Seg01212019

Last update03:48:06 PM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia São João é nota 7,51 na pesquisa Escala Brasil Transparente

São João é nota 7,51 na pesquisa Escala Brasil Transparente

A iniciativa da CGU verifica o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação

De julho a novembro de 2018, o Ministério da Transparência (Controladoria-Geral da União – CGU) realizou a pesquisa Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°. São João da Boa Vista está em 236º lugar no ranking dos municípios paulistas entre 50 e 100 mil habitantes e obteve nota 7,51, numa escala que vai de zero a dez.

A iniciativa da CGU busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

“Nossa nota está acima da média 6,50 obtida pela maioria dos municípios, o que aumenta a responsabilidade da Prefeitura no aperfeiçoamento de mecanismos de transparência pública. Só não alcançamos uma nota maior, porque ainda precisamos corrigir alguns procedimentos. E eles serão corrigidos”, afirmou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.

Escala Brasil Transparente

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela Controladoria Geral da União (CGU). Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras”

Acesse a pesquisa: http://transparencia.gov.br/brasiltransparente…

Veja a avaliação de São João da Boa Vista: http://transparencia.gov.br/pdf/3549102.pdf