Dom11182018

Last update09:34:36 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Banda Dona Gabriela completa 80 anos com show especial

Banda Dona Gabriela completa 80 anos com show especial

A Corporação Musical Dona Gabriela (Banda Dona Gabriela) realiza na noite dequarta-feira,24 de outubro, às 20h00, uma apresentação especial no Teatro da Estação das Artes, em São João da Boa Vista, para comemorar os 80 anos de atividades. O show tem entrada gratuita.

Para as festividades que marcam as oito décadas de fundação, o repertório é voltado à Música Popular Brasileira (MPB), incluindo bossa nova, chorinho, samba e bolero. Arranjos sofisticados de jazz também estão programados para a noite comemorativa.

Segundo o guitarrista Bruno Santana, membro há 10 anos e atual presidente da Banda, além de obras instrumentais, canções marcantes como “Todo Azul do Mar” e “Dois Pra Lá e Dois Pra Cá” serão interpretadas por cantoras sanjoanenses. 

 O organizador afirma que as demais obras são surpresas, o que seria uma maneira de estimular o público a comparecer à Estação das Artes para prestigiar o show que promete ser de altíssima qualidade. Homenagens a antigos músicos, que tiveram atuação na Banda, e familiares serão realizadas.

Fundada em 1938, a Banda se mantém na ativa de forma ininterrupta. Quem passa pela Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline), nas noites de domingo(19h30 às 22h), tem a oportunidade de assistir à exibição do rico repertório. Atualmente, o time reúne 17 músicos distribuídos em instrumentos de sopro, cordas e percussão. A regência é do maestro e pianista Márcio Pereira.

Instituição particular (associação), a Banda Dona Gabriela presta serviços para a Prefeitura de São João. É notável a sua participação em desfiles de aniversário da cidade, Dia da Pátria, programação deNatal, abertura de Eapic, exibições no Theatro Municipal, entre outras comemorações.

Origem da Banda

Influente personalidade na vida pública e política de São João e muito ligada a artes e cultura, Gabriella Oliveira Costa, popularmente conhecida como Dona Beloca, foi a grande responsável pela criação da Banda Dona Gabriela.

De acordo com informações publicadas no site Mulheres de São João, da pesquisadora Neusa Meneses, a ideia surgiu na fazenda Lage, propriedade onde nasceu a fundadora. Tempos depois, em 1982, Beloca destinou em forma de escritura pública a doação dos direitos autorais e instrumentos musicais para a Prefeitura.

Em 2005, com a elaboração de um novo formato de diretoria, incluindo moderno estatuto, a Banda passou a se chamar Corporação Musical Dona Gabriela de Oliveira Costa, em homenagem à fundadora. Em junho de 2010, foi declarada de utilidade pública.

Músicos como Mário Pereira (desde o início), Milton dos Santos, Hellier Mazzi e família, Waldemar Bonci e Maestro Mourão estão galeria de componentes que passaram pela Banda.