites www.fae.br e www.vunesp.com.br. Serão convocados para matrículas em primeira chamada os 60 candidatos classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas.

As matrículas de primeira chamada ocorrerão de 5 a 7 de novembro de 2018, das 9h às 16h, exclusivamente no Centro Universitário da UNIFAE.